Desafios do saneamento no Brasil

  • 0

Sabemos que o saneamento básico e algo de extrema importância, tanto para saúde quanto para o bem estar da população. Infelizmente essa situação não se resume a há realidade brasileira, pois, a falta deste só aumenta.

Ano após ano o consumo excessivo de saneamento vem aumentando cada vez mais no Brasil. E a falta de investimento no setor é um dos motivos para que boa parte da população não tenha acesso a esse recurso. Cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso a água tratada e 100 milhões sem coleta de esgoto.

Consequentemente essa situação gera muitos problemas às pessoas sem acesso a esse recurso, como por exemplo: doenças devido à falta de tratamento da água, e poluição devido ao descarte urbano incorreto.

Portanto medidas deverão ser tomadas. É necessário que o Ministério da Saúde melhore a saúde da água construindo mais tratamentos de esgoto em estados mais pobres com periferias gerando menos doenças, juntamente com o Ministério do meio ambiente propondo conscientização do descarte incorreto de lixo.

Compartilhar

3 Correções

  1. no geral, o texto ficou um pouco confuso… tente se atentar a pontuação e busque um repertório mais amplo de palavras. Se você inserir algumas referências e informações específicas, vai ajudar bastante também. Seu texto está bom, mas se fizer algumas alterações ficará muito melhor. Boa sorte!!!

    • 0
  2. Opa, Leandro, como vai? Então, vamos lá!
    Acredito que seu modelo tem como espelho o do ENEM, certo? Se sim, primeiramente, é de extrema importância que seu texto seja maior, ou seja, que atinja, pelo menos, no mínimo, 25 linhas numa folha de papel normal. E outro aspecto, nunca, em hipótese nenhuma utilize terceira pessoa do plural, pois se trata de um texto dissertativo argumentativo, impessoal. Logo, “sabemos”, como, por exemplo, nuca deve ser utilizado.
    Ademais, precisam ser implementados nos seus parágrafos os seguintes esqueletos:
    -Introdução
    É necessário contextualizar o tema com um argumento de autoridade/interdisciplinar – filósofos, sociólogos, conceitos geográficos, econômicos ou fatos históricos. Após ter realizado a contextualização, você deve introduzir a sua tese sobre o tema proposto. Nessa perspectiva, deixe claro duas teses – ou três, porém, de preferência, duas -, aquilo que será defendido nos parágrafos de argumentação. OBS: A banca sugere que o candidato escreva 4 períodos, no mínimo, nesse parágrafo.
    -Argumentação
    Nesses parágrafos, desenvolva suas teses. Sob esse viés, utilize argumentos de autoridade que legitimem o seu argumento. Aqui um exemplo:
    Vamos supor que eu irei ter, como tese, que o problema do saneamento básico no brasil é oriundo da segregação geoespacial. Dessa forma, eu devo explicar o que esse conceito significa e, de forma clara, estabelecer a relação que ele tem com os desafios acerca do saneamento.
    -Conclusão
    bem, nesse parágrafo você deve propor uma proposta de intervenção, isto é, dissertar modos de como contornar os empecilhos que você apresentou na sua tese. Em adendo, sua conclusão terá como base: agente/ação/modo ou meio/finalidade e detalhe. Sobre o detalhe, é necessário que você detalhe a ação ou modo ou finalidade. Só precisa detalhar um desses, à sua preferência.
    Procure ler redações nota 1000. Inclusive, um youtuber chamado Lucas Felpi fez uma cartilha com diversas notas 1000 do ano de 2018 e 2018. Lendo elas você vai se familiarizando mais com a redação do ENEM. Enfim, gostei do seu texto, você tem futuro.
    Abraço,
    The Jobim

    • 0
  3. Achei que está boa,porém falta um pouquinho mais para ser nota mil.Como por exemplo nao repetir muito as palavras mais tá super bom pra começar.
    Poderia usar algum filme ou sereseja que fale do assunto ou até mesmo fazer comparações de um país para outro.
    Na conclusão falta um pouco,acabou que você falou falou mais não falou se é que mé entende.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.