DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

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Na série televisiva “Anne With an E” é retratado o repertório de um personagem secundário chamado Jerry que não tem acesso à educação porque, desde cedo, precisou trabalhar para ajudar a sustentar sua pobre família. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória do seu tardio  processo de alfabetização, influenciado não por sua família, mas sim por uma amiga do seu local de trabalho. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na série pode ser relacionada ao meio educacional do século XXI em que se destaca: a falta de incentivo familiar e a desigualdade social.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, o incentivo aos estudos pelos pais ou responsáveis, deve começar desde a primeira infância, visto que, é nessa fase que a criança começa o seu processo de desenvolvimento, que ocorre gradativamente.  Além disso, um dos fatores que auxiliam no exercício de letramento infantil é a leitura, pois, segundo a escritora brasileira Elaine Sekimura “Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar a cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade”.
Ademais, as diferenças dos níveis sociais têm grande peso na problemática abordada. De acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização(ANA), em 2016, o grupo com Nível Socioeconômico(NSE) muito baixo e baixo tiveram média de 23,4 em Leitura, enquanto o grupo alto e muito alto alcançaram 68,2. Logo, torna-se claramente visível o impacto da desigualdade social quanto à alfabetização infantil, mostrando que, a temática fictícia do repertório de Jerry faz parte da nossa realidade.
Portanto, é mister que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para conscientizar a população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação e Cultura( MEC), crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nos diversos meios de comunicação, apresentando a grande importância do incentivo ao estudo e detalhando o que o mesmo, ou a falta dele pode trazer aos cidadãos. Além disso, também é necessário que o estado crie políticas públicas que permitam maiores acessos a educação, visando beneficiar a população de baixa renda, para assim, converter o quadro de desigualdade quanto à alfabetização infantil.

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1 Correção

  1. INTRODUÇÃO
    Sua introdução está bem organizada, chamo atenção apenas ao fato que desenvolveu muito o repertório e isso pode prejudicar o tamanho da sua redação no final.

    1° DESENVOLVIMENTO
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento, há muitas vírgulas. Irei modificar seu parágrafo para ilustrar:
    Em primeiro lugar, é importante destacar que o incentivo aos estudos pelos pais ou responsáveis deve começar desde a primeira infância, visto que é nessa fase que a criança começa o seu gradativo processo de desenvolvimento (AQUI MODIFIQUEI PARA DAR MAIS COESÃO, MUITOS “QUES” PODEM DIFICULTAR A LEITURA PELO CORRETOR). Além disso, um dos fatores que auxiliam no exercício de letramento infantil é a leitura pois, segundo a escritora brasileira Elaine Sekimura, “Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar a cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade”.

    2° DESENVOLVIMENTO
    É importante lembrar que, ao escolher “EM PRIMEIRO LUGAR” como elemento coesivo introdutório do primeiro parágrafo de desenvolvimento, o segundo parágrafo de desenvolvimento deve iniciar com “EM SEGUNDO LUGAR”. Apesar de não ser uma ideia 100% utilizada, muitos corretores levam a risca.
    É interessante escrever “SITUAÇÃO DE JERRY”.
    Uma dica apenas (não é necessário seguir): evite repertórios numéricos ou tente utilizar apenas os presentes na proposta de redação, visto que no dia da prova não temos acesso à dados numéricos a não ser os que estão na proposta (é chato, mas pode ajudar).

    CONCLUSÃO
    Não foi iniciada com um elemento coesivo, podendo ser “EM SUMA”, “ASSIM”, entre outros elementos conclusivos.
    Seu detalhamento está na ação, correto? O uso dessa expressão destacada é complicado:

    “apresentando a grande importância do incentivo ao estudo e detalhando O QUE O MESMO, OU A FALTA DELE pode trazer aos cidadãos”

    Você pode trocar por “apresentando a grande importância do incentivo ao estudo e explicitando suas consequências futuras aos cidadãos”.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO: A maioria dos erros que consigo enxergar são de coesão, gramática (vírgulas) ou estruturais (como a falta de conectivos). Não falta muito para chegar em uma redação excelente. Lembre-se que também sou estudante e estou aprendendo ao corrigir a sua redação, está indo muito bem!

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