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Desafios e perspectivas para a juventude do século XXI

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O filme ”O último ano para o resto de nossas vidas”, de Jonh Hugues, conta a história de um grupo de jovens que, ao terminar o colegial ,se veem amadurecidos social e mentalmente.   É evidente que a passagem da adolescência para a maioridade é importante para o desenvolvimento dos futuros cidadãos, os quais, lamentavelmente, são obrigados a passar por vários desafios em meio á atualidade, como a pressão social trazida pela modernidade.   Portanto, a sociedade deve refletir não só sobre a dependência virtual dos jovens, mas também sobre a personalidade indiferente trazida pelos aparelhos digitais.

Em primeiro plano, é possível afirmar que a nova geração de jovens , a chamada ”Geração Z”, se tornou muito mais abstinente pela facilidade da tecnologia.   Segundo o site ”Cultura e Ciência”, mais de 7,8 milhões de jovens usam as redes sociais como ferramentas para o cotidiano, como aplicativos para compras, filmes, músicas e transporte.   Dessa forma, infelizmente, eles levam um estilo de vida virtual em que todas as tarefas são realizadas pelos eletrônicos, enquanto os jovens crescem com menos atitudes, mais fobias sociais e deixam que a tecnologia se torne mais importante que a vida real.

Em seguida, vale ressaltar que a necessidade excessiva de utilizar os aparelhos para fins humanos faz com que os jovens criem uma personalidade indiferente ao mundo.   De acordo com a tese do filósofo Zygmunt Bauman, a sociedade atual se torna cada vez mais fria, menos presente e mais e mais virtual conceituando isso como Sociedade Líquida.   Nesse sentido, inaceitavelmente, a ”Geração Z” absorve a insensibilidade dos aparelhos eletrônicos e , mesmo que sem esse propósito, se torna a geração antipática em busca de satisfazer as relações virtuais e não as reais impossibilitando os jovens a terem um futuro social saudável.

Com vista no que foi mencionado, é necessário impedir que os futuros cidadãos se inspirem em máquinas.   Desse modo, o Ministério da Saúde deve criar o programa voltado aos jovens que abordará o tema do uso de celular e da socialização, por meio de verbas governamentais.   Além disso, o projeto terá o nome de ”Futuro Brasil” e será abordado dentro das escolas em jogos e palestras coletivas sem uso de aparelhos eletrônicos.   Assim, será possível atender as perspectivas da sociedade sobre os jovens do século XXI, acabando com os obstáculos, como é representado no filme produzido por Jonh Hugues.

A quem for corrigir, se puder me dizer em qual competência eu errei de devo trabalhar mais agradeço desde já  :D

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2 Correções

  1. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 920.

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  2. Notas:
    c1- 160
    c2- 160
    c3- 160
    c4- 160
    c5- 160
    Total: 800
    – Procure sinônimos, vc repete muito várias palavras.
    Ex; como, mais, jovens (vc usou muitas vezes no texto inteiro) e outras.

    – Procure estudar conectivos, pois vc repetiu muito o conectivo e.
    – Vc elabora bem o texto, sabe como desenvolver, apresenta repertório cultural, faz uma alusão e a retomada dela no final do texto, resumindo, vc escreve bem. Mas precisa melhorar mesmo é na gramática, com relação a repetição de palavras e conectivos. Em relação aos seus argumentos senti muito sua opinião, porém acho que falta uma maneira culta de abordá-la e experimente colocar provas concretas, exemplos famosos.

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