Desafios e a importância da saúde pública no Brasil

  • 0

A máquina pública, no Brasil, possui um alto custo de investimentos na saúde, porém, o que a população e os profissionais da área observam é uma desvalorização do setor com baixos salários, médicos descontentes e sem condições de trabalho, falta de medicamentos, hospitais insuficientes e mal aparelhados somados a um atendimento precário, tornando-se esse o retrato da saúde pública brasileira.
Diante dessa pespectiva faz-se necessária a análise da falta de infraestrutura e da omissão governamental.
Segundo a Constituição Federal – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se manifestado de forma eficaz, dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.
Diante disso, deve-se analisar a falta de infraestrutura nos hospitais, que vem prejudicando cada vez mais a população, tendo em vista faltas de leitos como mostra o estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alertou que o país perdeu 40 mil leitos hospitalares na última década, falta de médicos específicos para determinada área, medicamentos importantes para o paciente,essa realidade é abordada no documentário “Na fila do SUS”, dirigido pela pesquisadora da área Ellen Francisco, mostrando tais adversidades.
Ademais, a omissão governamental é um propulsor para a problemática,destacando a idéia do filósofo John Locke, para ele esse ato configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde, o que é evidente no país. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse.Para isso é imprensindivel que o Estado libere verbas para a implantação do projeto “Health +” onde o Ministério da saúde, juntamente com o Governo estadual, faria um estudo minucioso de todos os hospitais de determinada região, afim de concluir as mudanças e obras indiscutíveis em cada local, visando juntamente com arquitetos, maneiras de aumentarem os leitos dos pacientes para mais conforto e construções de novas instalações como alas de UTI, abastecimento de de aparelhagens e medicamentos, contratação de mais médicos especialistas, fazendo valer a idéia de John Locke.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Eu dei uma lida no seu texto e fiz algumas observações.
    Então, vamos lá. Logo de início quero ressaltar que você ultrapassou o limite máximo de 30 linhas proposto pelo MEC.
    Você não escreveu de acordo com a estrutura prevista. Isso resultaria na desclassificação direta da sua redação.
    Você deve tomar cuidado com a pontuação e o uso de vírgulas, pois, não usá-las adequadamente resulta em perca de pontos.
    Vou deixar aqui como deve ser estruturado o seu texto, para que você consiga entender:

    INTRODUÇÃO:
    1 – Assunto/Contexto;
    2 – Tema;
    3 – Teses/Objetivos.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    1 – Afirmação;
    2 – Exemplificação;
    3 – Explicação
    4 – Conclusão.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    1 – Afirmação;
    2 – Exemplificação;
    3 – Explicação;
    4 – Conclusão.

    CONCLUSÃO:
    1 – Retomada;
    2 – Proposta de Intervenção.

    INTRODUÇÃO:
    – Você não entrou de forma adequada no tema.
    – Você não apresentou claramente suas teses.
    – Você fez 2 parágrafos de introdução, algo que não é recomendado.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    – Você fez mais de dois parágrafos de desenvolvimento.
    – Não entrou no tema da tese.
    -Trouxe informações externas. Isso é bom.
    -Seu parágrafo ficou muito curto, faltando algumas informações, como, por exemplo, exemplificações, explicações sobre o tema proposto, e uma conclusão clara.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    -Ultrapassou o limite de 7 linhas.
    -Novamente trouxe informações externas. Porém o seu parágrafo ficou somente nas informações externas e faltou algumas exemplificações, explicações e uma melhor abordagem sobre o tema.
    -Cuidado com a colocação de vírgulas.

    DESENVOLVIMENTO 3??:
    -Esse parágrafo não deveria existir, visando a estrutura do texto, onde, o seu desenvolvimento deve conter apenas dois parágrafos e cada um abrangendo uma de suas teses.

    CONCLUSÃO:
    -Você deve ter uma retomada mais clara da sua tese. Tentando ressaltar os problemas.
    -Você deve trazer sempre as causas e consequências que essas medidas trarão.
    -Escreva uma conclusão com informações mais reduzidas e abrangentes, você explicou demais fazendo com que sua conclusão ficasse muito grande e portanto faltasse outras informações.

    Vou deixar aqui alguns link que podem te auxíliar:
    https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-estrutura-texto/

    Espero que tenha ajudado você e que não desista, pois, a persistência traz a perfeição. Não que as minhas sejam perfeitas, claro. No mais, obrigado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.