O documentário “Pro dia nascer feliz” traz em discussão a realidade de muitos alunos brasileiros que não cumprem o período letivo e evadem do ambiente estudantil. Sob esse contexto, é notório que a evasão escolar é um problema histórico e que impede o progresso do País. Isso ocorre em razão do desinteresse pelos alunos e o sucateamento das instituições de ensino. Logo, faz-se imprescindível a tomada de decisões que mitiguem a problemática.
Convém ressaltar, a princípio, o quão monótono é o modelo de aprendizagem instituído nas redes de ensino do Brasil. Dessa maneira, o ensino conteudista ou também chamado de “ensino bancário” por Paulo Freire, educador, em seu livro “Pedagogia da autonomia”, gera nos estudantes uma desmotivação. Com isso, a educação libertadora – autônoma- , proposta pelo autor supracitado, não é valorizada ou praticada. Desse modo, o desinteresse pelo aprendizado impede o aluno de enxergar um futuro acadêmico, já que na escola não há nada que o atraia e contribua para mantê-lo ativo nos estudos. Destarte, nota-se como isso não contribui para o avanço educacional no país ao, cada vez mais, não gerar alunos qualificados ao ramo laboral, pois não possuem diploma ou não descobriram sua vocação para ingressarem em uma universidade.
Outrossim, o não investimento estatal na melhoria da infraestrutura escolar para prover um ambiente escolar adequado constitui um obstáculo. Diante dessa questão, investir na estrutura de instituições de ensino ao oferecer livros novos, carteiras de boa qualidade, alimentação saudável e inovações pedagógicas, tonifica a importância da escola. Isto é, ao proporcionar condições que favoreçam e instiguem o estudo, jovens e crianças estarão aptos a permanecer ali e desfrutarem de suas garantias. Portanto, o sucateamento das escolas públicas impulsiona o abandono escolar e consequentemente, o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente que assegura o direito à educação é cada vez menos exercido.
Em suma, é de extrema necessidade transformar esse cenário e oferecer um futuro educacional de qualidade para os brasileiros. Para isso, cabe ao Governo Estadual identificar os problemas estruturais das escolas e, por meio da disponibilização de verbas, iniciar uma reestruturação desse ambiente a fim de atender às demandas de professores e fomentar o gosto pelos estudos nos alunos. Ademais, o Ministério da Educação deve criar um projeto escolar por meio de palestras ao corpo docente, para inserirem novas formas de aprendizagem através de aulas práticas e dinâmicas que exijam a participação dos alunos a fim de motivá-los a aprender e a se dedicarem àquilo. Em síntese, com essas ações a evasão escolar diminuirá em grande proporção no Brasil pós-moderno.
Bruno189
C1: 200 Participante apresenta modalidade da gramatica.
C2: 160 Participante compreende a proposta da redação, aplicando o conhecimento de várias áreas.
C3: 160 Participante seleciona, relaciona e interpreta, fatos e opiniões do argumento da redação.
C4: 160 Demonstra conhecimento coesivo mediano
C5: 200 Elabora a proposta de intervenção para o problema abordado que respeite o direitos humanos.
Total: 880
OBS: observa-se que a introdução e o desenvolvimento muito longo, porém a redação está muito bem abordada. são 30 linha, revise redações anteriores nota 1000. Boa Sorte!!!
Não desista..
celso
Olá,
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
DICA:
– observar a estética, parágrafo de introdução curto para parágrafos de desenvolvimentos e de conclusão longos, além da quantidade de linhas do texto como um todo (máx 30linhas)
– quebra de paralelismo no paragrafo de introdução
“… em razão DO desinteresse…e o sucateamento…”
o correto seria
“… em razão DO desinteresse… e DO sucateamento…”
no geral o texto está ótimo, e muito bem escrito.
Johary
Oi, bom dia! tudo bem? espero que sim.
Eu amei a sua redação, achei ela muito bem escrita e com um repertório muito vasto, porém acredito que caso seu foco seja ENEM a redação tenha ficado muito longa, portanto segue uma dica: pegue uma folha de papel e marque quando der 30 linhas, faça sua redação nela e depois passe para o site, vai ajudar sua redação a ficar melhor. De resto achei ela incrível, parabéns!
ANGELMUSIC
Boa noiteee, ◉‿◉
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITO, PARABÉNS.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :180
# Competência III: 200
#Competência IV: 180
# Competência V: 200
✓ só conselharia você diminuiu o tamanho dos parágrafos, por que consequentemente dará mais de 30 linhas.
# relação da quantidade de linhas de cada parágrafo de uma redação.
– PARÁGRAFO DA INTRODUÇÃO: 1 a 6 linhas.
– PARÁGRAFOS DOS DESENVOLVIMENTOS: 7 a 8 linhas , cada parágrafo.
– PARÁGRAFO DA CONCLUSÃO: 7 a 8 linhas. Dependendo, do tamanho de sua letra.
ABRAÇO VIRTUAL :^)
luiisaribeiro
oii!
– amei sua redação, porém, aconselharia a dissertar parágrafos menores, pois lembre que o corretor irá corrigir milhares de redações além da sua, e quanto mais objetivo seu texto, melhor será a compreensão do mesmo e objetividade é um dos pontos fundamentais da redação.
– você propôs duas propostas de intervenção, achei máximo! porém, lembre-se que há apenas 30 linhas na redação do enem, caso você coloque dois causadores do problema, tente propor uma intervenção que se encaixe para os dois, assim, sua redação ficará mais objetiva.
– amei o seu domínio da norma padrão, e o seu repertório é mt rico! parabéns…