Desafios e perspectivas da educação a distância em tempo de isolamento social

  • 0

No século XVI os colonizadores chegaram ao Brasil e a partir da vinda deles a desigualdade social chegou no país. Com isso a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido às diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não têm acesso à “internet” e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.

Em primeira análise, podemos observar a grande dificuldade que é estudar remotamente, os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto, desde que as escolas foram fechadas devido à pandemia. Logo essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem e isso irá gerar um impacto na educação do país.

Em segunda análise, os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino, muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – mostra que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados, pelo fato dos docentes possuírem dificuldades de repassar os conteúdos e eles acabam obtendo uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.
Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos. Cabe as Secretárias Municipais de Educação – secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, com as Secretarias estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico, caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, através de investimos financeiros. De modo a garantir o acesso à educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Achei sua redação simplesmente perfeita. Houve uso de conectivos e de fato muito bem usado.
    Ótima introdução, com um contexto histórico trazido para a atualidade. Acompanhado de uma tese perfeita.
    Desenvolvimento muito bem elaborado apresentando e defendendo seu ponto de vista, com explicação e exemplificação.
    Conclusão incrível. Usou um ótimo conectivo, retomou breviamente a introdução e retratou o agente, ação, detalhamento e o objetivo.
    Nota: 1000
    Uma dica: se vc tiver lido algum livro ou visto algum filme, fica bom botar isso no seu texto. Assim mostra sua autoria. Claro se vc quiser pôr.

    • 1
  2. No século XVI os colonizadores chegaram ao Brasil e a partir da vinda deles a desigualdade social chegou no país. Com isso(faltou vírgula) a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades(precisa falar disso no desenvolvimento) devido às diferenças presentes na sociedade. Por isso(conectivo inadequado), muitos alunos não têm acesso à “internet”(não precisa aspas) e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta(palavra inadequada) como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.

    Tese complexa, você citou causas e consequências do problema, tendo que falar disso no desenvolvimento.

    Em primeira análise, podemos observar a grande dificuldade que é estudar remotamente, os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto, desde que as escolas foram fechadas devido à pandemia. Logo(falta vírgula) essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem e isso irá gerar um impacto na educação do país.

    Você começa falando de dificuldades de concentração, e depois fala de falta de acesso ao ensino, isso torna seu texto superficial, o lado bom foi que a introdução(falta de acesso ao ensino) foi retomada, tornando o projeto de texto visível.

    Em segunda análise, os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino, muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – mostra que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados,(sem vírgula aqui) pelo fato dos docentes possuírem dificuldades de repassar os conteúdos e eles acabam obtendo uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.

    Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos. Cabe as(faltou crase) Secretárias Municipais de Educação (agente)– secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, com as Secretarias estaduais de Educação, oferecer planos de internet(ação) e auxílio para a compra de aparelho eletrônico, caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores(ação) como utilizar o ensino remoto, através de investimos(palavra errada) financeiros. De modo a garantir o acesso à educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.(finalidade)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120

    • 0
  3. INTRODUÇÃO

    No século XVI[1] os colonizadores chegaram ao Brasil e[2] a partir da vinda deles[3] a desigualdade social chegou* no país. Com isso[4] a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido às diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não têm acesso à “internet” e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.
    Contextualizou bem o tema e o explicou. Acho que você deveria ligar um pouco melhor a contextualização com o tema em si, pra ficar mais coerente (mais contínuo).
    1 – faltou vírgula
    2 – faltou vírgula
    3 – faltou vírgula
    * cuidado com a repetição de palavras (não é que não pode repetir, mas na mesmo linha é um pouco arriscado pois isso demonstra que você não tem um vocabulário amplo para o corretor)
    4 – faltou vírgula
    Você tem bastante dúvida em que lugar colocar a vírgula… te explicando brevemente, a vírgula serve para separação e inversão das frases, ou seja, você utiliza ela quando é um aposto, vocativo ou alguma outra palavra que se separa do assunto e quando as frases não estão na ordem “padrão” (que seria a inversão do sujeito, verbo e complemento). É bem resumido como eu expliquei, então, te aconselho a assistir uma vídeo aula só de vírgula.
    _______________________________________________________

    DESENVOLVIMENTO 1

    Em primeira análise, podemos[1] observar a grande dificuldade que é estudar remotamente, os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto,[2] desde que as escolas foram fechadas devido à pandemia. Logo[3] essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem e isso irá gerar um impacto na educação do país.
    Seu desenvolvimento está bom, só tente argumentar mais, visto que é um texto dissertativo-argumentativo e o mais importante é a sua argumentação (não apenas apresentar dados). Nesse sentido, respondendo a correção anterior, a marca de autoria não está no uso de repertório, mas na sua argumentação. O repertório pode demonstrar criatividade, mas não é o mais importante (não se sinta obrigado a usar um tipo de repertório, pois é livre desde que relacione ao tema).
    1 – primeira pessoa do plural não é totalmente excluída de um texto dissertativo-argumentativo, mas te aconselho a evitar.
    2 – não tem vírgula nesse caso
    3 – faltou vírgula
    _______________________________________________________

    DESENVOLVIMENTO 2

    Em segunda análise[1], os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino, muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – mostra que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados,[2] pelo fato dos docentes possuírem dificuldades de repassar os conteúdos e eles acabam obtendo uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.
    Eu fiquei com uma dúvida… por que a falta de experiência dos professores atrapalha no ensino a distância? Talvez seja óbvio e para mim também, mas você tem que explicar TUDO para o corretor. Ele não pode ter nenhuma dúvida em relação ao seu texto.
    1 – “em segunda análise” não é um conectivo interparágrafo
    2 – não tem vírgula nesse caso
    _______________________________________________________

    CONCLUSÃO

    Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos.[1] Cabe as Secretárias Municipais de Educação – secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, com as Secretarias estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico,[2] caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, através de investimos financeiros. De modo a garantir o acesso à educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.
    Não sei se é modelo Enem, mas se for a sua proposta de intervenção está incompleta. Sua conclusão está boa, te aconselho a retomar seus antigos argumentos na conclusão, para demonstrar um projeto de texto.
    1 – não entendi o porquê desse ponto final, pois você não tinha terminado o período… (ponto final é utilizado no fim de um período)
    2 – não tem vírgula nesse caso

    Enfim, você escreve muito bem. Há apenas alguns detalhes para melhorar que podem te prejudicar de forma significativa. Siga essas dicas que te dei e tenho certeza que você vai evoluir muito. Não deixarei a nota, pois o mais importante são essas dicas, mas você escreve bem sim.

    Parabéns pelo texto e espero ter te ajudado na sua jornada para concluir seus objetivos ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.