Desafios do processo de alfabetização em questão no Brasil

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Atualmente, a alfabetização com qualidade é um direito de todas as crianças, para seu desenvolvimento pleno, com isso, podemos dizer que é um pilar fundamental, e que irá precisar ao longo da vida. Entretanto, diferentemente, desse contexto, o Brasil enfrenta um sério problema no processo de alfabetização, onde com o seu nível insuficiente de alfabetização, possuem menos oportunidades, pessoais ou profissionais e não tem acesso aos seus direitos. Nessa perspectiva, seja pelo descaso estatal, seja pela falta de incentivo pela população, o descaso com o processo de alfabetização continua, afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige reflexão urgente.
Em primeiro plano, o descaso estatal com o processo da alfabetização mostra-se um desafio às crianças e adolescente, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para melhorar o processo de alfabetizar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de alfabetização mais atual no Brasil, em junho de 2019, o Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetos, ou seja, 6,8% de analfabetismo, isso é uma grande consequência que deveria ser tratada no processo de alfabetizar. Consoante a isso, faz-se mister que o estado invista minimamente no processo de alfabetização no Brasil.
Em segundo plano, é cabível salientar que, a falta de incentivo pela população dificulta na execução de melhorias no processo de alfabetização. Segundo o jornalista irlandês George Bernard Shaw “O progresso é impossível sem mudanças”, analogamente, reivindicações da sociedade pela melhoria do processo, são necessárias para a realização de mudanças nessa área. Dessa forma, a sociedade se faz plenamente responsável pela situação atual de tal problemática, sendo a mídia grande responsável por tal visão da sociedade.
Em suma, fica evidente a problemática e desafios do processo de alfabetização em questão no Brasil. Tornando, assim, indubitável a importância do Governo Federal, responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional, mediante a mídia, o papel de promover campanhas publicitárias, debates em horários nobres, fomentando a conscientização sobre os desafios da alfabetização, a fim de que, essa problemática seja minimizada e, assim, os analfabetos sejam reduzidos.

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3 Correções

  1. Olá!
    Primeiramente, sou apenas uma aluna, portanto, os comentários que serão feitos são apenas do meu conhecimento.
    Introdução
    Digo o mesmo que o comentário acima, não use atualmente em início de paragrafos, principalmente introduções;
    Há um uso errado do “onde”, quando for utilizar para retomadas, procure substituir por “em que”;
    À falta de coesão em seu texto, refiro-me a introdução;
    Uma dica: procure ser mais precisa e objetiva em todo o texto!
    Desenvolvimento
    Isto vale para o texto todo, procure mais sinônimos. Uma das palavras que fora mais escrita foi alfabetização, pode-se substituir por formação, educação, etc;
    Pesquise as regências das palavras para que seu texto não fique errado gramaticalmente.
    Conclusão
    Na conclusão, estude os elementos que devem conter um conclusão. São eles: agente, ação, meio/modo e finalidade, acresenta-se o detalhamento de qualquer um desses elementos supracitados e a retomada de um repertório utilizado no texto.

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  2. Oiee =)
    Então, vc está no caminho certo, mas é necessário salientar alguns erros. Vamos lá?

    Introdução:
    -Nunca comece o seu texto com Atualmente, nos dias atuais e etc. Isso não é bem visto por corretores.
    -Percebi que no início do parágrafo vc não fez uma contextualização, por isso pesquise livros, séries, filmes, fatos históricos para te ajudar a introduzir o tema.
    – Vc ficou um pouco perdida da questão da pontuação: estude crase, vírgula, sintaxe e etc.
    – Destacou a tese e seus 2 argumentos, algo ótimo.

    D1(Descaso estatal):
    – Uma dica: quando vc for fazer a retomada do dos seus argumentos 1 e 2 da instrução tente usar sinônimos.
    – Vc até conseguiu fazer uma boa argumentação, mas tente acrescentar repertórios de diferentes áreas para enriquecer o seu texto.
    – Fez uma boa crítica.

    D2 (Falta de incentivo da população):
    – Nesse parágrafo faltou uma argumentação mais consistente, sabe? Tente demostrar o máximo de certeza ao escrever. Ler, fazer debates e estudar sobre o tema vão te ajudar.
    – Tente trazer um lado crítico maior
    – Cuidado com a pontuação

    Conclusão:
    – Para conseguir 200 na competência 5 é necessário ter os 5 elementos.
    *Agente=Governo Federal
    *Ação=campanhas publicitárias/debates
    *Modo/meio=mídia (muito confuso)
    *Detalhamento=???
    *Finalidade=minimizar a problemática
    -É sempre importante o corretor conseguir encontrar o 5 elementos de forma objetiva. Tente desenvolver mais a sua conclusão.

    C1=120
    C2=160
    C3=120
    C4=120
    C5= 120
    TOTAL: 640
    ESPERO TER AJUDADO!!

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  3. Oi, o seu texto está muito bom, mas vamos nos atentar a algumas coisas:

    Primeiro parágrafo – há muita repetição de palavras, procure sinônimos para que seu texto não fique cansativo; articule melhor as informações, lembrando sempre do contexto, tese, tema e apresentação dos núcleos argumentativos;

    Segundo parágrafo – evite erros gramaticais e organize melhor suas ideias para que seu texto fique mais coesivo.

    Terceiro parágrafo – você poderia ter desenvolvido mais as informações apresentadas, como por exemplo sobre o papel da mídia nessa questão.

    Quarto parágrafo – sua conclusão ficou vaga; lembre-se sempre do agente, ação, modo e finalidade.

    Sua notas em cada competência são:

    Comp.1: 120
    Comp.2: 120
    Comp.3: 80
    Comp.4: 80
    Comp.5: 120

    Total: 520

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