Desafios na implantação do Ensino a Distância (EAD) no Brasil

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    “A tecnologia move o mundo”. A afirmação de Steve Jobs, inventor da Apple, refere-se a tecnologia que conseguiu impulsionar a qualidade de vida da população mundial em diversos aspectos. Neste contexto, associando a realidade este desenvolvimento tecnológico colaborou com o surgimento da educação afastada que facilitou os estudos, porém, ainda são visíveis dificuldades em assentá-la no Brasil. Destarte, faz-se importante analisar a privação de tecnologias e a desvalorização da aprendizagem virtual por uma parte da população.

   Deve-se destacar, primeiramente, a presença de muitas pessoas que carecem de meios tecnológicos para esse obter informação. Nesse sentido, observa-se uma grande quantidade de indivíduos, principalmente em regiões periféricas, que não possuem acesso à internet, o que dificulta o processo de democratização do ensino no país, visto que a EAD é utilizada conectada à rede. Logo, essa ausência fomenta uma tendência segregatória que afasta os cidadãos menos abastados da oportunidade de aprender.

       Ademais, nota-se o descaso que este modelo pedagógico tem recebido. A vista disso, esse modo educacional há muitas vantagens como custos razoáveis, apresenta flexibilidade de horário e até mesmo conseguir economizar despesas, contudo, muitos acreditam que o aprendizado online é ineficiente para uma boa formação por não possuir prática e depender da autonomia do aluno. Assim, esse método acaba não recebendo investimentos por não ser visto como algo lucrativo ou eficiente e muitos estudantes acabam perdendo oportunidades de crescer intelectualmente.

   Torna-se evidente, portanto, que os problemas que dificultam o assentamento das aulas à distância são agravados pela desigualdade social e senso comum pregado na sociedade sobre esse estilo. Logo, é necessário que o Governo elabore projetos de assistência provendo recursos tecnológicos gratuitos em locais carentes, para que todos consigam acesso ao conhecimento provido pelos cursos virtuais. Paralelamente o Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com as mídias, deveria promover propagandas e instruções de como se ingressar em disciplinas online e utilizá-las de modo eficaz, com intenção de assolar com a ideia de que essa organização didática é falha. Somente desta forma o pensamento de Steve Jobs será visto positivamente referente a educação dos brasileiros.

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2 Correções

  1. Olá boa tarde, boa redação, boa introdução, começou com Steve Jobs, o que condiz com tema, a única coisa que achei é que poderia ter citado mais alguém no desenvolvimento, um filósofo, livros, etc. Ademais boa redação, uma proposta de intervenção bem detalhada, parabéns, continue assim :)

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  2. C1: 200, demonstra domínio da norma formal da língua portuguesa, com apenas um erro.
    C2: 160, desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com preposição, argumentação e conclusão. (O que faltou pro 200, foi a falta de um repertório sociocultural pro seu texto para ajudar na argumentação, além da frase de Steve Jobs)
    C3: 160, apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (Faltou um repertório para que seu argumento ficasse consistente)
    C4:200, articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
    C5:200, elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto
    TOTAL:920
    Parabéns pela redação!!!!

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