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Desafios no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil

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Dados da ABRELPE mostra que 59,7%dos municípios destinam seus resíduos sólidos em locais impróprio. Nesse sentido,esses números demonstram piora,o problema no descarte adequado de resíduos continua presente,visto que ainda falta mais informação. Dessa forma,em razão do silenciamento e da lacuna educacional,emerge um problema complexo,que precisa ser revertido.
Primeiramente,é preciso salientar que a falta de debate é uma coisa latente do problema. Segundo Foucault,na sociedade pós-moderna,muitos discurso são silenciados para estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso,verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o descarte adequado de resíduos,o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão,tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano,outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant,o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica,se há um problema social,há como base uma lacuna educacional. No que tange ao descarte adequado de resíduos,verifica-se uma forte influência dessa causa,uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema,visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula.
Portanto,uma intervenção faz-se necessária. Para Isso,é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura,promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos, pode ocorrer no período do contraturno,contando com a presença de professores e pessoas especialistas no assunto. Além disso,esses eventos devem ser abertos a comunidade,a fim de mais pessoas compreendam a importância do descarte adequado de resíduos e se tornem cidadãos atuante na busca de resoluções. A partir dessas informações,poderá se consolidar um Brasil melhor.

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5 Correções

  1. Introdução um pouco desorganizada e erros de grafia, mas tese perceptível e conectivos presentes

    Não use palavras informais como “coisa” poderia dizer “aspecto”

    Poderia argumentar mais no D1, falar como acontece esse silenciamento, uma parte do repertório não foi produtiva, no repertório fala de estruturas de poder mas na sua argumentação vc não falou nada sobre, que estruturas são essas? poderia ter desenvolvido mais…

    A argumentação do D2 está boa, acredito que aqui vc deixa mais claro seu ponto de vista e debate ele bem, só poderia desenvolver mais o repertório

    Sua proposta tem todos os elementos, parabéns

    Tome cuidado com a repetição de palavras e o português

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  2. Acredito que o maior erro foi a falta de desenvolvimento no repertório e de grafia.
    Concordo com a nota 720, se atente mais a desenvolver sua opinião e em erros com o singular e o plural que estão muito presentes. Generalidade na conclusão também, entrou muito no senso comum. É normal todos esses erros e espero que logo você alcance sua nota desejada.

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  3. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 120.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    [760]

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  4. Introdução:
    — “em locais impróprio” o correto é “impróprios” isso pode afetar a competência 1;
    — Ótima introdução, conseguiu mostrar bem sua tese e antecipou seus argumentos.

    Desenvolvimento 1:
    — “muitos discurso” deveria ser “discursos”, isso pode afetar sua competência 1;
    — Desenvolva mais seu repertório, isso irá afetar sua competência 2;
    — Boa argumentação.
    — Faça retomada do seu repertório na sua argumentação, por isso sua competência 3 será afetada.

    Desenvolvimento 2:
    — Desenvolva mais seu repertório, isso irá afetar sua competência 2;
    — Boa argumentação;
    — Faça retomada do seu repertório na sua argumentação, por isso sua competência 3 será afetada.

    Conclusão:
    — Seu primeiro período da conclusão está muito curto e genérico, tente utilizar as palavras do tema nesse primeiro período da conclusão;
    — “escolas em parceria com a prefeitura” após “escolas” deve haver vírgula e prefeitura deveria estar no plural;
    — “Tais eventos, pode ocorrer” deveria ser “podem”;
    — Repetição de “eventos” duas vezes no mesmo parágrafo, isso afeta sua competência 4;
    — Parabéns! Sua proposta apresentou todos os elementos.

    C1= 120
    C2= 120
    C3= 120
    C4= 160
    C4= 200
    Total= 720, parabéns!

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  5. Ótima redação, apresentou de forma clara a proposta e a tese, acredito que consegue elevar o padrão vocabular, e melhorar os erros de grafia. Percebi alguns erros de estrutura na posição de virgulas e pontuações, mas acredito que o problema surgiu devido a digitação.
    Ótima apresentação da proposta de intervenção, responde todas questões necessárias e nem desenvolvida.
    Nos argumentos, é notável uma falta de ligação e desenvolvimento dos repertórios aos argumentos, porem ótimos repertórios.

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