Desafios no combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 2

No período do Brasil-Colônia, milhares de negros foram trazidos para o país contra a sua vontade, para trabalharem como escravos nas lavouras e plantações. 400 anos depois, milhares de pessoas ainda são traficadas todos os dias e submetidas a condições degradantes, como escravidão e prostituição, sendo motivadas principalmente pela busca de uma vida melhor. Esta, juntamente com a insuficiência legislativa, confirma que, existem, sim desafios no combate ao tráfico de pessoas no Brasil que precisam ser combatidos.

Em primeira análise, observam-se as situações precárias em que vivem boa parte dos traficados como um grande desafio a ser superado, pois faz com que aceitem qualquer proposta por uma condição de vida melhor. Como exemplo, pode-se observar o retratado na novela “Salve Jorge” da Rede Globo, em que diversas meninas são levadas para a Turquia com promessas de emprego, mas são obrigadas a se prostituírem quando chegam lá. Com isso, observa-se que o problema tem uma origem complexa, que precisa ser tratada em sua resolução.

Em segunda análise, cabe destacar a insuficiência legislativa, sobretudo por falta de fiscalização adequada, como outro desafio a ser superado. Segundo Dahrendorff em seu livro “A lei e a ordem”, anomia é o estado da sociedade no qual as normas perderam a sua validade. No caso do Brasil, apesar da Lei nº 13.344/16, que cita ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, existir,, observa-se que faltam esforços no sentido de determinar seu efetivo cumprimento, já que o tráfico humano persiste com força no país.

Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de mais operações policiais, aumentar a fiscalização e a punição para o tráfico de pessoas, a fim de diminuir a ocorrência desta prática no país, além disso, o Estado deve oferecer acompanhamento psicológico e auxílio econômico para os traficados, bem como determinar o pagamento de multas pelas empresas envolvidas, Dessa forma, será possível enfrentar o tráfico de pessoas no Brasil de maneira mais efetiva.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, Esther, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar um feedback e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, entre em contato cmg e me corrija, por favor! :)

    INTRO
    -troque “400 anos depois” por “Após 400 anos” apenas para ficar agradável, visualmente falando, visto que um número após o ponto final fica meio ‘estranho’, mas, sem problema
    -crase em “à condições”
    -ausência de vírgulas: “…sendo motivadas, principalmente, pela busca…”
    -vírgula no lugar inadequado: ” Esta, juntamente com a insuficiência legislativa, confirma, que existem sim, desafios no combate ao tráfico de pessoas no Brasil que precisam ser combatidos.”
    -tese bem apresentada e bem estruturaS
    -vc fez uma introdução por citação, o que é otimo

    D1
    -“faz” –> “fazem”, visto que vc iniciou usando a 3° pessoa do plural
    -bom uso de repertório
    -parágrafo bem estruturado
    -a introdução da ideia: “observam-se as situações precárias em que vivem boa parte dos traficados como um grande desafio a ser superado, pois faz com que aceitem qualquer proposta por uma condição de vida melhor.” ligou-se corretamente com a ideia do seu repertório (citação da novela)
    -porém, sua tese “Com isso, observa-se que o problema tem uma origem complexa, que precisa ser tratada em sua resolução.” poderia ser mais trabalhada, de qualquer forma, ficou muito bom seu D1

    D2
    -especifique: “segundo o escritor Dahrendorff”
    -ausência de vírgula: “Segundo Dahrendorff, em seu livro “A lei e a ordem”, …”
    -ja nesse, foi o contrário, sua argumentação muito pertinente, mas aconteceu um pequeno desvio em relação ao seu repertório, devido à ausencia de conectivo de transição. Esse conectivo faria a ligação da obra do autor com a realidade (nesse viés, nessa perspectiva, analogamente..) e no fechamento do parágrafo, vc retomaria a ideia do autor, concluindo sua comparação

    CONCLUSÃO
    -ação: aumentar a fiscalização e a punição para o tráfico de pessoas | oferecer acompanhamento psicológico e auxílio econômico para os traficados, bem como determinar o pagamento de multas pelas empresas envolvidas
    -meio/modo: por meio de mais operações policiais | ?
    -agente: Governo Federal | Estado
    -finalidade: a fim de diminuir a ocorrência desta prática no país ?
    -detalhamento: ? | ?
    -o enem não obriga o participante a solucionar os 2 problemas, mas, vc trouxe duas propostas de intervenção ambas incompletas.

    |FEEDBACK|
    Esther, é notorio sua habilidade na escrita, amei seu texto! Sua argumentação é bastante pertinente e vc fez um otimo uso de repertorios. Quase não teve erros gramaticais e soube se posicionar muito bem, o que revela um enorme conhecimento seu sobre o assunto. Espero poder corrigir mais redações suas. Parabéns e abraços! :)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 180
    NOTA: 880

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

    • 4
  2. Olá, ficou ótima a citação histórica na introdução, porém marque de forma mais clara sua tese e dívida melhor os períodos, você separa os argumentos em períodos diferentes, isso não é bom
    Seu d1 não ficou claro, diga que a falta de empregos e péssimas condições de vida a que são submetidas em seu país de origem faz com que as vítimas, sem opção , aceitem trabalhos em países distantes e ao chegarem lá, deparam-se com uma realidade diferente,…algo nesse sentido, porque do jeito que você colocou não deu pra entender.
    No d2 você argumentou melhor, mas desenvolva mais, fale sobre a ação de quadrilhas criminosas que agem no ponto fraco de pessoas fragilizadas, geralmente em áreas carentes.
    A intervenção ficou boa , mas dívida os períodos, ficou um parágrafo só com um período.
    Espero ter ajudado…

    • 0
  3. – Na introdução você colocou fatos históricos, o que ficou muito bom.
    – Faltou alguma vírgulas e você poderia trocar “400 anos depois” por “Após 400 anos”.
    – Mas fora isso gostei bastante da introdução.

    – O primeiro desenvolvimento ficou bem legal, bem estruturado e organizado e bom repertório, porém sua tese poderia estra mais explicada.

    – O segundo parágrafo de desenvolvimento você poderia ter organizado de uma forma mais clara, mas o conteúdo dele está muito bom.
    – Falta de conectivos.

    – Na conclusão você não detalhou muito bem, mas fora isso está boa.

    ;)

    • 0
  4. Boa noite, vamos por partes :
    INTRODUÇÃO
    Iniciou com alusão histórica isso é bom, tese bem clara, porém falta organizoação. ” 400 anos depois” ficaria melhor “Após 400 anos”
    ” Esta justamente…” percebe que ficou vaGO, faltou um conectivo, talvez assim ” Nesse viés, é notório que a insuficiência legislativa…” percebe que o uso no conectivo deicouro sum introdução interligada a tese?!

    D1
    Uso inadequado da vírgula e falta de conectivos. Recomendo que pesquise o sinônimo das palavras para deixar o texto mas atrativo. Você citou a novela e coube perfeitamente com o tema.

    D2

    Mesmo problema encontrado na introdução e no desenvolvimento 1, falta de conectivos, desorganização e uso de vírgula inadequado.

    Conclusão
    O desenvolvimento ao meu ver apresenta todos os agentes e proposta de intervenção está boa. Não muito convincente mas está boa . Bom resumindo, recomendo que procure mais conectivos, e sinônimos para sua redação pois ela está boa e com um boa argumentação mas está desorganizada e com um língua culta mediana. Leia redações nota mil que você tem potencial .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.