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Desafios no combate ao analfabetismo funcional no Brasil

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   “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. A citação do personagem Brás Cubas, idealizado por Machado de Assis, pode representar um símbolo para a indiferença da população diante do analfabetismo funcional, pois é justamente a reação social falha que torna a situação um fardo para o país. Sendo assim, torna-se premente analisar os impactos dessa problemática: não somente as condições do ensino público, como também a falta de incentivo a leitura contribuem para agravar o contexto.

   Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo funcional. Nesse cenário, segundo o jornal El País Brasil, 29% da população brasileira é analfabeta funcional, inclusive pessoas com o ensino médio completo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o acesso à educação pública de qualidade, o que infelizmente é evidente no país.

   Outrossim, vale ressaltar que a falta de incentivo a leitura contribui para impulsionar a problemática. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, como o analfabeto funcional, mesmo alfabetizado, não consegue compreender textos básicos e  nem desenvolver pensamento crítico, observa-se que a ausência do hábito da leitura contribui para a massividade do problema no Brasil. Diante disso, outros transtornos são escalonados como a diminuição da qualidade de vida pela baixa probabilidade de conquistar um bom emprego.

   Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que,  por intermédio do Ministério da Educação, seja revertido em evoluções na grade curricular escolar que priorizem o letramento desde a tenra idade, como disciplinas de de aplicação das técnicas de interpretação textual em meio à cultura digital. Ademais, cabe ao governo federal criar campanhas vinculadas à mídia incentivando a leitura dos cidadão já alfabetizados. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”.

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3 Correções

  1. “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. A citação do personagem Brás Cubas, idealizado por Machado de Assis, pode representar um símbolo para a indiferença da população diante do analfabetismo funcional, pois é justamente a reação social falha que torna a situação um fardo para o país(1). Sendo assim, torna-se premente analisar os impactos dessa problemática: não somente as condições do ensino público, como também a falta de incentivo a(2) leitura contribuem para agravar o contexto.(3)
    1 – Não considero que houve produtividade do repertório, pois não houve relação entre a não-transmissão da miséria humana com a indiferença ao analfabetismo funcional, tenta explicar melhor qual a relação ou muda de repertório.
    2 – à leitura
    3 – tese: causas do problema -> I – condições do ensino público; causa do problema II – falta de incentivo à leitura.
    Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo funcional. Nesse cenário, segundo o jornal El País Brasil, 29% da população brasileira é analfabeta funcional, inclusive pessoas com o ensino médio completo(5). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao(6) “contrato social”, já que o Estado(4) não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o acesso à educação pública de qualidade, o que(7) infelizmente(7) é evidente no país.
    4 – Você afirma que o Estado é responsável por uma má educação pública, mas o que seria essa má educação pública? Falta de infraestrutura? De professores? Evite deixar um conceito abstrato e aberto, recomendo trazer mais exemplificações e explicações que levem ao convencimento de que aquilo que você está falando de fato ocorre, então tenta trazer coisas concretas para isso.
    5 – Por que pessoas de ensino médio completo continuam a ser analfabetas? Como elas conseguiram ser “aprovadas” apesar de não saber ler? Evite abordar um assunto de modo superficial, responda quaisquer dúvidas que poderiam surgir no corretor ao ler sua redação.
    6 – do
    7 – vírgula – aposto explicativo
    Outrossim, vale ressaltar que a falta de incentivo a(8) leitura contribui para impulsionar(9) a problemática. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade(10). Seguindo essa linha de pensamento, como o analfabeto funcional, mesmo alfabetizado, não consegue compreender textos básicos e nem desenvolver pensamento crítico(11), observa-se que a ausência do hábito da leitura(12) contribui para a massividade do problema no Brasil. Diante disso, outros transtornos são escalonados(13) como a diminuição da qualidade de vida pela baixa probabilidade de conquistar um bom emprego.(14)
    8 – à
    9 – penso que é um verbo pouco significativo, pois ‘impulsionar’ não necessariamente remete a ‘agravar’ o problema, então recomendo trocar por ‘agravar’.
    10 – Quando você põe exterioridade, generalidade e coercitividade na redação, torna-se necessário que você explique cada um desses termos, e porque eles estão relacionados com o fato social. Por isso, muito cuidado, pense sempre que o corretor não vai entender o que você escreveu, e que você precisa explicar para ele as coisas de modo simplório.

    11 – Evite conceitos abstratos. ‘Pensamento crítico’ é abstrato. O que é um pensamento crítico? Ter uma opinião sobre algo? Pensar uma crítica sobre algo? Houve um problema de generalização, não é porque a pessoa é analfabeta funcional que ela não consegue raciocinar criticamente, é tanto que os analfabetos podem votar, pois se considera, de maneira geral, que eles são capazes de discernir de forma crítica a política

    12 – Aprofunde a argumentação de porque a ausência de hábitos de leitura contribui para a problemática.

    13 – vírgula – exemplificação.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, necessita-se que o Tribunal de Contas da União(agente) direcione capital(ação) que, por intermédio do Ministério da Educação(meio), seja revertido em evoluções na grade curricular escolar que priorizem o letramento desde a tenra idade, como disciplinas (detalhamento)de aplicação das técnicas de interpretação textual em meio à cultura digital. Ademais, cabe ao governo federal(Agente 2) criar campanhas vinculadas(ação 2) à mídia incentivando a leitura dos cidadão já alfabetizados. Assim, se (finalidade 2) consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”.

    Síntese: invista seu tempo nas competências 3 e 2. Você já tem bons repertórios, boa gramática, bom uso de conectivos, só precisa melhor na argumentação e na articulação do repertório com o seu argumento, a fim de torna-lo produtivo.

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  2. Boa noite.

    CORREÇÃO ESTILO ENEM

    A estrutura da sua redação é muito boa. Parabéns!!!!

    C1: 200
    Para ser sincera, não encontrei erros gramaticais, mas isso não quer dizer que não tenha, apenas que não sou muito boa em gramática, então, não posso te apenar por erros que não sei realmente tem. Desculpe-me.

    C2: 200
    Utilizou repertórios legítimos, pertinentes e produtivos.

    C3: 160
    Sua argumentação está legal, no entanto, achei que você colocou muito repertório no D1 e pouca argumentação, isso prejudica a competência 3.

    C4: 160
    Você diversificou de forma coerente os conectivos, colocou dois operadores argumentativos no início do D2 e da Conclusão ( Outrossim e Portanto), mas CUIDADDO com a repetição no inícios dos dois desenvolvimentos da palavra “ressaltar”, coloque em “vale frisar” ou “é fulcral reconhecer”
    O termo ONDE refere-se a LUGAR, troque o onde por ” a qual o Estado desempenhe corretamente o seu “contrato social” (CUIDADO)

    C5: 200
    Encontrei os cinco elementos da conclusão (agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade), mas CUIDADO com a finalidade, pois você colocou apenas uma para as duas proposta, então, acho que algum corretou pode tirar ponto.

    TOTAL; 920

    OBS.:
    Para melhor demonstração do seu projeto de texto, no final da conclusão retome o repertório da introdução, por exemplo, “Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, a qual não se preocupará com a miséria do legado, diferentemente, do personagem Brás Cuba”

    Enfim, seu texto é bom, precisando apenas ser ajustado aos poucos, continue praticando, pois você irá alcançar suas metas, Abraço!!

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  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 200

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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