Desafios na alfabetização infantil no Brasil.

  • 0

 No livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é retratada uma fábula distópica na qual os animais tentam se livrar da corrupção humana. No entanto, ao longo da história, os porcos- que lideram a revolução- passam a controlar e oprimir os outros animais, utilizando inclusive do analfabetismo desses. Fora da ficção, é fato que a falta de alfabetização na sociedade moderna abre espaço para mazelas sociais e denuncia a importância da educação. Em um cenário de omissão estatal e de contribuição para a desigualdade social, torna-se necessário o debate acerca dos desafios na alfabetização infantil no Brasil.

 Primeiramente, é possível afirmar que a alfabetização tardia evidencia a omissão do Estado. Nesse sentido, é garantia do artigo 6º da Constituição Brasileira os direitos a educação e a proteção da infância, no entanto, os índices de analfabetismo entre crianças expõe a realidade. Na história do Brasil, saber ler e escrever eram habilidades limitadas as classes dominantes até o fim do Século XIX, gerando um déficit histórico na educação. Hodiernamente, a herança histórica ainda é visivelmente presente, já que o direito constitucional é, na verdade, privilégio.

 Em segundo lugar, é inquestionável que o analfabetismo infantil promove aumento da desigualdade social. Nessa perspectiva, a carência da alfabetização nos primeiros anos de vida contribui para o agravamento do trabalho infantil e para invisibilidade social, gerando escassez no acesso de bons empregos e, consequentemente, opressão e desigualdade. Tal pensamento é análogo as ideias da filósofa francesa Simone de Beauvoir, que contestava a marginalização e exclusão dos indivíduos, tornando-os invisíveis. Sendo assim, torna-se evidente a importância do letramento dos jovens e crianças para sociedade.

 Tendo em vista a situação em análise, as medidas devem ser tomadas. Nesse viés, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com o Governo, promova melhorias na infraestrutura das escolas e no apoio pedagógico aos estudantes. Essa ação será possível por meio de investimentos na educação pública, já que essa viabiliza uma democratização no ensino. Dessa forma, o principal objetivo será alcançado, que é combater a analfabetização infantil no Brasil. Somente assim, será possível contrariar a realidade exposta por Orwell em seu livro “A Revolução dos Bichos”, nos libertando da opressão promovida pela analfabetização.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tenho duas ressalvas sobre a sua redação, uma é em relação a palavra” primeiramente” , pois ela está errada e não deve ser utilizada na linguagem formal , embora várias redações nota 1000 tenha usado essa palavra. E a outra, é em relativa à intervenção,ela apresenta todos os elementos, mas pode ser difícil para o corretor localizar o detalhamento , então tente melhorar nessa parte.

    Nota Final:
    Competência 1:200
    Competência 2:200
    Competência 3:200
    Competência 4:160 ( senti faltas dos conectivos intraparágrafos)
    Competência 5:200
    Nota Final:960

    lembrando que eu sou apenas um vestibulando e essa é minha opinião. Boa sorte e que vc continue evoluindo.

    • 0
  2. Boa noite!!
    Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.

    Vamos lá:

    A M E I o seu texto! Muito bem escrito, coerente e coeso. Argumentação boa, trouxe dados, citações. Parabéns!!

    Seus argumentos são bons e seus desenvolvimentos ficaram ótimos!! Muito bem feitos e explicados.

    Sua conclusão está ótima, mas nunca se esqueça de responder O QUE, COMO, QUEM, FINALIDADE E 2 DETALHAMENTOS.

    Estimo que sua nota seja de 900 a 980.

    Acredito que você está no caminho certo para tirar uma boa nota no ENEM e vestibulares!!! Não desista :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.