Desafios na alfabetização infantil no Brasil

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A série ficcional “Anne with an E” narra a vida de Anne, uma jovem órfã pertencente a uma classe inferior a de seus colegas de escola, pela qual é apaixonada pela leitura e a utiliza como um refúgio mental. Apesar de estar envolvida desde cedo, a protagonista influencia, naturalmente, as pessoas ao seu redor, o que mostra como uma pessoa alfabetizada pode transformar seu meio. Porém, a garantia da alfabetização na primeira infância ainda não é vivenciada por todas as realidades no território nacional, o que destaca o peso da desigualdade socioeconômica, bem como da alta defasagem educacional.

Com base nesse cenário, é fundamental reconhecer que a concentração de renda gera diversos impasses na introdução de crianças ao sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, de acordo com o Índice de Gini, instrumento que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil se encontra entre os 10 países mais desiguais do mundo. Nessa perspectiva, muitas crianças de famílias carentes são forçadas à evasão escolar, para colaborar com a renda do lar cada vez mais cedo. Dessa forma, uma parte da sociedade, devido a sua condição social e regional, é vedada de garantir seu direito à educação, o que provoca uma geração analfabeta.

Ademais, a defasagem educacional tem como um dos seus principais motivos a alfabetização tardia, que pode gerar um descompasso entre idade e aprendizagem e comprometer toda a vida escolar do estudante. Sob esse viés, o filósofo grego, Pitágoras afirma que é necessário educar as crianças para não castigar os adultos. Contudo, a alfabetização tardia, realizada após os 6 anos, pode prejudicar o exposto pelo pensador, uma vez que a defasagem educacional dificulta a entrada no mercado de trabalho. Nessa lógica, iniciar a alfabetização precocemente, sobretudo com as crianças de camadas sociais mais desfavorecidas, pode influenciar positivamente no desenvolvimento social e cognitivo.

Em virtude dos fatos mencionados, é possível notar a importância da alfabetização como instrumento de transformação social. Assim, é necessário que haja cumprimento da lei para todas as crianças brasileiras, incentivado pelo Ministério da Educação por meio da introdução de novas técnicas pedagógicas eficazes de ensino e planejamento de estudo ao longo prazo, com a finalidade de transformar a educação brasileira. Consequentemente, é possível contornar gradativamente o panorama social para as futuras gerações e quadro apresentado pelo Índice de Gini.

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3 Correções

  1. Competência 1= 120
    Competência 2= 120
    Competência 3= 120
    Competência 4= 160
    Competência 5= 120
    Evite erros com vírgula (ex: o filósofo grego Pitágoras, afirma), sua introdução foi vaga ao citar “Anne WIth An E” pois a personagem frequentava uma escola, sendo, portanto, uma criança alfabetizada juntamente com seus colegas de classe. Anne incentiva o hábito de leitura e não da alfabetização como citou. Na competência 3, a desigualdade salarial é irrelevante quanto à desigualdade educacional, pois escolas públicas são negligenciadas pelo Estado, como baixa infraestrutura e profissionais qualificados, logo, um dos motivos para evasão escolar. Proposta de intervenção não detalhada.

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  2. Olá, sou nova por aqui estou usando o perfil do meu irmão.
    Então a sua redação está ótima.
    Você apresentou bem a sua tese e os seus argumentos são pertinentes com o tema.
    A sua argumentação está perfeita contribuindo para uma leitura harmoniosa do seu texto sem falar da sua introdução. Topo❤
    Continue assim!!!

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  3. Olá!
    Sua redação está muito boa, parabéns!
    É nítido sua facilidade com a escrita, seu texto está ótimo: com conectivos, outras áreas do conhecimento… também gostei bastante da sua proposta de intervenção, você detalhou bastante.
    E mais vez, parabéns pela sua dedicação! Boa sorte ❤

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