É inegável a existência de diversas falhas no processo de alfabetização brasileiro. Crianças são ensinadas de forma errônea a todo tempo nas escolas e em casa, o que implica, não apenas no atraso e maior dificuldade nessa área do aprendizado, mas também na analfabetização de diversas pessoas. Esse fato é causado pela falta de domínio sobre a melhor forma de incentivar e ensinar as crianças por parte dos profissionais, o que muitas vezes gera um maior índice de reprovação e desistência escolar devido a frustração dos alunos.
Podemos afirmar que existe uma grande falta de domínio sobre como alfabetizar as crianças por parte dos professores. Segundo dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 34% das crianças chegam no final do 3° ano sem saber ler ou escrever adequadamente. Essa estatística é apenas um reflexo do modo errôneo no qual é estabelecido uma pressão psicológica não proposital nas crianças e muitas vezes demonstrada frustração e até xingamentos vindo de professores e familiares em resposta à dificuldade apresentada por alguns alunos.
Tendo em mente o fato já citado, podemos facilmente perceber que essas atitudes, apesar de serem consideradas normais e insignificantes, são um fator que nos leva a ter um maior índice de reprovação e até cancelamento da matrícula escolar. Essa desistência ou repetição do ano letivo muitas vezes causa vergonha e tamanha frustração fazendo com que futuramente adultos e idosos não procurem novamente passar pelo processo de alfabetização, assim não colaborando para que as estatísticas de analfabetos no Brasil diminua.
Por todos esses aspectos é inadimiscível que continuemos ignorando estes desafios. Precisamos da colaboração do governo para o remodelamento da forma de alfabetização, proporcionando novos cursos obrigatórios aos professores de séries iniciais. Necessitamos que as escolas reunam os responsáveis legais dos alunos para debater e incentivar que os mesmos colaborem neste processo, através da ajuda com a lição de casa e incentivo a leitura. Assim poderemos melhorar e até superar os desafios no processo de alfabetização que enfrentamos atualmente.
faelaaborges
Olá,
O seu texto tem uma boa estrutura (introdução, desenvolvimento, e começo), é preciso diferenciar um pouco as palavras. Também notei que em vários trechos a vírgula fez falta, você tem que ficar mais atenta quanto a pontuação. Seu texto está pobre de citações, dados, isso conta muito.
Você escreve bem, só precisa pesquisar mais sinônimos, informações … Só vai enriquecer sua redação.
Espero ter ajudado!
xNelson
Lendo seu texto, é nítida a repetição de palavras como ”frustração, crianças, errôneo, alfabetização”
Nesta parte do texto você utiliza em primeira pessoa ”são um fator que nos leva a ter um maior índice…”
Senti a falta de uma alusão que remete a qualquer outra área de conhecimento como filosófica, histórica e etc…
E no meu ponto de vista poderia pesquisar sinônimos de palavras para enriquecer mais seu texto.
Espero ter ajudado!