Desafios No Combate Ao Abuso Sexual Infantil No Brasil

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à proteção à infância, como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios no combate ao abuso sexual infantil no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito. Diante dessa perspectiva, entende-se que esse problema é estrutural e vem da ineficiência estatal em proteger a infância, assim como vem do enorme tabu criado socialmente que impede a existência de uma educação sexual que oriente a criança a não passividade diante dos abusos.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de políticas públicas efetivas para combater o abuso sexual infantil. Nesse sentido, as vítimas dessa violência, por vezes, optam por não denunciarem os seus agressores por conhecerem a impunidade de tais crimes no país, gerando mais e mais problemas para o combate a essa atrocidade. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a proteção à infância e a justiça, o que, infelizmente, é evidenciado no país.

Outrossim, é fundamental apontar a falta de educação social e sexual direcionada à criança e ao adolescente como impulsionador do problema no Brasil. Consoante o educador e filósofo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Assim, pode-se compreender que a educação é imprescindível no entendimento do que é certo e errado, aceitável ou não, por parte das crianças, podendo, então, cumprir o que também é garantido como direito dessa parcela da população no Estatuto da Criança e do Adolescente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, depreende-se a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é dever do Estado, por intermédio do Ministério da Educação, da Justiça e dos Direitos Humanos, elaborar um programa que atue nas escolas como aula extracurricular ensinando às crianças e aos adolescentes o limite que transforma qualquer ação normalizada socialmente como abuso sexual, seja físico, verbal ou psicológico. Ademais, tal projeto ensinaria quais medidas tomar após ser vítima dessa violência e como identificar se algum parente ou amigo possivelmente sofreu tais abusos – visto que a justiça, a paz social e a educação andam juntas. Logo, tendo a finalidade de combater com eficácia os desafios que dificultam a diminuição dos casos de violência sexual infantil, dessa forma, consolidando uma sociedade mais segura, na qual o Estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Boa noite, Sabryz! muito grata pelo seu pedido. Vou corrigir por parágrafos e pontuar algumas observações. Qualquer erro você me corrige, pode ser? =)

    INTRO——————————————-
    🔺 contextualização + tema: “A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à proteção à infância, como inerente a todo cidadão.”✔️
    🔺 tese: “Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios no combate ao abuso sexual infantil no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito.”✔️
    🔺 1° problemática: ineficiência estatal em proteger a infância✔️
    🔺 2° problemática: enorme tabu criado socialmente✔️

    OBS
    -> vírgula inadequada: “à infância, como inerente a todo” (retire)
    -> repetição (vem): “e vem da ineficiência estatal em proteger a infância, assim como vem do” (nesse caso, o mais adequado seria a utilização da figura de linguagem Zeugma, que seria a omissão de elementos, nesse caso, o verbo “vem”, uma vez que ja foi explicito na oração anterior e não tem necessidade de repeti-lo).
    -> sua introdução está perfeita no quesito estruturação, so aconselho você a resumi-la, fazer algo mais sucinto mas que respeite a estruturação padrão.

    D1 (ineficiência estatal em proteger a infância)——————————————-
    🔺 introdução da ideia: “deve-se ressaltar a ausência de políticas públicas efetivas para combater o abuso sexual infantil.”✔️
    🔺 citação: John Locke✔️
    🔺 afirmação: “Nesse sentido, as vítimas dessa violência, por vezes, optam por não denunciarem os seus agressores por conhecerem a impunidade de tais crimes no país, gerando mais e mais problemas para o combate a essa atrocidade.”✔️
    🔺 opinião: ❓

    OBS
    -> substitua a reptição “mais e mais” para inúmeros
    -> não utilize termos sentimentalistas na sua redação, como infelizmente, lamentavelmente e indubitavelmente
    -> argumentação pertinente e bom uso de repertório
    -> ausência de tese final (opinião). Uma dica para isso, é sempre começa-la com um conectivo de conclusão

    D2——————————————-
    🔺 introdução da ideia: “é fundamental apontar a falta de educação social e sexual direcionada à criança e ao adolescente como impulsionador do problema no Brasil.”✔️
    🔺 citação: Paulo Freire✔️
    🔺 afirmação: ❓
    🔺 opinião: “Assim, pode-se compreender que a educação é imprescindível no entendimento do que é certo e errado, aceitável ou não, por parte das crianças, podendo, então, cumprir o que também é garantido como direito dessa parcela da população no Estatuto da Criança e do Adolescente.”✔️

    OBS
    -> “Consoante o educador…” você começou bem mas terminou o período depois da frase, o que abalou um pouco a coesão, visto que ao começar com um conectivo de transição, consoante/conforme/de acordo… espera-se uma explicação, mas vc cancelou o período antes disso, no qual acabou por não concluir a frase e, consequentemente, não fez a afirmação da citação. O mais adequado, seria tirar a pontuação e o conectivo conclusivo, dessa forma: “… a sociedade muda”, pode-se compreender…”
    -> repetição (educação)

