DESAFIOS DOS IDOSOS NO BRASIL

  • 0

A obra “A República” do filósofo Platão, retrata uma organização política pautada numa harmonia social, livre de adversidades e conflitos. Nesse viés, esse conceito impulsionou as nações em alcançarem esse plano. Conquanto, o preconceito tem afastado o Brasil desse objetivo, uma vez que a população idosa é negligenciada nos seus direitos, além de ter dificuldades em conseguir trabalho. Desse modo, a insatisfação tem uma crescente no país, pois o Estado cobra altas tarifas e tem um serviço prestado deficiente.

         Em primeira análise, é válido salientar que o Brasil ocupa a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar em um sistema público de trabalho eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de emprego para os idosos. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é papel do Governo promover uma sociedade justa e igualitária. Assim, é inaceitável que, em um país de relevância mundial como o Brasil, inexistem medidas eficazes direcionadas para garantir a democracia social, visto a privação do emprego de um indivíduo é também ferir a sua dignidade.

          Somado a isso, é possível afirmar o preconceito como empecilho à consolidação da problemática. Nessa perspectiva, o filme chamado “A Guerra dos Rocha”, retrata a história de uma senhora, a qual tem dificuldades de viver em sociedade pela prenoção sofrida da população. Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e muito influente nas relações sociais. Por conta disso, os antepassados passam por desarmonia quanto a aceitação e efetivação dos seus direitos, pois atitudes como o prejulgamento e a agressão psicológica torna-se comum na nação, sendo clara a sociedade abominável.   

         Desse modo, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o impasse atual. Nesse aspecto, o Ministério da Cidadania deve promover um projeto, a qual crie empregos humanitários, por meio de campanhas e palestras nas comunicações da mídia, inclusive com a parceria das empresas públicas e privadas. Espera-se, com isso, a diminuição na exclusão dos idosos, assegurando seus direitos a partir da ação estatal eficiente na valorização das necessidades mencionadas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: ficou excelente a citação utilizada, mostrando a relação dela com uma realidade vivida no Brasil e a apresentação do seu posicionamento crítico (tese) junto com problematizações a respeito do tema.
    Desenvolvimento 1: muito bom o seu tópico frasal do tipo “Contraste” e a comprovação dele com um fato. Sua citação ficou boa também, reforçando um exemplo que uma sociedade deve seguir, que no seu caso foi: (promover a justiça e a igualdade).
    Desenvolvimento 2: Você desenvolveu muito bem o parágrafo utilizando o tópico frasal do tipo “Declaração Inicial” juntamente com a citação do filme, mostrando a relação que ocorre fora da ficção.
    Conclusão: você citou todos os quatro elementos (agente, a ação, por qual meio a ação vai ser feita e a finalidade) e respeitou os direitos humanos, requisitos necessários para atingir uma boa pontuação na competência 5.
    Sua redação ficou muito boa, parabéns!
    Continue estudando, abraço :)

    • 0
  2. Olá, a sua intro ficou muito boa, mas ficou confusa a parte do preconceito, ficaria mais legal explecitar quem sofre esse preconceito logo de cara(a população idosa), pq logo depois vc colocou idoso, mas seria melhor transcrever o tema na intro. Você fez 2 Desenvolvimentos muito bons, entretanto eu achei que a palavra Antepassados não vai de acordo com idosos, pois antepassados são aqueles que já faleceram ao meu ver, bem de resto é isso, você fez uma redação muito boa, cuidado com muitos dados e tente não usar filmes e séries nos desenvolvimentos, pois para muitos corretores não confirma um ponto de vista, tente usá-los na Intro, parabéns e boa sorte nos estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.