Desafios na alfabetização infantil

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Estabelecido pelo Congresso Nacional em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente garante o acesso à educação de qualidade a toda faixa etária infanto-juvenil. Entretanto, no que se diz respeito a alfabetização infantil, tal direito não tem sido adequadamente assegurado. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quatro.

A princípio, faz-se necessário destacar que os desafios na alfabetização infantil, se fundam na ausência de investimentos nas áreas didáticas. Segundo o economista britânico Arthur Lewis “A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido o“. Porém, uma vez que não existe investimentos tal fato se torna sem valor, tornando-se assim, um direito banalizado, o que dificulta o interesse e o aprendizado em relação a alfabetização.

A educação é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de um país. Ocupando a 12ª posição na economia mundial, seria coerente acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Todavia, a prática é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no analfabetismo. Segundo os dados do IBGE EDUCA, 52% das crianças com faixa etária de seis anos não são alfabetizados.Diante do exposto, é possível analisar que uma reforma no método de ensino é necessário buscando adequar a realidade do aluno em sala de aula, afim de garantir melhor aproveitamento do mesmo em momentos de estudo e de atividades educacionais.

Em vista disso, é necessário a tomada de medidas favoráveis. Como solução, cabe ao MEC atuando ao lado das escolas, a partir de investimentos por meio do governo, elaborar projetos educacionais, os quais serão inseridos nos três primeiros anos letivos, com o auxílio de professores que passarão o conhecimento obtido através de brincadeiras, as quais estimularam o interesse de aprendizagem no aluno primário. Dessa forma, tendo como finalidade aumentar o número de crianças alfabetizadas, eliminando os desafios enfrentados nos dias atuais, fazendo com que o alfabetização infantil saía da inércia.

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1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Vou te dar um pequeno flashback da sua redação.

    Introdução: ‘esse quatro’ creio eu que seja erro de digitação para ‘esse quadro’.

    D1: “A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido o“, faltou o complemento da citação; ‘este’ não é um verbo impessoal, sugestões: existem investimentos, existe investimento.

    D2: ‘claramente’ é uma expressão ambígua e evasiva, reconsidere o seu uso, de acordo com o objetivo do seu texto; pretende dizer “a fim de”? Esta expressão pode ser interpretada de forma informal, Sugestões: de modo a, para.

    Conclusão: ‘MEC’ é uma sigla que ainda não tinha sido utilizada no texto, por isso precisa especificar o que significa tal sigla, Ministério da Educação; ‘o alfabetização’ é um possível erro de concordância de género

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    TOTAL: 760

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