    CONCLUSÃO——————————————-
    🔺 ação: elaborar um programa que atue nas escolas como aula extracurricular
    🔺 meio/modo: ❓
    🔺 agente: Estado, Ministério da Educação, da Justiça e dos Direitos Humanos
    🔺 finalidade: ensinando às crianças e aos adolescentes o limite que transforma qualquer ação normalizada socialmente como abuso sexual, seja físico, verbal ou psicológico
    🔺 detalhamento: ensinaria quais medidas tomar após ser vítima dessa violência e como identificar se algum parente ou amigo possivelmente sofreu tais abusos

    OBS
    -> não utilize os agente no meio/modo, este espaço serve para você detalhar >comocomo lembre-se que sua redação deve ter parágrafos proporcionais
    -> uma conclusão muito longa, na maioria das vezes, sempre vem acompanhada de muitos erros de pontuação, o que afeta a coesão e a organização
    -> ausência de vírgula: “…como aula extracurricular, ensinando…”
    -> ausência de vírgula: “…normalizada socialmente, como abuso…”
    -> a conjunção coordenativa alternativa “seja”, não pode ser utilizada sozinha ou acompanhada por “ou”: “seja físico, verbal ou psicológico.” Assim sendo: “…como abuso sexual físico, verbal ou psicológico.”
    -> ausência de vírgula por isolamento e ênfase: “…de combater, com eficácia, os desafios…”
    -> a última frase da sua conclusão perdeu a coesão e coerência, você colocou 2 conectivos de conclusão. Em uma adaptação mais próxima da sua ideia ficaria da seguinte forma:
    “Logo, tendo a finalidade de combater, com eficácia, os desafios que dificultam a diminuição dos casos de violência sexual infantil, consolidar-se-a uma sociedade mais segura, na qual o Estado desempenhará corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.”
    🔺PS- Fiz assim pois o inicio da sua frase “tendo a…” necessitava do uso da mesóclise, mas eu não aconselho a utiliza-la, muitos corretores não aprovam.
    -> boa retomada ao desenvolvimento

    🔺C1: 120
    🔺C2: 200
    🔺C3: 160
    🔺C4: 160
    🔺C5: 180
    🔺NOTA: 820

    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

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  2. Desafios No Combate Ao Abuso Sexual Infantil No Brasil

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    Boa noite!
    Parabéns ótima introdução, o que observei foi nesse parágrafos dois verbos gerúndios, tente não escrevê-lo em redações do enem: (quando, dificultando).
    Seu D1 está muito bom, porém ainda tem verbos gerúndios: (gerando, segundo). Poderia fazer o desfecho final mais crítico e com mais linhas pois está muito resumido…

    Pois bem, no seu D2 está muito bom, porém ainda tem verbos gerúndios: (podendo). Poderia fazer o desfecho final mais crítico e com mais linhas, pois está muito resumido…

    Portanto, depreende-se a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é dever do Estado, por intermédio do Ministério da Educação, da Justiça e dos Direitos Humanos, elaborar um programa que atue nas escolas como aula extracurricular ensinando às crianças e aos adolescentes o limite que transforma qualquer ação normalizada socialmente como abuso sexual, seja físico, verbal ou psicológico. Ademais, tal projeto ensinaria quais medidas tomar após ser vítima dessa violência e como identificar se algum parente ou amigo possivelmente sofreu tais abusos – visto que a justiça, a paz social e a educação andam juntas. Logo, tendo a finalidade de combater com eficácia os desafios que dificultam a diminuição dos casos de violência sexual infantil, dessa forma, consolidando uma sociedade mais segura, na qual o Estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

    Sua intervenção também está muito boa, mas ainda com muitos verbos gerúndios: (sinando, tendo , consolidando).

    Dica: Vi algumas palavras repetidas e algumas vírgulas desnecessárias, tente rever esse assunto, você está de parabéns, escreve muito bem sucesso…
    C1: 140
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 180 ====== NOTA: 880

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  3. Muito bom seu texto. Com certeza, tiraria uma nota boa no Enem. Mas, como precisamos identificar o que pode ser aperfeiçoado, vou citar alguns pontos falhos:
    – Cuidado com a clareza, a coesão e progressão das ideias e com a sintaxe. Em geral, está ótimo, mas veja, por exemplo, os dois últimos períodos do parágrafo de conclusão – as frases estão excelentes, porém você precisa organizar melhor.
    – Gramática: poucos desvios, mas eu atento para o uso da crase.

    Vou corrigir por competências:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    Total: 800 pontos

    Se puder, vai no meu perfil e corrige minhas redações, por favor. Agradeço.

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