Desafios do saneamento básico no Brasil

  • 0

Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois o saneamento básico não é um problema exclusivamente atual, uma vez que acontece desde a antiguidade. Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela poluição dos recursos hídricos e a desigualdade social.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a contaminação das águas está entre as principais casas da falta de higiene. O Nordeste é a segunda região que mais sofre com a perda de água, contém o maior número de municípios que não apresentam estações de tratamento de água. Sob esse viés, muitos municípios dessa região não entregam água devidamente tratada a seus moradores, cansando problemas na saúde populacional como leptospirose, cólera e a esquistossomose. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, estejamos passando por essa situação alarmante a qual atinge mais que a metade da população mundial.

Ademais o desequilíbrio populacional como mais um dos fatores que agravam esse impasse. De acordo com Emilie Durkeim, sociólogo francês, os fatos podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe total harmônica social, visto que um sistema corrompido não favorece o processo coletivo.

Fica evidente que a poluição dos recursos hídricos e a desigualdade social são prejudiciais ao saneamento básico e que, portanto, é necessário mudanças. Para isso o Estado, deve promover ações que supram o problema, por meio de leis para evitar e denunciar ligações clandestinas, vazamentos e tendo como obrigação a coleta de todo o esgoto das residências. Nesse sentido, o intuito de tal medida é que todos tenhamos um abastecimento de água e uma limpeza urbana melhor. Feito isso, a população do Nordeste não passará mais pelo caos na qual está passando pela fata de higiene localizada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Regular. Atenção às vírgulas e concordâncias, tanto verbais como nominais.

    Compreensão da proposta de redação. … Bom!

    Seleção e organização das informações. … Regular. Falta coesão e coerência.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Regular. Evite repetições de palavras usando sinônimos.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Faltou detalhar melhor.

    • 0
  2. Olá! Primeiramente, quero dizer que, assim como você, nesta plataforma, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco

    Ao afirmar(1), em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado(1). De fato, ele estava certo, pois o saneamento básico não é um problema exclusivamente atual, uma vez que acontece desde a antiguidade(3). Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela poluição dos recursos hídricos e (4)a desigualdade social.

    (1) Acho que vc pode retirar essa parte sem nenhum prejuízo. Mas é só uma sugestão mesmo 😉
    (2) Não consegui relacionar esse repertório com o tema. Sugiro que vc retire
    (3) Gostei dessa relação histórica. Deixo como sugestão que vc pesquise um pouco sobre a história do sanitarista inglês John Snow (não é o de GOT, tá?). Ele é muito importante para a epidemiologia moderna e é um repertório sociocultural incrível para esse tema. Aí vc pode utilizar isso como repertório da introdução
    (4) para manter o paralelismo, coloque “seja pela desigualdade social”

    Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a contaminação das águas está entre as principais casas(5) da falta de higiene(6). (7)O Nordeste é a segunda região que mais sofre com a perda de água,(8) contém o maior número de municípios que não apresentam(9) estações de tratamento de água. Sob esse viés(10), muitos municípios dessa região(11) não entregam água devidamente tratada a seus moradores, cansando(12) problemas na saúde populacional como leptospirose(13), cólera e a esquistossomose(13). Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, estejamos(14) passando por essa situação alarmante(15) a qual atinge mais que a metade da população mundial.

    (5) causas
    (6) o uso dessa palavra é equivocado. Sugestão: “Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a contaminação das águas está entre as principais causas da falta de saneamento no Brasil.”
    (7) Utilize um conectivo. Por exemplo, “nesse sentido”
    (8) no lugar da vírgula é um “e”
    (9) substitua “apresentam” por “possuem”
    (10) esse conectivo tem a mesma estrutura do “sob essa perspectiva”. Sugiro que vc utilize outro
    (11) Para evitar repetição, substitua “municípios dessa região” por “desses”
    (12) causando
    (13) Essas duas doenças são causadas pela falta de saneamento, mas a contaminação não ocorre pela ingestão de água. Sugiro retirar
    (14) Não utilize a primeira pessoa. Sugestão: “a sociedade esteja passando”
    (15) vírgula

    Ademais(16) o desequilíbrio populacional como(17) mais um dos fatores que agravam esse impasse. De acordo com Emilie Durkeim, sociólogo francês, os fatos podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe total harmônica social, visto que um sistema corrompido não favorece o processo coletivo(18).

    (16) vírgula
    (17) seria “é”?
    (18) faltou relacionar isso com o tema. Como isso se relaciona com o saneamento?

    Fica evidente que a poluição dos recursos hídricos e a desigualdade social são prejudiciais ao saneamento básico e que, portanto, é necessário(19) mudanças. Para isso(20) o Estado,(21) deve promover ações que supram o problema, por meio de leis para evitar e denunciar ligações clandestinas(22), vazamentos(22) e tendo como obrigação a coleta de todo o esgoto das residências(22). Nesse sentido, o intuito de tal medida é que todos tenhamos(23) um abastecimento de água(24) e uma limpeza urbana melhor(25). Feito isso, a população do Nordeste(26) não passará mais pelo caos na(27) qual está passando pela fata de higiene(28) localizada(29).

    (19) “é necessário que ocorram mudanças”
    (20) vírgula
    (21) não tem vírgula
    (22) Seus argumentos foram: a) a contaminação dos mananciais (corpos hídricos utilizados para abastecimento humano); b) cidades nordestinas sem acesso a água potável; c) doenças causadas pelo consumo de água contaminada. Em momento algum vc fala a respeito dessas ações, o que causa incoerência em sua redação. Era esperado que vc tentasse solucionar os problemas que você citou no desenvolvimento. Sugestão: reescreva a sua proposta de intervenção de forma a resolver os problemas que vc apresentou.
    (23) Não utilize a primeira pessoa. Mude por “tenham”
    (24) faltou dizer que ela deve ser tratada
    (25) a palavra “melhor” tem muita subjetividade, isto é, o que é melhor ou pior depende do ponto de vista do observador
    (26) E a Região Norte??? E as regiões periféricas das grandes cidades, inclusive das Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste??? O problema não está só no Nordeste!!! Cuidado com isso, pois seu tema envolve todo o país. Não é pq vc exemplificou a Região Nordeste que o problema existe apenas lá…
    (27) no
    (28) higiene é DIFERENTE de saneamento
    (29) seu tema pediu pra solucionar no país…

    Notas:
    CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
    CII – 120 (fala sobre o tema, exceto no 2º parágrafo de desenvolvimento; o texto é dissertativo-argumentativo, apesar do 2º parágrafo de desenvolvimento não possuir argumentos; tem uma tese; mas não possui repertório produtivo)
    CII – 120 (o 2º parágrafo de desenvolvimento é expositivo; sua conclusão apresenta ideias que não haviam sido desenvolvidas antes)
    CIV – 160 (faltou colocar alguns conectivos e utilizou um de forma errada)
    CV – 160 (faltou o detalhamento na proposta de intervenção)
    Final: 680

    Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.