Desafios na saúde pública: como lidar com epidemias no Brasil? (enem)

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da saúde como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto, isso não acontece quando observamos os problemas para lidar com as epidemias atualmente, onde muitas vezes seus maiores desafios são a falta de materiais e a falta de saneamento básico. Diante disso, é necessário a análise desses fatores.
Em uma primeira análise, deve-se exigir medidas governamentais para combater esse problema. Nesse sentido, a falta de materiais nos hospitais tem sido recorrente, causado pela falta de controle financeiro, deixando funcionários e pacientes sem saída, já que sem materiais suficientes, é praticamente impossível de ter um atendimento legível. Essa situação se encaixa no “contrato social” de Jonh Locke, a qual o estado não cumpre seus deveres de desfrutar dos direitos de todo cidadão brasileiro, nesse caso, a saúde.
Além disso, é fundamental apontar a falta de saneamento básico como impulsionador desse problema. Segundo o site “extra” 17% dos funcionários da saúde pediram demissão por conta da falta de saneamento, colocando em risco a população. Logo, é inadmissível que este cenário continue a se pendurar.
Conclui-se, portanto, a importância de se combater esse problema. Para isso, o ministério da saúde quem deve tomar as seguintes ações, por meio de palestras e reuniões, devem garantir um controle maior das financias, desse modo evitando a falta de materiais hospitalares e unindo esforços para a melhoria do saneamento, evitando a saída de mais funcionários da saúde. Assim, tendo como finalidade uma sociedade mais justa, onde o estado cumpre seu “contrato social”, tal como afirma Jonh Locke.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, espero ajudar.
    Gostei bastante da introdução e do desenvolvimento 1.
    No D2 faltou uma maior explicação, como a falta de saneamento básico prejudica à saúde pública? ( é obvio mas precisa ser dito)
    Houve alguns desvios gramaticais, entre os que eu notei, no d2- risco à população (tem crase), na conclusão Ministério da Saúde ( tem que ser com letra maiúscula), na conclusão- O Ministério da Saúde “’devem””.
    Parabéns sua redação ficou boa.

    • 1
  2. Olá, boa noite!

    Gostei muito do seu texto, segue os padrões de uma redação do ENEM, os repertórios foram muito bem empregados e relacionados ao tema, a argumentação é consistente e o desenvolvimento muito bem produzido. Quero deixar um adendo em relação a proposta de intervenção: sua PI apresenta os 5 pontos necessários (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade).

    Você escreve muito bem e seu texto está ótimo! Certeza que irá muito bem no ENEM.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.