Desafios para a democratização da arte urbana

  • 0

O Mito da Caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática quanto à questão da democratização da arte urbana, tendo como causas o legado histórico, bem como a insuficiência de leis.
Primeiramente, o legado histórico é o grande responsável pela complexidade do problema. Nessa perspectiva, de acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos histórios. Por essa ótica, a arte urbana, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas do passado brasileiro, uma vez que grande parte da população brasileira tem um pré- conceito relacionado à essa arte, já que associam a vandalismo ou uma poluição visual.
Segundamente, outro ponto relevante nessa temática é a insuficiência legislativa. Sob esse viés, conforme o filósofo John Locke, ” as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que seja planejada para melhorar a vida das pessoas. Entretanto, contrariando o filósofo, por mais que exista a Lei do Grafite, esta não tem sido suficiente, visto que muitos grafiteiros ainda possuem dificuldades em expor sua arte nas ruas. Assim, para que um problema como este seja resolvido, faz-se necessário uma mudança na legislação para haja a democratização da arte urbana.
Em síntese, medidas são necessárias para garantir a resolução do impasse. Por isso, é preciso que o governo, em parceria com o PNLD (Programa Nacional do Livro didático), realize atualizações nos livros das escolas, principalmente os livros de história, por meio de sugestão de projetos que tragam mais conhecimento sobre a arte urbana e que discutam o legado histórico, a fim de democratizar a arte urbana. Tal ação irá garantir conhecimento sobre o grafite e a pichação desde cedo, entendendo que é uma arte e que merece ser respeitada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi tudo bem Nay ? bom Eu nao sou nenhum profissional na área, ao menos não ainda rsrs estou no 1 ano do ensino médio mas procuro me me aperfeiçoar ainda mas, tenho muito que aprender.
    Sua redação na minha visão está perfeita ela vai ajudar a estudar sobre como fazer uma boa redação no futuro! Obrigado

    • 0
  2. Olá Nayeli Lopes, logo em seguida está a sua redação com comentários, entre parenteses, do que eu achei que você poderia melhorar no seu texto e sugestões. Abaixo da sua redação está a sua nota. Bons estudos e espero ter ajudado.
    O Mito da Caverna, de Platão, (sugestão: Inicialmente, o filósofo Platão, no mito da caverna,) descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão,(você também poderia ter colocado DE MANEIRA ANÁLOGA) a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática quanto à questão da democratização da arte urbana, tendo como causas o legado histórico, bem como a insuficiência de leis.
    Primeiramente, o legado histórico é o grande responsável pela complexidade do problema. Nessa perspectiva, de acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos histórios (históricos, falto o C). Por essa ótica, a arte urbana, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas do passado brasileiro, uma vez que grande parte da população brasileira tem um pré-conceito relacionado à essa arte, já que associam a (ao) vandalismo ou (a) uma poluição visual.
    Segundamente, (evite usar o SEGUNDAMENTE, mesmo que seja um complemento do conectivo utilizado do primeiro desenvolvimento, isso pode deixar o seu texto pobre, dando a ideia de que você desconhece outros conectivos. Sugestão: Além disso, Ademais, Outrossim, …) outro ponto relevante nessa temática é a insuficiência legislativa. Sob esse viés, conforme o filósofo John Locke,(usa-se dois pontos nesse caso e não vírgula) “ as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja,( Sendo assim) ao ser criada uma lei, é preciso que (a mesma) seja planejada para melhorar a vida das pessoas. Entretanto, contrariando o filósofo, por mais que exista a Lei do Grafite, esta não tem sido suficiente, visto que muitos grafiteiros ainda possuem dificuldades em expor sua arte nas ruas. Assim, para que um problema como este seja resolvido, faz-se necessário uma mudança na legislação para (que) haja a democratização da arte urbana.
    Em síntese, medidas são necessárias para garantir a resolução do impasse. Por isso, é preciso que o governo (Governo, SEMPRE com G, em maiúsculo), em parceria com o PNLD (Programa Nacional do Livro didático), realize atualizações nos livros das escolas, principalmente os livros de história, por meio de sugestão de projetos que tragam mais conhecimento sobre a arte urbana e que discutam o legado histórico, a fim de democratizar a arte urbana. Tal ação irá garantir conhecimento sobre o grafite e a pichação desde cedo, entendendo que é uma arte e que merece ser respeitada.
    NOTAS:
    C1: 180
    C2:200
    C3:200
    C4:160
    C5:120, porque você fez somente uma proposta de intervenção. Sempre faça duas propostas completas, ou seja, com AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE e DETALHAMENTO.
    OBS: em relação as problemáticas desenvolvidas no seu texto, você solucionou somente a abordada no 1º desenvolvimento, a problemática do 2º desenvolvimento ficou sem solução na sua proposta.
    TOTAL: 860, continue praticando e logo chegará nos 1000!

    • 0
  3. Olá, nayeli.
    Sua redação está no nível de uma redação 900. A estrutura e o desenvolvimento dos argumento está incrível. Você escreve muito bem. O único ponto que acho que você deve melhorar é na finalidade da intervenção. O corretor pode tirar postos da sua redação por considerar a finalidade “a fim de democratizar a arte urbana” fraca, visto que você só repetiu uma parte do tema.
    Houve alguns erros ortográficos, acredito que tenha sido de digitação.
    Gostei bastante da sua redação, parabéns. Você está perto do 1000.
    Espero ter ajudado.

    • 0
  4. Olá, nayeli.
    Sua redação está no nível de uma redação 900. A estrutura e o desenvolvimento dos argumento está incrível. Você escreve muito bem. O único ponto que acho que você deve melhorar é na finalidade da intervenção. O corretor pode tirar postos da sua redação por considerar a finalidade “a fim de democratizar a arte urbana” fraca, visto que você só repetiu uma parte do tema.
    Houve alguns erros ortográficos, acredito que tenha sido de digitação.
    Gostei bastante da sua redação, parabéns. Você está perto do 1000.
    Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.