Desafios e perspectivas da educação à distância no Brasil.

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No filme “O menino que descobriu o vento”, é narrada a história de um garoto que, por meio da educação, mudou a realidade de sua aldeia na África após descobrir como obter água através do vento. Não só na ficção, mas também na realidade, a educação desempenha  um papel transformador. Diante dessa conjuntura, criou-se o EaD (ensino à distância), uma tecnologia que gera um amplo debate na esfera educacional. Portanto, faz-se necessário ponderar os desafios e perspectivas inerente à tal método.

Precipuamente, é fulcral pontuar as desigualdades sociais, que surge com os avanços tecnológicos, como sendo um dos desafios para a educação à distância. Acerca disso, o filósofo Pierre Lévy afirmou que toda tecnologia criava os seus excluídos. Sob esse prisma, ao analisar a sociedade brasileira, a qual é caracterizada por uma grande desigualdade social, observa-se que 30% da população não tem acesso à internet, de acordo com o “TIC Domicílios 2019”. Diante disso, visto que a obtenção da banda larga é preponderante para se ter acesso à esse tipo de educação, consequentemente essa porcentagem populacional brasileira ficará excluída de seus direitos educacionais o que, infelizmente, torna a educação um privilégio e não um direito cidadão.

No entanto, a nova modalidade educacional trás perspectivas promissoras para alunos que têm acesso à ela. Nesse sentido, é imperativo destacar a superação de barreiras geográficas com tal metodologia. Exemplificando tal afirmativa, é possível que um aluno, residente no nordeste brasileiro, possa estudar em uma instituição de nível superior no sul do país, rompendo as barreiras regionais. Além disso, o aluno também terá uma maior flexibilidade no horário, uma vez que, possuindo ferramentas como notebooks e internet, poderá acessar as aulas a qualquer momento e em qualquer lugar, evidenciando o EaD como uma modalidade inovadora.

Portanto, tendo em vista os desafios, urge a necessidade de medidas que possam solucionar o impasse. Dito isso, o Ministério da Educação, em parceria com instituições de ensino à distância, deve democratizar o acesso ao EaD por meio de um projeto de lei, entregue à Câmara dos Deputados, que permita que pessoas com renda inferior à dois salários mínimos possam receber ferramentas, como computadores e acesso gratuito às respectivas plataformas de ensino. Desse modo, tal ação tem a finalidade de difundir a educação à distância no Brasil de forma a ampliar as oportunidades de formação profissional no país.

 

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2 Correções

  1. Boa noite! Primeiramente gostaria de ressaltar que sua introdução na minha visão pareceu muito mais uma grande contextualização do tema do que verdadeiramente a exposição do problema, visto que o momento para a apresentação da tese foi trocado po você por “Portanto, faz-se necessário ponderar os desafios e perspectivas inerente à tal método.” e isso pode influir na diminuição de sua nota na competência 2.
    No seu desenvolvimento, a estrutura de ordenamento dos parágrafos foi muito bem executada e todas as afirmativas foram reforçadas por uma citação ou por um dado, oque contribui positivamente na competência 3, sem mencionar oalto conhecimento sobre elementos coesivos oque garante pra você 200 na Competência 4.
    Em relação a sua conclusão embora eu ache que a proposta é inviável ela foi muito bem apresentada e seguiu todos os pontos exigidos pelo ENEM e acredito que você consiga garantir 200 na Competência 5 tambem.

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  2. Na tese da redação, estar muito boa, apresenta as duas teses;
    No desenvolvimento, ele desenvolveu tanto os desafios e as perspectivas, porém ele usou 1 ou 2 palavras com a terminação “mente”, pois em redação não pode ser usada a palavra com terminação “mente”;
    Na conclusão ele fez as 4 perguntinhas básicas e ficou muito boa.

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