Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito a saúde e ao bem-estar social. No entanto, os desafios do saneamento básico no Brasil impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A saúde é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de saúde eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de saneamento básico para a população carente do país. Segundo o g1.globo.com apenas 5% das cidades brasileiras investem 60% ou mais do que arrecadam no setor. Diante do exposto é notório que a falta de investimento impossibilita a população a ter acesso a água e esgoto.
É importante salientar que a falta de investimento torna o ambiente domiciliar propicio a propagação de doenças infectocontagiosas. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é características da “modernidade liquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto a falta de comunicação entre os setores citados agravam a resolução do empecilho.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem á construção de um mundo melhor. Dessa maneira é importante que o Estado faça o repasse de verbas para as prefeituras de todos os estados brasileiros para que se invista em política públicas de saneamento básico para a sua população. Dessa forma a sociedade integrada será alcançada no Brasil.
yukizin
Bom dia
Introdução: Ficou boa, possui um repertório e você consegue moldar ele para a produtividade do texto.
Desenvolvimento 1: O seu argumento ficou claro, está super bem embasado, você apresentou tudo que precisava para comprovar sua tese e deixa claro o seu ponto de vista. Além disso, o argumento é muito pertinente ao tema. Obs.: Escrever ”g1.globo.com” no formato de ”site” não é algo muito comum, acredito que escrever apenas ”G1” seria mais do que suficiente.
Desenvolvimento 2: Esse parágrafo eu não gostei. Ficou um pouco confuso, não está claro o seu argumento e a citação também não foi muito produtiva, faltou aprofunda-la e explicar melhor a sua relação com o seu argumento.
Conclusão: Ficou um pouco crua. Quando você fala que o ”Estado” deve repassar verba, fica muito vago, poderia citar um articulador do estado federal para essa finalidade, como um ministério, tentando ser um pouco mais específica. Além disso, quais políticas públicas seriam investidas?
Geral: Seu texto ficou bom no começo, mas pecou no final.
NOTA: 780
PerfectClarita
Olá Sabrina,
Na introdução, você diz que os desafios do saneamento básico devem ser superados, mas não exemplifica nenhum. Colocando as palavras-chave dos desafios a serem superados logo na introdução você já informa o leitor do que irão se tratar os parágrafos de desenvolvimento e deixa sua tese mais reforçada.
Achei também que a citação no segundo parágrafo não se conectou muito com a primeira fase do parágrafo, deixando-o confuso.
A estrutura está boa e gostei da sua conclusão também.
Abraços :)