DESAFIOS NO COMBATE A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

  • 1

Ao afirmar “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo polonês, Confúcio faz de certa maneira uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois explicações da falta de saneamento básico não é um problema exclusivamente atual e acontece desde a Baixa Idade Média, onde a Europa foi acometida pela peste bubônica, doença disseminada pela falta de higiene e saneamento básico que dizimou um quarto da população europeia. dessa forma, hodiernamente, as adversidades ainda persistem seja pela falta de políticas públicas seja pela desinformação da população sobre os seus direitos.

Princípio, é incontestável que a falta de políticas públicas entre está entre as causas do problema. Segundo Nicolau Maquiável, no livro “O Príncipe”, para se manter no poder, o governo deve operar como objetivo o bem universal. No entanto, é notório que no Brasil, o Estado rompe com essa paridade, visto que a falta de saneamento básico ainda representa 4,2% das internações no primeiro trimestre de 2020, segundo a ABES. Dessa forma, é evidente que existem falhas no princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados de forma igualitária.

Ademais, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desinformação da sociedade brasileira sobre seus direitos. Em sua teoria “Cidadão de Papel”, o jornalista Gilberto Dimenstein, classifica como cidadão de papel o cidadão que apesar de possuir seus direitos, não os usufrui por não saber que tem direito a eles. De fato, a teoria reflete a sociedade brasileira, tendo em vista que uma grande parcela da população não sabe que a Constituição Federal, garante a todo cidadão brasileiro, acesso à saneamento básico. Nessa perspectiva, os direitos previstos na Carta Magna, permanecem, infelizmente, no papel.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse dos desafios no combate à falta de saneamento básico no Brasil.  Nesse sentido, o governo federal deve investir em políticas públicas de acesso à saneamento básico, por meio de um projeto a nível nacional. Tal medida deve ser acordada com governadores e prefeitos que com recursos da União, promovam esse projeto com a finalidade de garantir acesso ao saneamento a todo cidadão brasileiro. Somente assim, será possível que o problema seja gradativamente minimizado no Brasil.

 

 

*Olá, obrigado por ler minha redação, estou treinando para o Enem, então se puder colocar a nota que daria no Enem na correção eu agradeceria muito:)))

Compartilhar

2 Correções

  1. Primeiro, você escreve muito bem, quase não identifiquei erros, não que eu seja muito boa em identificar kkk
    Só uma observação, tente sempre colocar conectivos quando for iniciar ou acentuar algo, para dar mais coerência.

    Na sua conclusão você apresentou uma proposta para apenas um dos dois problemas que citou, tente elabora um pouco mais sua proposta de intervenção. Fora isso esta perfeita sua redação, bons estudos :)

    • 0
  2. C1: 180 (Último período da introdução iniciou com letra minúscula após o ponto, mas acredito que seja por erro de digitação e não observou)
    C2: 200
    C3: 160 (É interessante citar na conclusão a resolução dos dois problemas que você informou, basta fazer uma intervenção completa, mas quando soluciona apenas um dos problemas seu projeto de texto fica incompleto.
    C4: 160 (Coloque conectivos sempre que for iniciar um período)
    C5: 200

    Total: 900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.