Desafios no combate ao tabagismo entre jovens brasileiros

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O tabagismo é um mal crescente e presente na vida de jovens brasileiros. Observa-se a principal motivação por parte destes: aceitação social. A sensação de pertencimento não leva em consideração todas as consequências na saúde. Somado a isso, há a negligência do Estado em amparar e conscientizar os adolescentes. Por conseguinte, cabe analisar possíveis medidas para combater os desafios apresentados pelo tabagismo.

Em primeiro plano, é notório que a aceitação por parte de outros é a força motriz para adolescentes se envolverem no tabagismo. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Bristol, adolescentes que assistem a filmes em que atores aparecem fumando têm mais chance de adquirir o hábito. A pesquisa britânica afirma que as obras são populares, sendo o conteúdo conhecido entre os jovens. Logo, a juventude é exposta a um meio de incentivo na busca pelo tabagismo, visto que seus personagens favoritos e seus amigos praticam e não veem os problemas gerados, sentindo-se excluídos caso não façam parte.

Ademais, é visível que uma grande consequência dessa manipulação midiática é o descaso do país no âmbito da saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma doença pediátrica, visto que há estratégias da indústria tabagista para capturar a atenção dos mais novos. Nesse sentido, a falta de assistência do Estado promove um cenário facilitador para os jovens recorrerem ao fumo, já que não têm conhecimento dos malefícios provocados pelo hábito, bem como o rápido acesso proporcionado. Desse modo, diante do descuido do governo, os jovens não são conscientizados de maneira efetiva, procurando atividades prejudiciais à saúde.

Portanto, cabe ao Ministério da Saúde criar um Plano Nacional com o objetivo estimular os jovens brasileiros a abandonarem o consumo de tabaco e divulgar informações sobre as consequências do fumo a curto e longo prazo. Esta medida será feita por meio de campanhas publicitárias veiculadas nas grandes mídias, produzidas em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Assim, os desafios que possibilitam a disseminação do tabagismo entre os jovens no Brasil poderão ser combatidos e a prática não ocupará o posto de doença pediátrica, sendo um marco significativo para a saúde pública brasileira.

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2 Correções

  1. sua introdução foi muito bem colocada, com conectivos e deixou bem explicado sobre o que você iria tratar nos próximos parágrafos, com pouquíssimos desvios de pontuação.
    sua referência no desenv.1 foi muito bem colocada, porém faltou aprofundamento na mesma em ralação ao tema, porém com poucos erros de pontuação e com conectivos que enriqueceram seu parágrafo.
    no desenv.2 você conseguiu aprofundar sua referência, ligando seus parágrafos, existindo coerência na mesma.
    sua conclusão encaixa em todos os requisitos pedidos para a competência, com conectivos muito bons.
    nota: 800

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  2. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução: Você apresentou sua tese de forma sucinta, além de destacar bem os argumentos. Muito bom.

    1° argumento: Parabéns pela referência. Acho que poderia desenvolver mais ainda seu argumento em cima da referência.

    2° argumento: Sugestão: não usaria “Ademais”, pois dá a ideia de continuidade, porém são argumentos diferentes. Se desejar, substitua por “Em segunda análise” ou algum outro conectivo.

    Parabéns pela referência. Muito bem desenvolvido seu argumento. Todavia, eu buscaria substituir aquele “bem como” ou reformular a frase, ficou meio confuso e desconexo de se ler.

    Conclusão: Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo: correto.

    Detalhamento: incorreto. Você poderia ter trago maior riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: correto.

    NOTA:

    Parabéns, você escreve muito bem e está bem acima da média da maioria dos alunos.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (Apresenta pouquíssimos erros ortográficos, quase inexistentes).

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (sugiro explorar mais o argumento do primeiro parágrafo)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (Parabéns, ótimo uso dos conectivos).

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (faltou um dos requisitos)

    NOTA FINAL: 920

    PARABÉNS! ESPERO TER AJUDADO!

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