No século XVI, com a chegada dos portugueses ao território brasileiro, povos indígenas sofreram com a implantação do sistema colonial, a perda de suas terras, transformação em escravos agrícolas dentre muitos outros. Trazendo para o contexto atual, percebe-se que esses desafios bem como o pensamento de soberania sobre os índios, herdado dos colonizadores e a perda de suas terras são desafios enfrentados pelo povo indígena até hoje.
Em primeira análise, é importante destacar que a marginalização da cultura indígena ocorre desde o descobrimento, impulsionando um pensamento ultrapassado que se faz atual. Ao considerar a língua portuguesa como idioma oficial brasileiro, por exemplo, e subjugar as línguas indígenas, mostra como o pensamento de soberania esta enraizado ate hoje na sociedade brasileira. Pensamentos como esses impulsionaram problemas maiores como o genocídio da população indígena. Segundo a FUNAI (Fundação Nacional Indígena) a população caiu de 5 milhões para 818,000,um verdadeiro genocídio do povo indígena.
Além disso, ainda sobe um pensamento soberano, os índios enfrentam um desfio que persiste desde o século XVI: a perda de suas terras. Segundo a Constituição Cidadã de 1988 é reconhecida aos índios o direito originário sobe as terras que tradicionalmente ocupam, entretanto, o que se percebe é um descumprimento do que prevê a constituição. No ano de 2020, por exemplo, o Presidente da República assinou um projeto de lei que prevê a autorização para atividades de mineração, agricultura e agropecuária em larga escala, ações destrutivas em territórios indígenas.
Portanto, medidas são necessárias para combater tais desafios. Sendo assim, as escolas bem como professores de história devem abordar a participação do índio na história do Brasil, podendo criar uma semana do índio e assim levar algum indígena para o ambiente escolar para mostra seus costumes e culturas e assim acabando com o pensamento de soberania. Ademais, a FUNAI com o Ministério Publico deve agilizar as demarcações das terras — direito garantido na constituição — tratando como prioridade, para que assim possam vivenciar sua cultura e costumes.
GiovannaP
Oi Yara, na minha opinião sua redação ficou excelente.
A introdução ficou muito boa , e sua tese clara. Os desenvolvimentos ficaram coerentes e sua proposta de intervenção também ficou ótima. Acredito que um pouco mais de aperfeiçoamento gramatical é o que falta.
Espero ter ajudado, sucesso.💛
ANGELMUSIC
BOA NOITE ……
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO.
MAIS DE INICIO GOSTEI DA SUA REDAÇÃO.
Competências:
Nota 1 – 160 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 180 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 160 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
OBS: SEMPRE QUANDO FOR FAZER A CONCLUSÃO DE SUA OU QUALQUER REDAÇÃO SEMPRE DETALHE O MÁXIMO QUE PUDER, DESSA MANEIRA PODERÁS TIRAR NOTA 200 NA COMPETÊNCIA 05.
No mais, gostei de sua redação, sucesso na próxima…. PARABÉNS.
ESPERO TER AJUDADO :-)
BOA NOITE !!!