O principal objetivo do saneamento básico é promover uma qualidade de vida propícia as pessoas. No entanto, o cenário atual no Brasil não é o ideal, pois milhares de pessoas que moram em grandes cidades convivem com a falta de esgoto tratado, o que contribui para a proliferação das doenças, evidenciando a falta de comprometimento dos gestores em diminuir a desigualdade social.
Em relação a quantidade de água doce, o país concentra 12% do total disponível no mundo. Todavia, a distribuição acontece de maneira desigual entre as regiões, pois 70% desse recurso está concentrada na região amazônica, e a região Nordeste é a que mais sofre com a falta de água devido a invernos curtos e insuficientes para suprir a necessidade hídrica da maioria das pessoas, afetando o sistema imunológico delas, pois ficam sujeitas a doenças, inclusive decorrentes do esgoto a céu aberto como a Hepatite A.
As grandes cidades cresceram de maneira rápida e desordenada, e a consequência disso é a falta de tratamento de esgoto em regiões afastadas do centro, levando os mananciais a altos índices de poluição e degradação, como é o caso do Rio Tietê em São Paulo, que recebe resíduos industriais não tratados adequadamente. Essa situação é potencializada pela falta de investimentos públicos, afetando a qualidade de vida das pessoas, que muitas vezes precisam consumir água de qualidade duvidosa e ficam expostos ao mal cheiro do esgoto exposto nas ruas, causando doenças como dor de cabeça e até a dengue.
Portanto, urge a necessidade em avançar nas políticas públicas em saneamento básico para solucionar o problema, e o governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura deve aumentar os investimentos públicos no tratamento de esgoto, especialmente nas favelas, buscando diminuir as desigualdades e ao mesmo tempo evitando doenças. Ademais, é urgente uma lei que obrigue as grandes indústrias a tratar o esgoto descartado, buscando preservar os rios e córregos, e assim contribuir com a preservação da natureza.
mouraavii
Olá Emerson, quero dizer primeiramente que sou uma estudante e não tenho muito conhecimento sobre redações, mas vim deixar minha opinião.
SE PUDER CORRIGIR ALGUMA MINHA FICAREI AGRADECIDA.
gostei da sua introdução, uma dica muito importante, comece os parágrafos SEMPRE com conectivos coerentes seguido de vírgula, isso pesa na sua nota, mas seus desenvolvimentos estão muito bem escritos e com argumentos organizados e uma conclusão perfeita, com agente, modo, meio, finalidade e detalhamento. Você escreve muito bem, meus parabéns.