DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DE CRIANÇAS NO BRASIL -CORRIJO DE VOLTA

  • 2

O livro “Poliana”, da americana Eleanor Porter, narra a história de uma garota que, ao ficar órfã , vai morar com sua tia. Contudo, a realidade da maioria das crianças abandonadas no Brasil hodierno diverge totalmente da vida de Poliana, visto que crescem sozinhas em orfanatos, sem o carinho e a atenção familiar- tão necessários nessa fase da vida-diante das inúmeras dificuldades para a concretização da adoção.Essa terrível situação ocorre tanto pela burocracia, que atrasa os processos, quanto pela exigência dos pais por um determinado perfil de filhos, que se afasta da maioria das crianças.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) , toda criança tem direito ao convívio familiar.Porém, essa garantia é vilipendiada já que o processo de adoção , que possibilitaria ao infante um lar com amor e atenção ,é muito moroso e burocrático, demorando anos para se concretizar, o que afeta psicologicamente pais e filhos, que criam um vínculo afetivo.Assim, o Estado prejudica e atrasa um processo simples, que poderia se concretizar em poucos dias, encaixando-se no conceito de Instituição Zumbi de Bauman, no qual uma instituição mantém sua forma, mas deixa de cumprir suas funções .
Ademais, o filósofo Pierre Bourdieu define como habitus as percepções sociais absorvidas pelo indivíduo.Nesse sentido, muitos candidatos à adoção absorvem da mídia um ideal de criança muito raro, e se não o encontram preferem não adotar. Desse modo, crianças maiores, negras ou deficientes, que não se enquadram no padrão imposto pela sociedade e pelos “pais” são excluídas, e muitas vezes passam a infância inteira em um orfanato por causa da ignorância e falta de empatia de indivíduos preconceituosos e incapacitados de criar e transmitir valores a um filho.
Destarte, é necessário que o Estado torne o processo de adoção menos demorado, por meio do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) , que deve colocar mais juízes para a análise das famílias , e passar de forma eficaz a guarda da criança aos candidatos de interesse, a fim de facilitar os processos adotivos e garantir ao máximo de crianças um lar amoroso e responsável .Cabe ainda a essa instituição de poder mostrar, por meio de campanhas publicitárias que todas as crianças que vivem em orfanatos necessitam de pais que a amem , a fim de que mais crianças órfãs tenha, o destino de Poliana.

Compartilhar

6 Correções

  1. Boa tarde!
    Gostei do seu texto;
    Desenvolveu bem o que se propôs na introdução;
    usou bem os conectivos textuais;
    teve uma boa progressão textual;
    acho que seu texto está muito proximo ao ideal;
    Na minha opinião a sua introdução poderia estar um pouco mais enxuta, acho que ficou muito extensa.
    também observei que tem um bom vocabulário.
    Parabéns pelo texto.

    • 1
  2. Parabéns pelo a sua escrita.
    Muito bem elaborado; impos a sua tese; bem crítica e com um extenso e bom vocabulário.
    Ademais, gostaria de abordar que apesar do ótimo empenho na produção do seu texto, acredito que haja uns errinhos comuns, como a grámatica.
    Adorei o repertório literário.
    Continue assim :D
    Boa sorte.

    • 0
  3. Oii,como vai? Bom,eu vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.

    .Excesso de vírgula ao longo do texto.
    .A introdução está interessante e clara. Porém,ela está muito grande,pode comprometer o desenvolvimento da argumentação de alguma forma.
    .Sempre que digitar a redação por aqui tenta dar espaço entre um parágrafo e outro,fica melhor para entender e corrigir.
    .Evite repetir palavras.
    .Os argumentos estão consistentes.
    .A proposta de intervenção está completa.
    .O texto está bem estruturado.
    .No segundo parágrafo você citou um estudo feito pelo filósofo Zygmunt Bauman,tenta colocar aspas para dar mais ênfase ao que você citou.A mesma coisa no terceiro parágrafo quando você citou a percepção do Pierre Bourdieu .

    Parabéns pela escolha do tema,é uma pauta importante que infelizmente não apresenta e não tem a devida relevância no contexto atual.Você está no caminho certo,continue praticando,logo você irá colher tudo o que plantou!😊

    • 0
  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 150 por conta da ORGANIZAÇÃO
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200
    5. Conclusão = 200

    Parabéns, vc tem tudo para tirar nota 1000 !!!

    • 0
  5. Competência 1: 200 ótimo domínio da norma culta;
    Competência 2: 200 ótima compreensão da proposta de redação;
    Competência 3: 160 boa organização de argumentos para defender seu ponto de vista;
    Competência 4: 200 ótimo conhecimento dos mecanismos linguísticos;
    Competência 5: 200 ótima proposta de solução;
    Nota final: 960.

    • 0
  6. gostei muito da redação, é um estilo que eu uso bastante e acredito ser bem completo, adorei a referência à Pollyanna, os argumentos foram muito bem desenvolvidos, a tese ficou perfeita, apresentou seu ponto de vista e o que seria desenvolvido ao longo do texto. A conclusão também está ótima, mostra uma proposta de intervenção simples e conclusiva. Sem contar o domínio da norma culta, enfim, para mim o texto está praticamente perfeito já que foi desse modo que aprendi, mas seria interessante vc procurar pessoas que usam outros métodos, beijo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.