Iniciante

Desafios no combate do tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

Na obra “Utopia”,do escritor inglês Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita,na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas.No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega,uma vez que o combate ao tráfico de pessoas no Brasil apresenta barreiras,nas quais dificultam a concretização dos planos de More.Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento governamental,quanto da má influência midiática.Diante disso,torna-se fundamental a discussão desse aspectos,a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente,é fulcral pontuar que os desafios no combate ao tráfico de pessoas deriva da baixa atuação nos setores gorvementais,no que concerne à criação em mecanismos que coíbam tais recorrências.Segundo o pensador Thomas Hobbes,o estado é responsável por garantir o bem-estar da população,entretanto,isso não ocorre no Brasil.Devido à falta de atuação das autoridades,o silenciamento sobre o tráfico de pessoas torna-se elevado,prejudicando uma grande parcela brasileira,uma vez que os perfis de vítimas que são mais procuradas,são mulheres,crianças e adolescentes com pouca escolaridade e moradoras de áreas carentes.Dessarte,faz-se mister a reformulação dessa postura.

Ademais,é imperativo ressaltar à má influência midiática como promotora do imbróglio.Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu,o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Nesse viés,pode-se observar que a mídia,em vez de promover debates que elevem o nível de conhecimento da população,influência na consolidação no tráfico de pessoas,tendo em vista que muitos usam como meio para fazer negócios com os usuários e obtê-los para tráfico.Tudo isso retarda a resolução do impasse.

Assim,medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessa problemática. Para isso,é preciso que especialistas no assunto,com o apoio de ONGs também especializadas,promovam campanhas direcionadas ao tráfico com pessoas para não serem vítimas,por meio de vídeos na web lúdicos,recreativos,elucidativos que abranja todo o tipo de faixa etária.Tais eventos devem ser programados em anúncios e em redes sociais.Outrossim,criar “hastgashs” sobre o tema,a fim das consequências serem expostas e comentadas por todos.Desse modo,atenuar-se-á,em médio e longo prazo,o impacto nocivo do combate ao tráfico de pessoas,e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Stéffany, tudo bem? Sua redação está de parabéns, tenho pouquíssima observações sendo elas sobre o uso da vírgula, principalmente na introdução onde houve um uso excessivo da mesma, e na conclusão onde foi substituída por um ponto final deixando um período curto e que poderia ter continuado ( tais eventos…). Quanto a grafia de algumas palavras ( que provavelmente foram apenas erros de digitação).
    Sua redação está ótima, principalmente começando com uma alusão, minha maior observação é sobre os sinais gráficos, fora isso está bem escrita e demonstra domínio do assunto, parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.