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DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL

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Na mitologia grega, quelone foi condenada a se tornar uma tartaruga, isso por conta de sua preguiça, que foi tanta ao ponto de não ir ao casamento de Zeus(senhor do olimpo, onde moravam os deuses), assim ela foi castigada a andar eternamente devagar. De maneira análoga, o aluno por vezes acaba não respeitando a seus estudos e o praticando de forma lerda e sem compromisso. Não há dúvidas de que o ensino a distância é um desafio, devido não só a falta de comprometimento do aluno, mas também a carência de estrutura para estudar online na casa deles.

Por oportuno, merece ênfase que muitos alunos negligenciam as aulas transmitidas online, visto que eles podem facilmente estar presentes, mas não prestando atenção, pois os professores não conseguem mais ter contanto visual com eles. Em consequência disto o nível de aprendizado decaí, e os alunos ficam propícios a repetirem de ano, e se forem aprovados podem ir para o próximo ano com o conhecimento inferior ao necessário.

Faz-se mister, ainda, salientar que não são todas as casas que tem um acesso completo a informação, com computadores e internet de qualidade. Segundo o IBGE, em 2016, 46 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso a internet, e se esse número elevaria caso verificassem a qualidade da dela. Por consequência, os estudantes sem acesso acumulam cada vez mais atividades e provas, precisando recuperar tudo ao voltar o ensino presencial.

Portanto, algo precisa ser feito para amenizar essa questão. Logo, os pais em parceria com a escola, devem monitorar seus filhos, verificando sua frequência e entrega de atividades escolares. O governo junto com a escola deve pesquisar e mapear os estudantes sem acesso a aula online, e com uma licitação providenciar chips com internet e aparelhos eletrônicos para eles. Somente assim os problemas do EAD vão ser contornados e a educação brasileira vai conseguir distanciar do mito grego, com alunos que são sejam preguiçosos como quelone.

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3 Correções

  1. Olá, Luiz, tudo bem?? Eu vou corrigir sua redação de acordo com as competências do Enem, pode ser ? Desde já, peço desculpa por qualquer erro que eu venha a cometer, sinta-se a vontade para me corrigir. =)

    INTRODUÇÃO
    –> Excelente contextualização da preguiça da tartarug com a procratinação estudantil
    –> tese bem estruturada e desenvolvida
    –> 2 problemáticas facilmente identificadas

    OBS:
    –> “Quelone” deve vir com inicial maiuscula, visto que é um nome próprio
    –> 2 ausência de crases: à falta e à carência
    –> “na casa deles” deles quem ? se for do “aluno”, ha um erro de concordância, por você se referiu,primeiramente, ao aluno como singular

    D1
    –> Boa argumentação, você sabe se expressar e transmitir o seu posicionamento de forma clara, isso é muito bom pois revela autoria. Porém, a linguagem que você esta utilizando está meio coloquial, você cita muito “eles/deles”, não precisa disso e, em alguns casos, pode ocorrer a ambiguidade das ideias. Tente evitar esses termos e prefirir algo mais formal.
    –> repetição “ano”
    –> Ausência de repertório. Você expôs uma excelente argumentação, mas não abordou fatos de outras áreas do conhecimento, o que deixou seus argumentos vagos. Cuidado, sempre traga algum repertorio, tanto no D1, como no D2, isso dará embasamento as suas ideias.

    D2
    –> Boa argumentação e uso de repertório
    –> Cuidado ocm alguns erros de repetições, como “acesso”
    –> “a qualidade da dela.” faltou coesão, justamente por conta desse uso que você faz em pronomes possessivos.
    –> ausência de crase: “acesso à internet.”

    CONCLUSÃO
    🔺 ação: deve monitorar seus filhos | pesquisar e mapear os estudantes sem acesso a aula online e com uma licitação providenciar chips com internet e aparelhos eletrônicos para eles.
    🔺 meio/modo: ? | ?
    🔺 agente: pais e escola | governo
    🔺 finalidade: ? | ?
    🔺 detalhamento: verificando sua frequência e entrega de atividades escolares. | ?

    –> Luiz, o enem não obriga o autor a resolver os 2 problemas, basta um, mas de forma completa (ou um completo e outro incompleto), porém, você trouxe duas propostas de intervenção, e ambas incompletas. Cuidado, tente atender aos 5 criterios, pois a conclusão é o unico paráfrago que vc pode atingir os 200 isoladamente, no caso a 5° competência.
    –> ausência de virgula: “Logo, os pais, em parceria…”
    –> ausência de virgula: “O governo, junto com a escola, deve…”
    –> Governo com inicial maiuscula, assim como Quelone, no final
    –> repetição “escola”
    –> ausência de crase: “à aula online”
    –> ausência de vírgula: “a aula online e, com uma licitação, providenciar…”
    –> no final é “não” e não “são” visto que em nenhum momento você citou o termo EAD, o que seria isso? Você precisa especificar, para não causar nenhuma duvida ao corretor, mesmo que este saiba o significado da sigla.

    🔺C1: 150
    🔺C2: 160
    🔺C3: 160
    🔺C4: 160
    🔺C5: 120
    🔺NOTA: 750

    Lucas, essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. Parabéns pela redação, está otima!❤️❤️

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  2. Competência 1- 120
    Competência 2- 160
    Competência 3- 120
    Competência 4- 120
    Competência 5-120
    Evite erros ortográficos, contextualize mais os seus argumentos, pense na real problemática do EAD ( a falta de comprometimento dos alunos é devido a o quê? Seria o desgaste mental e as consequentes causas do isolamento social? Pense mais sobre isso). Proposta de intervenção vaga, as escolas não atuam sem o Ministério da Educação, compete ao MEC a fiscalização das atividades escolares, bem como a pesquisa e mapeamento de alunos sem acesso à internet. Faltou o detalhamento: AGENTE, AÇÃO, MODO, EFEITO E DETALHAMENTO. Ex: MEC (agente) deve fiscalizar (ação) a frequência de atividades dos alunos (modo) para contornar o deficit educacional presente no EAD. Boa intenção em citar mitologia grega, porém, com seu conhecimento procure citar algo além do mitológico, pois não encaixa no contexto se não for bem contextualizada.

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  3. Competência 01: 120
    Competência 02: 120
    Competência 03: 120
    Competência 04: 160
    Competência 05: 160
    Total : 680

    • Erros de concordância.
    • Estruturação do texto mediana.
    • Erros de concordância prejudica a coesão e a coerência.
    • A estruturação da proposta de intervenção está mal organizada.
    Acredite em você! Continue estudando. 👍

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