Desafios para a doação de órgãos no Brasil

  • 1

Ao analisar o tema os desafios para a doação de órgãos no Brasil. Percebe-se que há muito tempo é visto como um problema, e certamente ainda enfrenta barreiras a serem quebradas. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a vida. Isso acontece não só pelo tabu social, mas também aos mitos que envolvem o assunto.

Diante disso, é preciso analisar quais são os aspectos, e um deles é o tabu. A sociedade brasileira ainda possui uma mentalidade extremamente fechada sobre o assunto, mesmo quando o familiar demostrar vontade de ser um doador. Além disso segundo dados da associação brasileira de transplantes de órgãos (ABTO) 47% das famílias se recusam a doar órgãos de parentes com morte cerebral.

Da mesma forma, os mitos que envolvem o conteúdo, reforçam ideias erradas que muitas pessoas possuem sobre a doação. Ademais a falta de debates nas casas ou nos colégios acaba expondo, e reforçando que a população brasileira ainda tenha convicções erradas a respeito.

Portanto, nota-se que os desafios da doação existem devido os argumentos citados acima. Cabe ao Ministério da Saúde criar propagandas que incentivem a população a debater, e criar empatia sobre o tema. Em conjunto o Governo Federal deve criar palestras, e o Ministério da Educação produzir debates nas escolas. Dessa forma tais medidas seriam eficientes para combater o problema.

 

CORRIGIR VISANDO O ENEM.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá Cristina! Estou aprendendo redação assim como você, então não tenho segurança para dar nota pelas competências, mas vou deixar aqui minhas observações gerais.
    Possui alguns erros de convenção da escrita e pontuação, mas nada muito grave.
    A estrutura está excelente.
    A Introdução e a Conclusão ficam com todo o destaque. Foram muito bem desenvolvidas.
    O único problema está no desenvolvimento de argumentos, você não conseguiu explicar as teses que você citou na introdução. Você fez afirmações e apesar de ter colocado um repertório (Desen. 1), não foi muito produtivo, e não explicou porque a sociedade brasileira tem uma mente fechada acerca da doação de órgãos.
    Gostei muito da sua redação! Daria nota: 880

    • 1
  2. C1-80 ( Desvio de recursos de pontuação)
    C2-120 ( Saber aplicar áreas do conhecimento,para a compreensão do desenvolvimento)
    C3-120 (Repertório pouco produtivo,organizar e interpretar informações contida no texto)
    C4-160 – (Poucas utilização dos recursos coesivos)
    C5-160 ( Organizar mais os fatores e saber aplicar)
    ————–
    640

    • 1
  3. Olá Cristina!Tudo bem? espero que sim.
    Estou enviando esta carta eletrônica para dar minha opinião quanto a sua redação já que assim como você eu também não tenho muita experiencia para fazer uma correção.A minha observação é o uso errado da pontuação e da vírgula em dois parágrafos.
    1″Ao analisar o tema os desafios para a doação de órgãos no Brasil. Percebe-se […]” eu não usaria o ponto e sim a vírgula.
    2 “Diante disso, é preciso analisar quais são os aspectos, e um deles é o tabu.” talvez eu não usaria a vírgula em “quais são os aspectos,e um deles é o tabu.”
    Por isso a minha nota é 950 !

    • 0
  4. O primeiro ponto na introdução na verdade deveria ser uma vírgula
    O d2 não possui repertório
    o d1 tem um repertorio pouco produtivo
    A conclusão não atende o POR MEIO/MODO
    O texto ficou meio vago em alguns aspectos porem vamos la
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    2.Compreender o tema, não fugir do que é proposto e saber aplicar áreas do conhecimento,para a compreensão do desenvolvimento, : 120
    3.Repertório pouco produtivo,organizar e interpretar informações contida no texto: 80
    4.Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    5.Proposta de intervenção: 120
    NOTA GERAL: 560

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.