Redação estilo ENEM.
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo na época da ditadura no Brasil, diz: “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse sentido, a popularização do tabagismo entre jovens brasileiros se apresenta como um dos nós a serem desatados no contexto atual do país. Diante disso, discute-se dois fatores primordiais: a influência do meio e a lacuna educacional.
Constata-se, a princípio, que o tabagismo é a dependência física e psicológica à nicotina (substância encontrada no tabaco). De acordo com dados do Ministério da Saúde; 1,8 milhão de jovens já fumaram alguma vez. Dessa forma, Sigmund Freud, em sua teoria desenvolvimentista, tratou da influência do meio na formação cognitiva do indivíduo. Acerca dessa lógica, quanto um adolescente convive com algum fumante há mais chance deste experimentar cigarro também, além da internet ter diversas fotos e vídeos do famoso narguilé que é comum pelo público jovem, mas que propicia os mesmo riscos à saúde.
Paralelo a isso, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sob essa lógica, no que tange o tabagismo, verifica-se uma falha por parte das instituições de ensino no sentido de reverter e de prevenir o problema, visto que não tem trazido esse conteúdo para a sala de aula. A titulo de exemplo, a Base Comum Curricular não aborda esse assunto de combate ao consumo de tabaco em nenhuma matéria e, dificilmente, há um projeto disciplinar nas escolas debatendo essa questão. Destarte, é necessário maior protagonismo por parte desse agente.
Portante, é preciso que o Ministério da Educação insira práticas interdisciplinares para debates e rodas de conversas sobre o uso de cigarro nos estabelecimentos de ensino. Tais eventos podem ocorrer nos momentos de intervalo, junto com a presença de professores, pais e um médico pneumologista que aborde sobre os malefícios dessas substâncias para o organismo, a fim de desenvolver a consciência de todos sobre esse tema. Somente assim, será possível desatar esse nó da sociedade brasileira.
ÍtaloRayams
Excelente redação!!!!
Dispensa comentários, contém todos os requisitos para tirar 1000.
Acredite em seu potencial, sua capacidade,
seu talento e acima de tudo, sua vontade de vencer,
Pois, eu acredito em você e na sua capacidade,
conheço o seu esforço e a sua motivação.
Não desista!!!
Conte comigo sempre.
Jamily09
Oi!Tudo bem? Primeiramente eu gostaria de te parabenizar pela redação porque ela ficou realmente muito boa. Eu li e reli várias vezes e não fui capaz que encontrar um erro que seja pertinente a ser citado. Creio eu que sua nota final esteja bem próxima da máxima,já que todos os conceitos requeridos em uma redação desertativa argumentativa estão presentes.
O desenvolvimento dos parágrafos está da forma correta,assim como o uso de argumentação e apresentação de dados estatísticos.
(No segundo parágrafo,quando você apresentou o dado do ministério da Saúde,você colocou ponto e vírgula e no último,você escreveu “portante”.No entanto,creio que foram apenas erros de digitação,então não levei em conta)