Iniciante

Desafios na Alfabetização Infantil

  • 0

Um tema muito discorrido em nossos dias é o da educação, a base para a formação socioeducativa do ser. Séneca, filósofo estoico, afirmou que “a educação exige maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.

É importante ressaltar que a alfabetização infantil enfrenta muitos desafios. Os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização, mostram que em 2016 somente 45,3% das crianças possuíam leitura adequada. O que é preocupante, pois como diz Séneca, é um fator que influenciará sobre toda a vida.

Outro ponto a destacar é a estrutura precária. Em uma entrevista, a professora e escritora, Tijuko Kishimoto disse, “o problema da alfabetização não está no método, está na falta de estrutura das escolas”. Por se tratar do primeiro contato com o aprendizado, é relevante que as escolas estejam preparadas para receber os alunos, não apenas com mesas e cadeiras, e sim com um acervo variado de materiais educativos.

Por todos esses aspectos, é notório que a alfabetização infantil necessita de ajustes e investimentos. Por isso, o Governo junto com o Ministério da Educação deve investir na formação de profissionais qualificados e na infraestrutura das escolas, por meio de cursos com uma grade de conhecimento abrangente e liberação de verbas. Voltando assim o olhar para uma educação de referência.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeiramente não manjo muito de redação.
    A sua introdução ficou meio vazia, e meio confusa você fala que a educação está sendo muito comentada e logo em seguida apresenta uma frase sobre a importância da educação, porém, não apresentou uma tese sobre o tema (desafio na alfabetização infantil).Deixando uma introdução ”pobre”.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento você apenas apresenta dados sobre a alfabetização, e citou uma fala de séneca, poderia ter entrado mais a fundo em questão das dificuldades, como faltas de escolas em áreas pobres, professores qualificados, ter um bom planejamento de ensino, como por exemplo grande parte dos analfabetos são crianças de áreas rurais que sofrem com a falta de escolas ( adequadas) um ensino com bons professores, e o transporte para levá-los a escola.
    No 2 parágrafo você praticamente só fala que está precária a situação, a apresenta uma frase de Tijuko Kishimoto. MAIS UMA VEZ, MEIO POBRE, PARECE QUE ESTAVA COM PREGUIÇA (SEM QUERER OFENDER HAHA).
    Na conclusão se tivesse colocado ( desssa forma foma, é notório e etc) ficaria com uma estrutura melhor.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.