O livro “Utopia”, do escritor Thomas More, defende que a existência de um lugar sem injustiças sociais é a plena realização de uma sociedade. Entretanto, ao analisar a educação indígena no Brasil, constata-se que a realidade de More está longe de ser realizada, haja vista que a população indígena enfrenta injustiças no que tange à educação de qualidade. Tal problema ocorre por causa da ignorância da sociedade e a falta de oportunidade dada a esses povos no âmbito educacional.
Primeiramente, desde o período colonial, os indígenas eram considerados inferiores intelectualmente pelos europeus, sendo apenas educados para a religião e não a outras artes que promovem o desenvolvimento científico. Hodiernamente, mesmo tendo garantido direitos constitucionais, a persistência de problemas na educação indígena comprova que a esse não é dado a devida atenção. Sob essa ótica, o conceito de “Cegueira Moral”, do sociólogo Zygmunt Bauman, afirma que a indiferença ao próximo, nessa sociedade moderna, é habitual. Da mesma forma, a educação indígena é, infelizmente, ignorada pela nação.
Ressalta-se, ademais, a falta de oportunidade como um dos desafios para a educação indígena no país. Nesse sentido, o conceito desenvolvido pelo linguista Jason Lima, “Amensalismo Social”, caracteriza-se quando uma sociedade impede o desenvolvimento de outra. Da mesma forma, o descaso causado pelo governo por meio da falta de docentes em aldeias e escolas despreparadas impedem a formação adequada dos indígenas. Consequentemente, causam um déficit na entrada em universidades, visto que, de acordo com o Ministério da Educação, a população indígena ainda é muito inferior nessas instituições em comparação à população branca.
Portanto, levando em consideração os desafios para a educação dos indígenas, é necessário que esse problema seja solucionado. Sendo assim, o Ministério da Educação, em parceria com estados e municípios, para que seja proporcionada uma educação adequada aos indígenas, deve promover melhorias em escolas de aldeias indígenas. Isso será feito por meio de diretrizes governamentais, e impactará positivamente na vida dessas minorias com maiores oportunidades de vida. Além disso, uma medida conscientizadora com palestras organizadas por ONG’s, em parceria com a FUNAI, deverão ser feitas para extinguir a ignorância social. Assim, a realidade apresentada por More estará mais próxima de ser concretizada.
Obs.: Peço que corrijam a redação apontando erros percebidos ao longo da leitura (principalmente relacionados à argumentação, coerência e erros de escrita) para que eu possa melhorar. Abraços.
MaluSilwa
Boa tarde! Eu li a sua redação e aqui está a minha avaliação:
Gostei bastante da sua introdução, a sua citação enriquece muito o seu texto, suas teses foram direto ao ponto, com objetivo e clareza.
O seu primeiro desenvolvimento achei que faltou a especificação dos problemas que você havia citado anteriormente, teve um pequeno erro do uso do ”esse”, onde não havia concordância e nem apresentava a clareza do que você está se referindo, já que na redação é importante que esteja tudo muito bem entendido.
Na minha opinião tanto o seu segundo desenvolvimento e a conclusão estão boas.
Cintia020
li varias vezes o seu segundo paragrafo, e percebi que você tem um vocabulário muito vasto, na ultima linha você usou “nação” e isso é um ponto positivo tendo em vista que muitas outras pessoas optam por usar “sociedade”, sua conclusão ficou bastante detalhada explicando o meio/modo, a sua alusão histórica se encaixou muito bem no seu texto enfatizando o seu conhecimento sobre historia.
deboranamitala
Olá,
Ao ler sua redação é notório que você sabe extamente a estrutura de um texto dissertativo argumentativo.
Sobre sua introdução, achei muito boa ao começar com uma citação, agrega muito ao texto. Suas teses foram muito bem claras e específicas.
Seu primeiro desenvolvimento está ok, bons argumentos, coesão e mostrou seu ponto de vista. Somente trocaria o termo “esse” dessa frase: na educação indígena comprova que a “esse” não é dado a devida atenção. Esse o que? claro que dá pra entender que é os índios, mas por se tratar de uma redação tem que ser tudo muito específico, então poderia colocar : que a esse povo ou que aos povos indígenos….
Tirando isso, o resto está ok.
Sobre seu segundo desenvolvimento ao meu ponto de vista está ok.
Sua conclusão está conforme o que se pede ( QUEM, O QUE, COMO E PARA QUE). Quando vi a palavra concientizadora logo pensei que poderia ter sido uma “falha” já que não é muito aconselhável usar esse terma na redação. Mas ao ler percebi que usou da maneira correta e especificou o modo de como concientizar, assim, ficou bem colocado.
De modo geral sua redação está muitooo boa. Sem dúvidas ficaria acima de 900 no Enem. Talvez perderia por ter repetido um conectivo, mas tirando isso está exelente.
Jffgg
Oi espero ajuda.
Introdução: OK
D1: “problemas na educação indígena comprova que a (esse)” erro de concordância o certo seria “esses” ja que vc esta se referindo aos índio(s) no plural. Também vc falou de problemas nesse parágrafo, mas não citou nem um vc falou existem problemas não específicou quais (pelo menos um que se refere a educação).
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D2: “Da mesma forma” repetição de conctivo, vc perderia ponto na competência 4 do enem. “meio da falta de docentes em aldeias e escolas (despreparadas)” essa palavra não era para ta aí ja que não contribuíu com a frase.
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Conclusão: “para que seja proporcionada uma educação adequada aos indígenas,” eu tiria essa frase. Por que sua proposta tem agente MODO/MEIO, mas tem detalhamento e vc consiguiria detalhar mesmo um pouco tirando essa frase.