No livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é retratada uma fábula distópica na qual os animais tentam se livrar da corrupção humana. No entanto, ao longo da história, os porcos- que lideram a revolução- passam a controlar e oprimir os outros animais, utilizando inclusive do analfabetismo desses. Fora da ficção, é fato que a falta de alfabetização na sociedade moderna abre espaço para mazelas sociais e denuncia a importância da educação. Em um cenário de omissão estatal e de contribuição para a desigualdade social, torna-se necessário o debate acerca dos desafios na alfabetização infantil no Brasil.
Primeiramente, é possível afirmar que a alfabetização tardia evidencia a omissão do Estado. Nesse sentido, é garantia do artigo 6º da Constituição Brasileira os direitos a educação e a proteção da infância, no entanto, os índices de analfabetismo entre crianças expõe a realidade. Na história do Brasil, saber ler e escrever eram habilidades limitadas as classes dominantes até o fim do Século XIX, gerando um déficit histórico na educação. Hodiernamente, a herança histórica ainda é visivelmente presente, já que o direito constitucional é, na verdade, privilégio.
Em segundo lugar, é inquestionável que o analfabetismo infantil promove aumento da desigualdade social. Nessa perspectiva, a carência da alfabetização nos primeiros anos de vida contribui para o agravamento do trabalho infantil e para invisibilidade social, gerando escassez no acesso de bons empregos e, consequentemente, opressão e desigualdade. Tal pensamento é análogo as ideias da filósofa francesa Simone de Beauvoir, que contestava a marginalização e exclusão dos indivíduos, tornando-os invisíveis. Sendo assim, torna-se evidente a importância do letramento dos jovens e crianças para sociedade.
Tendo em vista a situação em análise, as medidas devem ser tomadas. Nesse viés, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com o Governo, promova melhorias na infraestrutura das escolas e no apoio pedagógico aos estudantes. Essa ação será possível por meio de investimentos na educação pública, já que essa viabiliza uma democratização no ensino. Dessa forma, o principal objetivo será alcançado, que é combater a analfabetização infantil no Brasil. Somente assim, será possível contrariar a realidade exposta por Orwell em seu livro “A Revolução dos Bichos”, nos libertando da opressão promovida pela analfabetização.
Junior Santos
Tenho duas ressalvas sobre a sua redação, uma é em relação a palavra” primeiramente” , pois ela está errada e não deve ser utilizada na linguagem formal , embora várias redações nota 1000 tenha usado essa palavra. E a outra, é em relativa à intervenção,ela apresenta todos os elementos, mas pode ser difícil para o corretor localizar o detalhamento , então tente melhorar nessa parte.
Nota Final:
Competência 1:200
Competência 2:200
Competência 3:200
Competência 4:160 ( senti faltas dos conectivos intraparágrafos)
Competência 5:200
Nota Final:960
lembrando que eu sou apenas um vestibulando e essa é minha opinião. Boa sorte e que vc continue evoluindo.
fernandaascardoso
Boa noite!!
Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.
Vamos lá:
A M E I o seu texto! Muito bem escrito, coerente e coeso. Argumentação boa, trouxe dados, citações. Parabéns!!
Seus argumentos são bons e seus desenvolvimentos ficaram ótimos!! Muito bem feitos e explicados.
Sua conclusão está ótima, mas nunca se esqueça de responder O QUE, COMO, QUEM, FINALIDADE E 2 DETALHAMENTOS.
Estimo que sua nota seja de 900 a 980.
Acredito que você está no caminho certo para tirar uma boa nota no ENEM e vestibulares!!! Não desista :)