Desafios e perspectivas da educação a distância em tempo de isolamento social

  • 1

No século XVI os colonizadores chegaram ao Brasil e a partir da vinda deles a desigualdade social chegou no país. Com isso a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido as diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não tem acesso a internet e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.

Em primeira análise, podemos observar a grande dificuldade que é estudar remotamente, os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto, desde que as escolas foram fechadas devido a pandemia. Logo essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem e isso irá gerar um impacto na educação do país.

Em segunda análise, os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino, muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – mostra que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados, pelo fato dos doscentes possuírem dificuldades de repassar os conteúdos e eles acabam obtendo uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.

Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos. Cabe as Secretárias Municipais de Educação – secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, junto com as Secretárias estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico, caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, por meio de investimos financeiros. A fim de garantir o acesso a educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.

Compartilhar

2 Correções

  1. No século XVI(1) os colonizadores chegaram ao Brasil e(2) a partir da vinda deles(3) a desigualdade social chegou(4) no país. Com isso a educação a(5) distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido as(6) diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não tem(7) acesso a(8) internet e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta(9) como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam(10) não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.

    1, 2 e 3-Faltou a vírgula
    4- Repetição do termo
    5, 6 e 8- Faltou a crase
    7- Erro de concordância
    9-Quem apresenta? acredito que você quis usar um gerúndio(apresentando)
    10-“Acabam não tendo” é um pouco informal, né?
    Lívia, recomendo a reescrita dessa introdução, pois a estrutura é um pouco problemática. Tente organizar melhor as ideias que você quer apresentar. Você me apresentou duas causas e duas consequências.

    Em primeira análise, podemos observar a grande dificuldade que é estudar remotamente,(1) os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto, desde que as escolas foram fechadas devido a(2) pandemia. Logo(3) essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem(4) e(5) isso irá gerar(6) um impacto na educação do país.(7)

    1- Faltou um conectivo, talvez um “visto que”.
    2-Crase
    3-Vírgula
    4-Achei a oração um pouco informal. você poderia reescrever como:”a aprendizagem dessas crianças ficará deficitária.
    5-Um conectivo de consequência seria legal.
    6-Você poderia substituir “irá gerar” por “gerará”
    7-A ideia de impacto na educação do país já está em “ficarão com deficiência na aprendizagem”
    Seu 1° desenvolvimento tem um problema de projeto de texto, visto que sua primeira causa era a falta de acesso à internet. Demais, as ideias estão pouco desenvolvidas.

    Em segunda análise, os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino,(1) muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais –(2) mostra(3) que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados,(4) pelo fato dos doscentes(5) possuírem dificuldades de repassar os conteúdos(6) e eles acabam obtendo(7) uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.

    1-Caberia um conectivo
    2-Você não precisa explicar o significado de UFMG, já que é uma sigla conhecida.
    3- Dados mostram
    4-Vírgula desnecessária
    5-Erro de digitação
    6-Justaposição de orações
    7-um “obtêm” seria melhor.
    Há uma falha do projeto de texto, na medida em que sua segunda causa era a falta de suporte escolar e familiar.Além disso, o desenvolvimento de ideias também é problemático.

    Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos(1). Cabe as(2) Secretárias Municipais de Educação(3) – secretaria(4) responsável(5) por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município(6), junto com as Secretárias(4) estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico, caso o aluno não tenha,(7) fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, por meio de investimos financeiros.(10) A fim de garantir o acesso a(8) educação(9) de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.
    1-Esse período é subordinado, mas faltou a oração principal.
    2-Faltou crase
    3-Não precisa estar maiúsculo
    4-repetição do mesmo termo
    5-você está falando de secretárias no plural.
    6-Se ela é municipal, é porque está no município.
    7-Você deveria quebrar o período e reescrever a oração
    8-Crase
    9-repetição
    10- Não tem sentido quebrar o período.
    Agente->Secretárias Municipais de Educação junto com as Secretárias estaduais de Educação
    Ação->oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico
    Meio->
    Efeito->
    Detalhamento-> secretaria(4) responsável(5) por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino

    Nota:640
    C1->120.
    C2->160. A argumentação é pouco desenvolvida
    C3->120.Há o desenvolvimento de algumas informações
    C4->120. Há alguns problemas de repetição e de progressão textual.
    C5->120. Duas propostas com 3 elementos.

    • 1
  2. Sua introdução ficou boa. Parabéns!
    *tendo = gerúndio -> tente mudar para: acabam de modo a não ter uma ….
    D1:
    *surgindo = gerúndio.
    O seu desfecho final precisa ser mais crítico, e o desenvolvimento tem que ter 4 períodos.
    Tente ver redações completas no meu canal do Youtube que está em meu perfil.
    D2:
    * obtendo = gerúndio.
    OBS: NOS SEUS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO, REFAZ ELE COM DOIS PERÍODOS APÓS O REPERTÓRIO. COMENTE O REPERTÓRIO ANTES DO PERÍODO CONCLUSIVO, PARA QUE SUA ARGUMENTAÇÃO NÃO FIQUE SUPERFICIAL OU MERAMENTE EXPOSITIVA. EXEMPLO: TÓPICO FRASAL + REPERTÓRIO, ARGUMENTO QUE DEFENDE A TESE E, POR FIM, PERÍODO CONCLUSIVO E QUE ELE SEJA BEM CRÍTICO.

    Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos. Cabe as Secretárias Municipais de Educação – secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, junto com as Secretárias estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico, caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, por meio de investimos financeiros. A fim de garantir o acesso a educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.

    * tendo = GERÚNDIO.
    Por meio de investimentos financeiros vindo de onde?
    Sua intervenção ficou excelente, continue escrevendo… que você chegará a perfeição….
    ==========================================
    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    Nota Final
    900

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.