Desafios do processo de alfabetização em questão no Brasil

  • 0

De acordo com Sir Arthur Lewis, “a educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Visto isso, é possível mencionar que a alfabetização é de suma importância para o desenvolvimento pessoal. Entretanto, no Brasil muitos jovens não conseguem acesso a uma instituição de ensino e diversos outros que conseguem este acesso e devido a outras dificuldades, optam pelo abandono da instituição 

Em primeiro lugar, é importante destacar que o meio mais viável para os jovens se alfabetizarem é através das escolas, porém, uma grande quantidade de jovens não consegue acesso a escolas públicas pela quantidade escassas de vagas. Além disso, a ingressão em colégios particulares é restrita a uma pequena porcentagem de pessoas, a grande parcela brasileira não possui condições de conseguir pagar uma instituição privada. 

Além disso, deve-se ressaltar que muitos adolescentes acabam por abandonar a escola, pois enfrentam dificuldades financeiras em casa e precisam trabalhar o dia inteiro, faltando tempo para dedicar ao estudo. Indubitavelmente, isso irá gerar péssimas consequências no mercado de trabalho, uma vez quanto menor o nível de escolaridade, mais baixas são as chances. 

Portanto, é de suma importância que o Estado tome providencias para amenizar o cenário atual. Para a diminuição na taxa de alfabetização no Brasil, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de investimentos estatais, um programa que ajude financeiramente os jovens mais necessitados, para que assim eles consigam um tempo para dedicar ao estudo. Além disso, o Ministério da Educação deve investir em construção de novas escolas públicas, para que todos consigam garantir suas vagas. 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, não sou nenhum profissional da área, mas seu texto possui algumas irregularidades que vou destacar aqui:

    Introdução: Você conseguiu contextualizar a situação com a citação, mas sua problemática, acredito eu, não é boa, tipo, você poderia ter colocado a insuficiência do ensino público para o desenvolvimento da alfabetização dos indivíduos e não que não há vagas nas redes públicas (Mesmo que possa ocorrer, não é uma situação de nível macro). A evasão escolar foi um bom problema a ser debatido, mas sua introdução carece de uma boa estrutura ( A sua redação inteira ) o que dificulta a criação de uma Tese+coerência e coesão.

    Modelo de uma introdução: CITAÇÃO+CONTEXTUALIZAÇÃO ( Se você quiser colocar uma das problemáticas logo nela, não há problema)+EXPLICITAR OS FATORES LEVAM A REALIDADE QUE VC CONTEXTUALIZOU A EXITIR, E COLOCAR QUE DEVEM SER DEBATIDOS, DEIXANDO SUA INTRODUÇÃO EM ABERTO.

    Seu D1 consegue estender uma das problemáticas apresentadas na introdução, mas só tem dois períodos, é necessário três. E se sempre que puder contextualize com sua citação primeira ( A usada na sua introdução), fazendo com que seu texto seja circuito e conectado.

    Seu D2 sofre dos mesmos problemas do D1

    Sua conclusão estava boa até chegar no fim, onde você não fecha com chave de ouro, com uma frase de efetivação afirmativa. Ex: Desse modo, o Brasil conseguirá atenuar, de uma vez por todas, o o índice de analfabetismo que ainda persiste.

    • 1
  2. Minha opinião sobre o seu texto é mais como uma amiga do que de corretor,eu acho sua escrita clara e objetiva,mas acho que talvez poderia detalhar mais as dificuldades que os estudantes enfrentam e que acaba resultando no abandono escolar.Na sua conclusão além da criação de novas instituições eu acrescentaria ” uma melhor distribuição” dessas obras pelo país,pois existem lugares que ainda não existem escolas apropriadas e os estudantes sofrem com a distância,o que pode também ser um fator que favorece a desistência.

    • 1
  3. Olá, vale ressaltar que sou apenas uma aluna em desenvolvimento.

    Introdução: Acredito que sua tese foi fraca e pouco desenvolvida. O problema de superlotação nas escolas públicas existe sim, mas não é tão recorrente. Deve tomar cuidado com a pontuação. No final do seu parágrafo tiver que ler várias vezes para entender a sua tese, não houve uma coesão.
    Desenvolvimento 1: Seu parágrafo não foi bem desenvolvido, deveria ter se extendido mais sobre a tese (lotação de vagas) e conectar com a sua citação, para o texto estar bem conectado
    Desenvolvimento 2: possui os mesmos erros da D1, onde o parágrafo não é bem conectado e até ai o texto não foi aprofundado, sendo mais superficial.
    Conclusão: Sua conclusão está boa. Acredito que a frase final seria seu detalhamento, mas ele estando como última frase do texto você cometeu um erro grave, assim não concluindo seu tema.

    Em geral, seu texto possuía características técnicas boas, como ter vários conetivos e sinônimos, mas a sua tese foi vazia e o seu desenvolvimento não foi bom. Eu recomendo pesquisar mais sobre o tema, para assim poder melhorar seu repertório.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.