Carl Sagan, em seu livro “O mundo assombrado pelos demônios”, afirma que o conhecimento científico é como uma “vela no escuro”, isto é, uma esperança de progresso numa sociedade cada vez mais obscurantista. Nesse sentido, observa-se que, com a crescente evasão de cientistas do país – resultado do baixo investimento estatal na área –, o Brasil está em vias de apagar a “vela” do conhecimento científico e perecer no atraso social e no obscurantismo.
Em uma primeira análise, cabe destacar que a debandada de pesquisadores para outros países decorre do escasso incentivo financeiro que a Ciência recebe em território nacional. Nesse sentido, considerando que o Artigo 218 da Constituição Federal de 1988 estabelece o desenvolvimento científico como prioritário, nota-se que esse dever não é plenamente efetuado, tendo em vista os sucessivos cortes de verbas que essa área vem recebendo no país. Desse modo, com seu âmbito de pesquisa sucateado, é natural o egresso de cientistas para o exterior, uma vez que lá encontrarão uma valorização maior.
Esse cenário conduz, consequentemente, a um retrocesso coletivo, pois o trabalho científico é substancial para a inovação tecnológica e para o pleno desenvolvimento de setores como saúde e educação. Nessa perspectiva, o escritor Isaac Asimov, no livro “Eu, Robô”, imaginou uma sociedade em que a pesquisa científica se tornou tão avançada que todas as instâncias sociais obtiveram avanço na robótica, facilitando, assim, o trabalho humano. Analogamente, usando o Brasil como antítese, em uma sociedade em que a ciência não é devidamente valorizada só se pode observar o contrário pensado por Asimov: um corpo social estagnado no atraso social e no obscurantismo – já apontado por Sagan
Portanto, com vistas a combater a ascendente saída de cientistas do país, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Ministério da Economia, criar um programa de incentivo à pesquisa científica. Esse programa deve conter um auxílio financeiro extra aos pesquisadores, para que estes não precisem arcar com eventuais gastos em seus estudos. Isso pode ser feito por meio da postulação de um projeto de lei junto ao poder Legislativo, com o fito de diminuir a migração de cientistas brasileiros. Só assim o Artigo 218 será efetuado e o Brasil reforçará a “vela” do conhecimento.
Laile Emanuele
Olá !
Sua redação está perfeita. Introdução muito bem contextualiza , teses bem apresentadas claramente . O desenvolvimento, tanto o 1 quanto o 2 , estão muito bem construídos. E por fim conclusão perfeita , contendo todos os requisitos para pontuação máxima.
Meus parabéns !! Tentei achar deifeitos mas , falhei miseravelmente kkk
Concertaza obterá sucesso no seu objetivo. Continue assim ! E sempre praticando rs :)
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Ps: obrigada por corrigir minha redação:)
Jffgg
Oi espero ajuda.
Sua redação está muito boa, não tenho o que reclama, mas como não sou a banca de correção, continue praticando e melhorando, para garanti sua vaga.
I- 200
II- 200
III- 200
IV- 199
V- 200
Total= 999
Só pra te incentivar a melhorar. Kkkkkkkkk
Dhamarys Lorrayne
Sua redação está muito boa! Gostei muito da sua introdução, você fez uma excelente contextualização e deixou suas duas teses claras e objetivas. Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos e uma ótima estruturação. Por fim, sua conclusão teve uma proposta de intervenção detalhada, a retomada do Artigo e da sua contextualização realizada na introdução fez sua finalização excelente, pois assim você deixou seu texto todo coeso. Parabéns
I- 200
II- 200
III- 200
IV- 200
V- 200
Total= 1000
Para mim sua redação está perfeita, claro que posso estar equivocada em algum ponto, mas acredito que você tiraria acima de 960. Parabéns, você vai longe e terá excelentes resultados. Caso seja de seu interesse aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre cada competência e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Te agradeço por ter corrigido minha redação, conte comigo sempre e mais uma vez parabéns!!!