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Desafios e soluções para o preconceito linguístico no Brasil

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Em “Big Brother Brasil”, reality show brasileiro, o ex-participante Daniel foi alvo de memes pelo seu sotaque característico do Sul, intensificado pela palavra “gente”. Fora da TV, é notável que sotaques e jargões ainda são motivos de discussões. Sendo assim, para resolver essa questão, é necessário analisar os impasses educacionais e sociais dessa problemática.

Em primeiro lugar, o sistema educacional não está totalmente adepto a elasticidade linguística. Em 2011, o MEC publicou uma nota apoiando a linguagem popular em livros didáticos, entretanto, cabem as escolas decidirem a inserção do conteúdo. Dessa forma, a língua portuguesa restringe-se à norma culta, isolando os estudantes das adequações ás transformações do vocabulário. Assim, com a negligência, a escola é contribuinte para a expansão do preconceito linguístico, propulsor da repulsa ao próprio idioma natal.

Em segundo lugar, é importante salientar a elitização do português brasileiro, causado inconscientemente pelo indivíduo menos favorecido valorizando as camadas sociais superiores. O escritor André Valente em seu livro “Linguagem Nossa de Cada Dia” diz que não há variante linguística superior, e sim a de mais prestígio usado pela classe elitista. Dessa forma, há uma desvalorização da diversidade de fala do próprio pais e região, fomentando ideologias de certo e errado no dialeto, contribuindo na dificuldade dos brasileiros na adequação à língua.

Sendo assim, medidas devem ser aplicadas para solucionar a problemática. Cabem as escolas permitirem a livre circulação de livros com dialeto popular, a fim de fazer com que estudantes entendam sobre as adaptações linguísticas e evite o prejulgamento sobre o assunto. Paralelamente, o MEC deve fazer projetos audiovisuais em outdoors e redes de ensino para que a sociedade compreenda sobre a importância da pluralidade do idioma. Assim, situações com as do ex-BBB parem de ser vistas como piada e sim como impressão da cultura brasileira.

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3 Correções

  1. Sua redação está muito boa, mas deve se atentar a alguns fatores:
    C1 – tem uma quantidade significativa de erros, tente estudar crase, vírgula, concordância verbal e nominal, além de tomar cuidado na hora da digitação, pois a palavra SENDO está escrita SENSO.
    C2 – Interessante os repertórios, porém não são o suficiente para atingir a nota máxima, tente trazer um fato mais firme, algo que seja mais bonito de se ler, mais agradável, um filme, uma série, um contexto histórico.
    C3 – demonstra bom domínio da estrutura da redação, porém peca em alguns aspectos, tente expôr mais a sua opinião, para dar marcas de autoria, além de diminuir o tamanho dos períodos, e finalizar os parágrafos retomando à tese.
    C4 – Bom uso de conectivos, não notei muitas repetições de palavras, mas tem a repetição do “Sendo assim”. Tente ampliar mais seu vocabulário, para evitar repetições.
    C5 – só achei 4 dos 5 elementos necessários.
    1- 140
    2- 180
    3- 160
    4- 160
    5 -160
    Total 800

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  2. Gostei muito da sua redação, só percebi uns pequenos erros. No desenvolvimento 1 você começa com “Senso assim”. Já na conclusão a segunda solução esta sem detalhamento, isso, porque faltou explicar como seria esses outdoors. Expl. ” Paralelamente, o MEC deve fazer projetos audiovisuais em outdoors. nos quais abordam a riqueza e a importância que a diversidade linguística tem, mostrando a beleza e peculiaridade de cada região do Brasil, assim,a sociedade ira compreender a importância da pluralidade do idioma ”.
    Competência 1=160
    Competência 2=180
    Competência 3=160
    Competência 4=160
    Competência 5= 160
    = 820

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  3. No primeiro parágrafo você colocou “Sensu assim”, apesar de ser visível qual era sua intenção “Sendo assim” perde ponto na Competência 1 (aconselho sempre fazer uma revisão no final da escrita). No 2 parágrafo você errou uso da crase em “cabem as escolas”, deve se usar crase. No 3 parágrafo, você escreveu “prestigio” e “pais” (erro de acentuação”). Bom, esses são alguns erros mais alarmantes (oriento o estudo da gramática). Também é importante um melhor planejamento e progressão textual, interligando melhor sua argumentação. No último parágrafo seu texto deve apresentar na intervenção (Agente, Ação, Modo, Finalidade, Detalhamento), você deve fazer uma completa ou uma completa e outra com apenas alguns elementos. Na sua, a primeira faltou o modo e a segunda você colocou apenas dois elementos. Você já conhece bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com um pouco mais de estudo e treino vai se sair muito bem.
    C1: 120
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 180
    Nota 800

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