Iniciante

Desafios no combate ao tabagismo entre os jovens no Brasil

  • 0

No filme espanhol “O Poço”, o protagonista Goreng com o intuito de abandonar o vício em cigarro opta a se confinar em uma prisão vertical. Fora da ficção o tabagismo se perpetua entre os jovens encontrando desafios para o seu combate. Dessa forma, em razão do silenciamento e da lacuna educacional existente, emerge uma mazela complexa, que precisa ser revertida.

A princípio, é necessário salientar que a falta de uma abordagem ampla sobre essa doença é uma causa do problema. Nesse sentido, consoante ao filosofo Forcalt, há temas invisibilizados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, observa-se o silêncio midiático a cerca do tabagismo resultado da estrutura de poder de empresas de consumo que lucram com esse vício, o que contribui para a omissão de conhecimento da juventude, tornando sua resolução desafiadora.

Ademais, outra motivação para a configuração do impasse: a supressão de discussões no ambiente escolar. Desse modo, kant afirma que o homem é resultado da educação que recebeu. Sob esse viés, é nítido que nas escolas se converse sobre as consequências de uso de cigarro precoce conquanto, isso não ocorre, uma vez que é miníma qualquer abordagem dentro da grade curricular.

Portanto, medidas são necessárias para reverter esse cenário desconcordante. Logo, cabe ao MEC juntamente ao Ministério de Saúde, crie palestras e rodas de diálogos sobre os riscos do cigarro, por meio de atividades no contraturno, a fim de quebrar os desafios do combate ao tabagismo juvenil, tal proposta deve ser aberta a comunidade- para que as escolas cumpram seu papel social. A parir dessa ação se consolidará uma juventude mais saudável.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, futura_contadora. Vamos à sua correção.

    COMPETÊNCIA 1 (120):
    O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido. Dentre eles:
    ¹. “com o intuito de abandonar o vício em cigarro” deve estar entre vírgulas.
    ². Fora da ficção (,).
    ³. “complexa (,)que precisa ” não precisa.
    ⁴. “precoce(,) conquanto,” vírgula aqui.
    ⁵. “MEC (,) juntamente ao Ministério de Saúde” precisa dessa vírgula pra separar o aposto.
    ⁶. “A parir” ortografia. *A partir*
    ⁷.. “A parir dessa ação (,) se…”
    ⁸. “miníma” ortografia *mínima*
    ⁹. “Forcalt” *Foucault* No entanto, você não perde ponto por isso.
    ¹⁰. “aberta a comunidade” tem crase * aberta à comunidade* pois tem a junção de uma preposição A com o artigo feminino A.

    COMPETÊNCIA 2 (200):
    O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se a abordagem completa do tema e há, pelo menos, um repertório produtivo.

    COMPETÊNCIA 3 (160):
    Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria. Senti falta de uma melhor explicação acerca da RAZÃO, DA ORIGEM dessa negligência escolar em propagar esse assunto necessário. Ademais, a proposta de intervenção resolve apenas um dos problemas apontados. Como fica a questão da mídia?

    COMPETÊNCIA 4 (200):
    O participante articula as partes do texto com ausência de inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5 (200):
    O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com suficiente detalhamento.

    NOTA GERAL = 880 ——————————————————————————–

    • 1
  2. INTRODUÇÃO : no que tange a apresentação do texto , tanto a sua contextualização quanto a sua argumentação inicial foram muito boas. Porém , achei meio vaga a utilização do filme posto que não foi dado qualquer informação de explicação ou desenvolvimento . Mas isso não é de fato um problema estrutural , por isso não acarretará problemas . Outro ponto foi a utilização do termo ‘silenciamento’ o qual foi vago e inconclusivo gerando ambiguidade de interpretação e um certo prejuízo ao texto como um todo .

    DESENVOLVIMENTO : no seu D1 vi , apesar da qualidade das argumentações , erros (2) os quais podem pesar nas competências 1 e 4 . São eles : …Nessa perspectiva, observa-se o silêncio midiático a cerca[ACERCA] do tabagismo [como] resultado da…
    Já no D2 , faltaram várias vírgulas e a citação de Kant carece de mais trabalho .

    CONCLUSÃO : um erro de conjugação verbal , carência de detalhamento na proposta de intervenção e senti falta da retomada do filme para o fechamento .

    COMPETÊNCIA 1 – (160) erros de conjugação são extremamente passíveis de penalidade e juntamente com a falta de vírgulas no 1 e 3 parágrafo culminam no seu 160 . REVISE O TEXTO ANTES DE PASSAR A LIMPO . Não há problemas em não lembrar nomes de filósofos corretamente mas deve-se escreve-los com inicial maiúscula .

    COMPETÊNCIA 2 – (180) você entendeu o tema e suas implicações .Isso denota um grande potencial , porém , se houvessem mais falhas coesivas no texto , você seria penalizada de vido sua interferência na compreensão do texto como um todo o que por sua vez abaixaria sua nota .

    COMPETÊNCIA 3 – (160) sua argumentaçâo é boa e o seu leque de conhecimentos também . Apesar disso os erros coesivos , a falta de vírgulas e a carência de desenvolvimento em alguns pontos geram ruídos ao longo do texto . Por isso aconselho que revise antes de fazer a versão final , não só para este , mas para todos os seus textos . Isso ajudará na clareza dos argumentos e na estrutura textual.

    COMPETÊNCIA 4 – (160) a carência de conectivos em algumas partes aliados a problemas na inserção de contexto culminaram em prejuízo à sua nota . É só tomar mais cuidado nas construções frasais e na inserção de informações que você resolve tais problemas de coesão .

    COMPETÊNCIA 5 – (160) falta detalhamento para sua proposta . Junto disso o não fechamento da ideia acerca do filme [poderia ser feito em outro parágrafo] gera prejuízos à construção conclusiva do texto como um todo . Assim , recomendo que faça uma melhor divisão da conclusão e insira um detalhamento no ponto que achar mais pertinente .

    NOTA-820 ( UmU)

    • 0
  3. COMPETÊNCIA 1- nota: 120
    ¹. “com o intuito de abandonar o vício em cigarro” deve estar entre vírgulas.
    ². Fora da ficção (,).
    ³. “complexa (,)que precisa ” não precisa.
    ⁴. “precoce(,) conquanto,” vírgula aqui.
    ⁵. “MEC (,) juntamente ao Ministério de Saúde” precisa dessa vírgula pra separar o aposto.
    ⁶. “A parir” ortografia. *A partir*
    ⁷.. “A parir dessa ação (,) se…”
    ⁸. “miníma” ortografia *mínima*
    ⁹. “Forcalt” *Foucault* No entanto, você não perde ponto por isso.
    ¹⁰. “aberta a comunidade” tem crase * aberta à comunidade* pois tem a junção de uma preposição A com o artigo feminino A.
    COMPETÊNCIA 2 – nota:200
    ¹. Ao menos, 1 dos seus repertórios são pertinente, legítimado e produtivo.
    COMPETÊNCIA 3 – nota : 160
    ¹. Sei projeto de texto possui algumas falhas, ele não está tão “circular”, algumas informações davam pra estar mais claras. E eu te tivesse retomado algum dos teus repertórios, principalmente a introdução, seria uma ótima jogada pra mostrar teu projeto textual.
    COMPETÊNCIA 4 – nota: 200
    ¹. Não há inadequações e repetição de conectivos.
    COMPETÊNCIA 5 – nota: 200
    ¹. Há os 5 elementos necessários para atingir nota máxima.
    NOTA FINAL : 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.