Desafios no processo de alfabetização no Brasil

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A obra “Utopia”, de Thomas More, é padronizada por uma sociedade perfeita, longe de conflitos e problemas. Porém, na contemporaneidade esse mundo perfeito está longe de acontecer, visto que existe desafios no processo de alfabetização no Brasil. De fato, a desigualdade social e a negligência governamental são fatores para a continuidade da problemática. Dessa forma, urgem medidas para reverter esse quadro, e assim chegar na utopia de Thomas.

Sob essa ótica, é notório como a desigualdade social influencia na persistencia da entrave. Diante disso, o filme “Capitães de Areia” apresenta jovens que são órfãos e que não são alfabetizados, pois, não possuem condições financeiras para frequentarem uma escola, o que condiz com a realidade de muitos jovens que se encontram na mesma situação. Logo, nota-se como a diferença social favorece para os desafios no processo de letramento.

Além disso, a negligência governamental é outro fator que contribui para a situação. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito a educação, no entanto, na prática isso não ocorre, em decorrência da falta de fiscalização e verbas nas escolas há instituições de ensino com excasez de professor, o que acaba por atrasar o aprendizado dos alunos. Assim, percebe-se como esse descuido governamental afeta no processo de aprendizagem.

Diante do exposto, é necessário tomar medidas para reverter tais circunstâncias. Portanto, cabe ao Governo Federal em conjunto com o MEC, que é responsável pela gestão e desenvolvimentos das políticas educacionais no país, promover fiscalizações e densenvolver projetos para a criação de escolinhas voluntárias, por intermédio de verbas destinadas aos municípios de irão ficar responsáveis por tal ação. Dessa maneira, diminuindo a taxa de pessoas que não possuem a educação devido a condições sociais ou escolas que faltam professores para ensinar. Assim sendo, contribuindo para a concretização da obra de Thomas More.

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4 Correções

  1. Segue a correção da sua redação com base nos critérios do Enem, incluindo sugestões para aprimorar cada competência.

    Texto Corrigido com Sugestões e Notas por Competência

    Desafios no processo de alfabetização no Brasil

    A obra Utopia, de Thomas More, descreve uma sociedade perfeita, livre de conflitos e problemas. No entanto, na contemporaneidade, esse mundo ideal está longe de se concretizar, especialmente devido aos desafios no processo de alfabetização no Brasil. De fato, a desigualdade social e a negligência governamental são fatores que perpetuam essa problemática. Dessa forma, são urgentes medidas para reverter esse quadro e aproximar a realidade brasileira da utopia de Thomas More.

    Sob essa ótica, é notório como a desigualdade social influencia a persistência desse entrave. No filme Capitães de Areia, vemos jovens órfãos que não são alfabetizados, pois não possuem condições financeiras para frequentar uma escola, o que condiz com a realidade de muitos jovens em situação semelhante. Logo, nota-se como a diferença social contribui para os desafios no processo de letramento.

    Além disso, a negligência governamental é outro fator que agrava essa situação. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à educação; contudo, na prática, isso nem sempre ocorre. A falta de fiscalização e de verbas destinadas às escolas resulta em instituições de ensino com escassez de professores, o que acaba por atrasar o aprendizado dos alunos. Assim, percebe-se como esse descuido governamental compromete o processo de aprendizagem.

    Diante do exposto, é necessário tomar medidas para reverter essas circunstâncias. Cabe ao Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão e desenvolvimento das políticas educacionais no país, promover fiscalizações e desenvolver projetos para a criação de escolinhas voluntárias, por meio de verbas destinadas aos municípios, que ficariam responsáveis por essa ação. Dessa maneira, seria possível reduzir a taxa de pessoas que não possuem acesso à educação devido a condições sociais adversas ou a falta de professores. Assim, avançaríamos rumo à concretização da utopia de Thomas More.

    Notas e Comentários com Base na Cartilha do Enem

    Competência 1 (Normas da Língua Portuguesa): Nota 160/200

    Comentário: Seu texto está bem escrito, mas há alguns deslizes gramaticais, como “visto que existe desafios” (corrigir para “existem desafios”), “persistencia” (corrigir para “persistência”) e “densenvolver” (corrigir para “desenvolver”). Ajustes de concordância, ortografia e pontuação melhorarão a leitura e a precisão do texto.

    Competência 2 (Compreensão da Proposta): Nota 180/200

    Comentário: A proposta foi bem interpretada, e o texto cumpre o tema proposto com clareza, apresentando causas relevantes para o problema da alfabetização. Para aumentar a pontuação, seria interessante explorar mais as consequências desses desafios na sociedade brasileira.

    Competência 3 (Seleção e Organização de Informações): Nota 160/200

    Comentário: As ideias estão bem organizadas, com uma boa estrutura argumentativa. No entanto, algumas frases podem ser melhor redigidas para evitar repetições e tornar o texto mais objetivo. Considere revisar as expressões para evitar redundâncias.

    Competência 4 (Argumentação): Nota 160/200

    Comentário: Os exemplos utilizados (como o filme Capitães de Areia) enriquecem a argumentação e dão credibilidade ao texto. Contudo, faltou aprofundar um pouco mais nos impactos desses desafios, o que ajudaria a contextualizar a urgência da intervenção sugerida.

    Competência 5 (Proposta de Intervenção): Nota 160/200

    Comentário: A proposta de intervenção é pertinente e relacionada ao tema. Contudo, para obter uma nota maior, ela poderia incluir detalhes mais específicos sobre como seriam implementadas as “escolinhas voluntárias” e como o MEC e os municípios iriam garantir a sustentabilidade desse projeto.

    Nota Final Estimada: 820/1000

    Essas sugestões visam aprimorar a coesão e a argumentação, com alguns ajustes que ajudarão a aumentar a nota em cada competência.

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  2. Bom dia, segue as observações e a nota da redação acima;

    NOTA: 920
    OBSERVAÇÃO: Texto muito bem escrito com repertórios válidos e demonstração de um vocabulário rico. Apesar disso, é necessário prestar atenção nos erros gramaticais (colados abaixo):

    “todo cidadão tem direito a educação, no entanto, na prática isso não ocorre, em decorrência da falta de fiscalização e verbas nas escolas há instituições de ensino com excasez de professor” (palavra escassez incorreta)

    “densenvolver projetos para a criação de escolinhas voluntárias, por intermédio de verbas destinadas aos municípios de irão ficar responsáveis por tal ação” ( imagino que no lugar do “de” era para ser um “que” )

    Também prestar atenção na distribuição dos parágrafos para os deixar o mais proporcionais possível, pois existem parágrafos pequenos demais em comparação ao restante.

    Gostaria de alertar que é necessário deixar as teses e o tema mais explícitos em sua introdução.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

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