Desafios do saneamento básico no Brasil

  • 0

Na França do século 17, o saneamento básico era algo praticamente inexistente, o esgoto era jogado nas ruas sem qualquer cuidado ou tratamento, tais atos causaram a proliferação da peste negra, uma das doenças mais letais enfrentadas pela humanidade. Analogamente, no Brasil, vemos cidades inteiras com um péssimo serviço de saneamento, que assim como na França a quatro séculos, causam não só inúmeras doenças,mas  também a falta de água limpa para todos.

É inegável que, a falta de saneamento vem causando um crescente número de doenças vindas através da sujeira. Se pode analisar o filme brasileiro ¨Acquaria¨ , onde vemos uma população que passa por uma grande escassez de água, a água potável se torna um bem precioso, com isso a higiene básica fica fora de cogitação. Fora da ficção, o baixo acesso a higiene tem matado todos os anos , criando um ciclo de epidemias como a febre tifoide, a cólera e a hepatite A.

Partindo do exposto anteriormente, o baixo saneamento básico cria também a escassez da água potável. Foi observado que, cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso a água tratada segundo o Trata Brasil, em sua grande maioria pessoas de baixíssima renda. Olhando por esse âmbito, os mais pobres são os primeiros a sofrer com o descaso na saúde pública.

Tendo em vista os argumentos expostos, torna-se fundamental um trabalho conjunto entre o Ministério do Desenvolvimento e grandes empresas de planejamento urbano para a criação de projetos  e modelos, integrando assim todas as casas, da maior a menor. De forma que, tais projetos de saneamento sejam entregues a prefeituras , para que sejam executadas as obras, a fim de proporcionar água limpa e esgoto tratado para todas os as cidades brasileiras. Visando assim, de forma ostensiva, que  todos tenham acesso a dignidade humana de se ter saneamento básico.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução;
    1- Ótima alusão.
    2- Apresentou duas causas do problema apresentado.
    3- Ausência de erros gramaticais.
    Primeiro Desenvolvimento:
    1- Tópico frasal ok
    2- (Se pode analisar o filme…) seria legal adicionar um conectivo nesse período, por exemplo: (Nesse sentido, pode-se analisar…).
    3- Gostei do repertório.
    4- Ausência de desfecho nesse primeiro desenvolvimento.
    Segundo Desenvolvimento:
    1- (Partindo do exposto anteriormente, o baixo…) vírgula (Partindo do exposto, anteriormente, o baixo…).
    2- Tópico frasal ok
    Conclusão:
    1- (Tendo em vista os argumentos expostos, torna-se…) Adicione um conectivo conclusivo! Exemplo: (Portanto, tendo em vista os argumentos…).
    2- Intervenção muito boa.
    3- Bom desfecho conclusivo.
    Gostei muito da sua redação, porém, tente usar mais conectivos, e sempre (SEMPRE) termine o dois desenvolvimentos e a conclusão com um desfecho, para ficar bem mais estruturado. Bom estudos, Abraços!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.