Iniciante

Desafios do Jovem no Mercado de Trabalho

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           A constituição de 1988, a lei máxima de um país, prevê em seu artigo 6, o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro, conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o desemprego de jovens no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva , faz-se imperiosa a análise dos fatores: escassez de empregos e precarização de condições de trabalho que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a escassez de empregos. Nesse sentido, muitos jovens que se formaram ou que atingiram a maioridade tem se encontrado sem opções de exercer uma profissão uma vez que a maioria dos empregos é exigido experiência na modalidade, juntamente com a modernização, onde as máquinas ocupam vagas de vários trabalhadores. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Loke, configura- se como uma violação do ‘contrato social’, já que o estado não compre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a precarização de condições trabalhistas como
impulsionador do desemprego de jovens no Brasil. A pandemia do coronavírus trouxe consigo vários desafios para o trabalhador jovem, muitos tiveram seus salários reduzidos ou atrasados, outros trouxeram riscos para a sua saúde, e grande parcela não puderam se estabelecer por mais tempo em seus empregos. Diante de tal exposto, segundo o site R7 diversos países estão enfrentando estes desafios. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de medidas trabalhistas, de modo que flexibilize a entrada do jovem no mercado de trabalho e garanta sua sobrevivência no mesmo, juntamente com ampliação da acessibilidade do sistema de cursos técnicos/profissionalizantes para efetivar o jovem trabalhador, a fim de o Brasil possuir mais jovens trabalhando nem meio ao mercado de trabalho. Assim, se consolidará uma sociedade mais desobstruída, onde o Estado cumpra corretamente seu compromisso em exercer os artigos da constituição brasileira perante a sociedade.

 

Obs: se a minha redação não estiver formatada, é culpa do site que desconfigurou,

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3 Correções

  1. Boa noite! Achei muito interessante a sua redação, você tem um bom conhecimento gramatical. Faltou bastante o uso da vírgula, tente ao máximo resumir suas informações e lembre-se que são apenas 30 linhas. Faltou mais organização nos seus desenvolvimentos, faltou um repertório sociocultura, abuse dos conectivos. A sua conclusão ficou muito boa, exemplificou muito bem.

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  2. Victor, você demonstra entender bem a estrutura exigida na dissertação no que diz respeito ao que apresentar em cada parágrafo. Isso é fundamental no Enem. Não abra mão disso.
    Você também tem um bom conhecimento gramatical e utiliza repertórios socioculturais.

    Identifiquei alguns pontos que você precisa aperfeiçoar:
    Tenha atenção com o uso dos repertórios e dos conectivos.
    Por exemplo, na frase inicial você dá a entender que a Constituição de 1988 é a lei máxima de cada país. As Constituições são mesmo, mas a de 1988 é a do Brasil.
    Outro exemplo: O repertório que você utilizou do R7 no 3º parágrafo tem a ver com o seu texto, mas não ficou bem encaixado. E o conectivo “Logo” também não.

    O 2º parágrafo ficou ótimo, mas sugiro que reorganize o 3º e o 4º. Não precisa mudar as ideias. Apenas relacionar melhor na organização. O que você precisa melhorar é a coerência, a interligação entre as partes de cada parágrafo e do texto em geral. Para isso, o planejamento antes de escrever pode ser bom.
    Espero que tenha ajudado.
    Se puder, corrija as minhas redações.

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  3. olá, boa noite.

    C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180
    C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200
    C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200
    C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
    C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 200

    excelente redação, parabéns e continue treinando, abraço :)

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