Este texto não é modelo ENEM, ou seja, é uma dissertação argumentativa com conclusão por síntese, voltado para o vestibular da UEL.
O ser humano se tornou cada vez mais dependente da tecnologia nos últimos anos, fato que introduziu vários riscos inéditos para o dia a dia da sociedade. O meio virtual está cheio de pontos cegos para a maioria da população que não o domina, resultando em um ambiente perfeito para atividades criminosas. É necessário considerar o efeito que o mundo cibernético acarreta sobre uma pessoa, e o aumento na dependência pela mesma ocasionada pelo advento da pandemia do novo coronavírus, para se pensar em um modo de evitar se tornar vítima de um cibercrime.
Devido a inanidade do equipamento intermediário entre o homem e o cibermundo, é muito fácil negligenciar os efeitos motivados sobre um indivíduo ao navegar pela internet. Porém, a influência que as informações circuladas nas redes sociais possuem sobre um sujeito é imensa, como retratado no documentário da Netflix, “O Dilema das Redes”, que retrata como o cibermundo pode tomar controle de uma pessoa, de maneira calculada através de algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido ao usuário. A vulnerabilidade da mente humana em um ambiente cibernético o torna mais propício a ser vítima de crimes como fraude e estelionato, fato que foi agravado advento da pandemia.
Com a maioria dos serviços fechados ou com lotação reduzida, o uso da internet para educação, alimentação, e sobretudo para consumo aumentou drasticamente, assim como os casos de denúncias de cibercrime. Devido ao distanciamento social, a maioria das atividades comerciais passaram a ser feitas de maneira virtual com o uso de cartão de crédito, tornando o consumidor mais vulnerável contra atos criminosos. Além disso, a crise financeira ocasionada pela pandemia gerou um sentimento de desespero na população, motivando mais ainda infrações como fraude e estelionato. Porém, diante uma instabilidade como esta, a colaboração é o elemento chave para que haja melhoria na situação.
A vulnerabilidade do ser humano no meio cibernético, em conjunto com a crise econômica provocada pela pandemia, pode destruir a vida financeira de um indivíduo. Portanto, verifica-se a importância de ter precaução ao navegar no mundo virtual, principalmente na realização de qualquer atividade comercial, e o desafio a ser enfrentado pela humanidade a fim de nos defender contra crimes cibernéticos possibilitados por uma das maiores conquistas do homem: a tecnologia.
Leticiastefany
nao sei como funciona o sistema de correção desta redação mas espero ajudar.
No meu ponto de vista observei um “erro” “… como ***retratado*** no documentário da Netflix, “O Dilema das Redes”, que **retrata** como o cibermundo …” Seria mais coeso o uso de um sinônimo.
O uso de conectivos esta muito bom neste texto. O repertorio foi perfeito para tal assunto. De resto, a gramatica e as pontuações estão excelentes!
espero ter ajudado!