Iniciante

Desafios no combate ao tabagismo entre os jovens brasileiros

  • 0

“O importante não é só viver, mas viver bem”, frase de Platão, filósofo grego do Período Clássico, que destaca a importância de uma alta qualidade de vida. No entanto, no Brasil, a qualidade de vida das pessoas tem sido prejudicada, entre outros fatores, pelo tabagismo, principalmente entre a população mais jovem. Desse modo, convém analisar a raiz da problemática e uma possível forma de combater esse impasse.

Primordialmente, é válido ressaltar que a educação brasileira recebida nas escolas tem grande impacto na mentalidade dos jovens, uma vez que foca na concessão de conteúdos para a vida acadêmica, mas não os alerta sobre outras problemáticas, tal como o tabagismo. Ademais, segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença que pode ser evitada. Sendo assim, pode-se observar que a prevenção do contato com o cigarro e a precaução sobre as consequências trazidas por ele têm enorme relevância, entretanto, isso pouco acontece e faz com que a quantidade de fumantes entre os jovens seja um desafio a ser enfrentado.

Outrossim, outro fator que aumenta de forma recorrente o número de fumantes na juventude, é a influência do meio social, especificamente, da mídia e dos amigos. Além disso, a família torna-se cada vez mais ausente no cuidado da saúde mental de grande parte dos adolescentes, fato que os torna mais propícios ao uso de cigarro, como ferramenta de entretenimento e inclusão nos grupos sociais. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 19% dos jovens já fumou alguma vez, número que é muito grande perante os malefícios e a prejudicidade à saúde oferecidos pelo cigarro ainda na adolescência.

Portanto, mediante a importância de uma boa qualidade de vida, como já mencionava Platão, é necessário combater o desafio apresentado pelo tabagismo na adolescência. Nesse sentido, o Ministério da Saúde em parceria com as escolas deve ampliar os investimentos em saúde e educação e alertar os jovens sobre o perigo do cigarro, por meio da criação de campanhas em instituições públicas e privadas, com a presença da família e de profissionais capacitados. Espera-se com isso, reduzir o número de fumantes na juventude de forma a contribuir com a melhora da qualidade de vida da população brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá seu texto está muito bom, irei fazer algumas considerações:

    1- Opte por mencionar algum fato histórico, música, filme ou série na introdução ao invés de citar uma frase que poderia ser colocada no desenvolvimento 2.
    2- Os seus argumentos no desenvolvimento poderiam estar um pouco mais expostos.
    3- Não acho que seja necessário citar o filósofo novamente na conclusão
    4- A proposta de intervenção poderia estar mais detalhada.

    O seu texto está bem estruturado, possui uma gramática boa e acredito que você terá um ótimo desempenho :)

    • 0
  2. Gostei da redação, introdução ok, principalmente, quando você faz citação ao filósofo Platão, os conectivos também foram bem usados. Já em relação a proposta de intervenção ficou ótima
    Competência 1 – 180
    Competência 2 – 160
    Competência 3 – 160
    Competência 4 – 180
    Competência 5 – 180
    TOTAL – 860

    • 0
  3. Oie, tudo bom? Vou tentar pontuar algumas coisas que observei.
    Foi bom ter começado o texto com analogia, mas tenta enquadrar melhor essa citação na sua introdução.
    Ademais, não encontrei as teses, é legal você deixá-las bem claras pra que o leitor já saiba o que será abordado no seu texto.
    Você começou muito bem o D1, porém, ao falar da OMS é legal que você coloque uma argumentação após essa citação, não joga as coisas no texto sem explicar depois.
    Não comece o D2 com “Outrossim” pq é arcaico, tenta substituir por “Em segundo plano” ou “Em segunda análise”. Fora isso, o parágrafo está ótimo, com argumentos bem coesos e com informações que enriqueceram mais ainda.
    Ao invés de retomar a analogia no começo da conclusão, tenta usar no final pra que feche a redação de maneira cíclica.
    Sua primiera proposta está completíssima, mas caso seja uma redação Enem, são necessárias duas propostas e eu só encontrei uma.
    Por fim, seu texto está realmente muito bom, com pequenos pontos que podem ser melhorados, mas estudando mais um pouquinho, você consegue.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.