Mestre

Desafios do Saneamento básico no Brasil

  • 0

          Segundo o livro cristão, a Bíblia, Deus criou a água antes da luz sendo necessária substância para a sobrevivência humana. Inegavelmente, nota-se que, hodiernamente o sistema hídrico básico ainda é precário em algumas regiões brasileiras. Contudo, observa-se um problema político e social para a saúde e sobrevivência coletiva.

           Mormente, é notório que, maior parte dos lugares onde apresentam água precária são de periferias e subúrbios devido o descompromisso das autoridades responsáveis. Assim também, no livro o Cortiço, do autor Aluízio de Azevedo, João Romão dono das moradias mostra-se muitas vezes indiferente e superior aos problemas dos moradores. Similarmente, fora de ficção, as autoridades também não demonstram devida atenção a população.

           Outrossim, sem dúvida, proporcionalmente ao descaso enfrentado ao descaso com a população os índices com catástrofes como enchentes, desabrigados e mortes são consequências dessa má administração. Ainda mais, prova disso, segundo o jornal G1, em janeiro de 2020, noticiou que no Norte e Noroeste do país o numero de desabrigados por enchentes tinha chegada a seis mil. Certamente, os cidadãos mais carentes possuem maiores dificuldades em meio disso.

           Em virtude dos argumentos citados, necessita medidas cabíveis. A Agência Nacional das Águas(ANA) atrelada a Agência Nacional da Vigilância Sanitária(ANVISA) podem realizarem projetos com profissionais da área com o intuito de evitar enchentes e tratar d’água. Oposto a isso, é dever dos cidadãos exigirem seus direitos com protestos para que as autoridades tomem providências. Dessa forma, o sistema hídrico nacional será conservado.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá,
    – Cuidado com o uso contínuo destes conectivos terminados em “mente”;
    – Há poucos erros gramaticais e concordância;
    – Falta vírgula em alguns períodos;
    – Falta clareza em alguns dos períodos, ou seja, poderia ter sido escrito de forma mais direta;
    – Erro de acentuação;
    – “Chegada” no terceiro parágrafo, penso que você queria dizer “chegado”;
    – Erro de concordância verbal na conclusão;
    – O uso de “oposto a isso” ficou meio estranho, pois a oração seguinte não dá uma ideia de oposição ao que já foi dito, e sim adição;
    – Repertório sociocultural bom;
    – Boa estruturação textual;
    – Talvez falte uma defesa de ponto de vista com mais força, intensidade;
    – Falta detalhamento da proposta de intervenção;
    Notas:
    c1: 140
    c2: 180
    c3: 180
    c4: 160
    c5: 160
    total = 820
    Espero ter ajudado, bons estudos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.