Segundo o dramaturgo George Bernard Shaw: “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”. Esse pensamento pode descrever as transformações que as formas de trabalho vêm sofrendo atualmente, devido ao avanço da internet, e a necessidade de adaptação do trabalhador a tais modificações. Nesse contexto, destaca-se o surgimento do empreendedorismo digital, o qual possui um amplo mercado consumidor, mas também, desafios a serem enfrentados.
Em primeiro lugar, com o desenvolvimento tecnológico, a internet ampliou suas funções, e hoje, permite o consumo de bens e de serviços virtualmente de forma rápida e fácil, tornando-se, assim, um lugar com grande potencial para empreendedores. Sob tal perspectiva, de acordo com a NZN Intelligence, em 2019, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras online a ir às lojas físicas. Dessa maneira, é notável que a praticidade- uma das qualidades principais da internet- deve ser o objetivo do negócio próprio. Logo, para alcançar o grande número de compradores virtuais, as empresas precisam se inserir no meio digital.
No entanto, por ser uma atividade relativamente recente e por envolver processos que exigem certo conhecimento tecnológico, o empreendedorismo digital pode representar um desafio para quem decide experimentá-lo sem conhecer suficientemente bem suas características. Nesse sentido, conforme o levantamento Negócios Digitais Brasil 2020, as principais dificuldades dos proprietários de e-commerces (lojas virtuais) são as vendas e os investimentos. Como consequência, problemas na administração e gestão dos negócios são comuns principalmente entre os pequenos empreendedores. Com base nisso, é necessário que haja mais informação e capacitação para os interessados nessa área.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar os desafios enfrentados pelos empreendedores digitais. A fim de proporcionar o surgimento de e-commerces prósperos urge que o Ministério do Trabalho disponibilize gratuitamente conhecimentos essenciais sobre essa profissão, mediante a criação de cursos onlines sobre o gerenciamento do próprio negócio virtual, que serão administrados por profissionais com experiência na área. Só assim, as mudanças citadas por Shaw ocorrerão e serão assimiladas pelos cidadãos.
giovlodger
Olá! Não sou profissonal, mas posso dar minha opinião e falar sobre alguns pontos da sua redação. Vocabulário impecável, abordou amplamente o tema e as citações também estão perfeitas! Dados bem abordados e verdadeiros, sem contar que você retomou no fim do texto a citação falada na introdução de uma forma bastante perspicaz. Parabéns! Nota: 970