Iniciante

Desafios no Combate ao Tabagismo Entre Jovens Brasileiros – ENEM

  • 2

O livro “Daisy Jones And The Six” escrito por Taylor Jenkins Reid aborda sobre o contato precoce com substância lícitas e ilícitas e ,consequentemente, o vício. Apesar de ser uma obra fictícia, muitos jovens seguem este caminho de vícios e entre eles, o tabagismo que é considerado como uma doença pediátrica, segundo a Organização de Saúde Mundial. Dessa forma, os desafios no combate ao tabagismo entre os jovens brasileiros encontram-se na má influência midiática e na insuficiência legislativa.

Primeiramente, é preciso evidenciar que a má influência midiática é uma causa latente do problema. Segundo Skinner, psicólogo estadunidense, o ser humano é influenciado pelo meio que vive. Diante disso, pode-se relacionar a influência de filmes e séries na vida do jovem e caso não seja retratado com cuidado o contato com o cigarro na mídia, pode haver a romantização de dependentes químicos.

Em paralelo, outra causa que ajuda a manutenção da problemática é a insuficiência legislativa. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a venda de substâncias que causam efeitos de dependência física ou psíquica a menores de 18 anos. Embora haja uma lei que assegure a saúde dos jovens brasileiros, existe uma brecha já que há mais de 1,5 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos que já experimentaram cigarro pelo menos uma vez, segundo o Ministério da Saúde.

Portanto, faz-se necessário uma intervenção para que o consumo de tabaco entre jovens seja menor. Cabe ao Ministério da Cultura juntamente com o Poder Legislativo desenvolverem leis que regulamentam a idade classificatória e o que contém naquela programação, com intuito de deixar claro os problemas que o contato precoce traz a longo prazo, sendo guiados por profissionais da área da saúde. A partir dessas medidas, o contato com o tabagismo no meio juvenil brasileiro poderá diminuir.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite! Vou pontuar alguns detalhes antes de dar a nota.

    Desenvolvimento 1
    Seu desenvolvimento precisa ter uma argumentação crítica. Tem repertório, mas você não colocou o seu posicionamento e sim, fez algumas afirmações. Além disso, toda vez que você colocar um repertório que não for de sua autoria, deve colocar aspas
    Segundo Skinner, psicólogo estadunidense, ´´O ser humano é influenciado pelo meio que vive“.

    Outra aspecto que notei foi o uso da vírgula que algumas vezes ela aprece em lugar errado

    Com por exemplo nesse parte:
    caso não seja retratado com cuidado o contato com o cigarro na mídia, pode haver a romantização de dependentes químicos

    Observa-se que aqui não precisaria colocar vírgula
    Recomendo estudar sobre o uso dela

    Desenvolvimento 2
    Achei muito expositivo! Você apresenta bastante dados mas faltou seu posicionamento crítico

    Conclusão

    Sua proposta de intervenção está muito boa, porém, está faltando o meio/modo e detalhamento

    Na sua próxima redação, tenta detalhar o máximo que puder e cuidado para não ultrapassar das 30 linhas

    1º Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    2º Compreender o tema e não fugir do que é proposta:160
    3º Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4º Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 (uso de conectivos)
    5º Conclusão: 120

    Nota final: 680

    Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.