Desafios do funcionamento da saúde pública no Brasil

  • 0

(por favor corrigir de acordo com as competências do enem)

No conto Sarapalha, presente no livro Sagarana do escritor brasileiro Guimarães Rosa, é apresentado um cenário onde o povoado é assolado por um surto de malária. Na obra literária, o descaso dos governantes em relação à doença é grave, visto que a morte em massa e a miséria da população é evidente. No contexto nacional atual, inferimos que essa narrativa não destoa muito da realidade, já que a saúde pública é a maior problemática do país para mais de 90% dos brasileiros. Sendo assim, destacam-se dois desafios principais: o desfasamento de investimentos financeiros por parte do governo e o baixo número de médicos.

Em primeiro lugar, é importante analisar que o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 com o desígnio de permitir que toda a população brasileira tenha acesso à saúde, é um dos maiores centros de saúde pública do mundo, em virtude de seu vasto atendimento: mais de 190 milhões de cidadãos utilizam o sistema. Todavia, a falta de subsídio desafia seu desempenho funcional, uma vez que os recursos são escassos. Tal como divulgado pelo SUS em 2018, o Brasil possui de 2 a 3 leitos por mil habitantes, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 5 leitos. Além disso, neste mesmo ano, apenas 3,6% do orçamento governamental foi destinado à saúde.

Outrossim, um problema também enfrentado pela população é a insuficiência de profissionais. Uma pesquisa da OMS realizada em 2017 nos mostra que, atualmente, existem 17 médicos para cada 10 mil cidadãos. Segundo Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.”
Entretanto, o equilíbrio mencionado por Hipócrates não pode ser atendido sem especialistas da saúde suficientes para todos, independente de sua renda.

Tendo em vista os fatos mencionados, para melhorar o quadro atual da saúde no país, urge que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, providencie capital para o SUS, além de distribuir recursos e equipamentos. Ademais, é fundamental a contração de novos profissionais qualificados por meio de investimentos na área da educação de jovens médicos, com o fito de aumentar a qualidade do atendimento do sistema. Dessa forma, o estado de calamidade apresentado por Guimarães Rosa em sua obra não será mais uma realidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Opa,levantarei alguns pontos em sua redação.:)!!

    “No conto Sarapalha|1|, presente no livro Sagarana do escritor brasileiro Guimarães Rosa, é apresentado um cenário onde o povoado é|2| assolado por um surto de malária. Na obra literária, o descaso dos governantes em relação à doença é grave, visto que a morte em massa e a miséria da população é evidente. No contexto nacional|3| atual, inferimos|4| que essa narrativa não destoa muito da realidade, já que a saúde pública é a maior problemática do país para mais de 90%|5| dos brasileiros. Sendo assim, destacam-se dois desafios principais: o desfasamento de investimentos financeiros por parte do governo e o baixo número de médicos.”

    ~1: Ao citar um obra, coloque o nome entre parênteses.
    ~2: Para evitar a repetição do verbo “é”, que foi usado na linha anterior, seria adequado colocar algo como “encontra-se”.
    ~3: Aconselho a usar a palavra nacional mais pra frente na redação, de forma que retome a Brasil. Aqui, por mais que evidente, fica vago.
    ~4: Tente usar verbos impessoais:” infere -se.”
    ~5: 90% dos brasileiros de acordo com quem?? Esse dado não é muito produtivo aqui.

    ~ Fora esses deslizes, sua introdução está ótima: repetório pertinente, relação com a atualidade e encaminhamento argumentativo.

    “Em primeiro lugar, é importante analisar que o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 com o desígnio de permitir que toda a população brasileira tenha acesso à saúde, é um dos maiores centros de saúde pública do mundo, em virtude de seu vasto atendimento: mais de 190 milhões|1| de cidadãos utilizam o sistema. Todavia, a falta de subsídio desafia seu desempenho funcional, uma vez que os recursos são escassos. Tal como divulgado pelo SUS em 2018, o Brasil possui de 2 a 3 leitos por mil habitantes, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 5 leitos. Além disso, neste mesmo ano, apenas 3,6% do orçamento governamental foi destinado à saúde.”

    ~1: 190 milhões de acordo com quem??
    ~ O parágrafo está impecável em relação à gramática.Porém, faltou desenvolver os argumentos: como explica-los e dar exemplos.

    “Outrossim, um problema também enfrentado pela população é a insuficiência de profissionais. |1|Uma pesquisa da OMS realizada em 2017 nos mostra que, atualmente, existem 17 médicos para cada 10 mil cidadãos. Segundo Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.”
    Entretanto, o equilíbrio mencionado por Hipócrates não pode ser atendido sem especialistas da saúde suficientes para todos, independente de sua renda.”
    ~1: Caberia uma elemento coesivo aqui- De acordo, Conforme…
    ~ Esse parágrafo está incrível, o dado da OMS e a citação de Hipócrates se complementam, além de serem pertinent3s ao tema. Teria uma nota bastante boa C2 e C3 só por esse parágrafo. Só deixou a desejar um pouco mais de explicação no final, a cereja do bolo .:)

    “Tendo em vista os fatos mencionados, para melhorar o quadro atual da saúde no país, urge que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, providencie|1| capital para o SUS, além de distribuir|2| recursos e equipamentos. Ademais, é fundamental a contração|3| de novos profissionais qualificados por meio de investimentos na área da educação de jovens médicos, com o fito de aumentar a qualidade do atendimento do sistema. Dessa forma, o estado de calamidade apresentado por Guimarães Rosa em sua obra não será mais uma realidade.”
    ~1: “Providenci[em]” pois há um sujeito em companhia de outro, portanto, plural.
    ~2: “Distribuir[em]” pois concorda com os agentes.
    ~3: Acredito que tenha sido na digitalização. “Contratação”.
    ~ Ótima proposta e boa retomada no final, o que demonstra projeto de texto!!.

    Bem, ficarei devendo uma nota baseada no Enem, pois não sei bem julgar algumas competências, ok!Mas acredito que sua redação chegue aos 700+.
    Só isso.
    Ótimo estudo e boa sorte!!;)

    • 1
  2. Oii bealacerda, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!

    No conto Sarapalha, presente no livro Sagarana do escritor brasileiro Guimarães Rosa, é apresentado um cenário onde (1) o povoado é assolado por um surto de malária. Na obra literária, o descaso dos governantes em relação à doença é grave, visto que a morte em massa e a miséria da população é evidente. No contexto nacional atual, inferimos (2) que essa narrativa não destoa muito da realidade, já que a saúde pública é a maior problemática do país para mais de 90% dos brasileiros (3). Sendo assim, destacam-se dois desafios principais: o desfasamento de investimentos financeiros por parte do governo e o baixo número de médicos. (4)

    (5) Em primeiro lugar, é importante analisar que o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 (6) com o desígnio de permitir que toda a população brasileira tenha acesso à saúde, é um dos maiores centros de saúde pública do mundo, em virtude de seu vasto atendimento: mais de 190 milhões de cidadãos utilizam o sistema (7). Todavia, a falta de subsídio desafia seu desempenho funcional, uma vez que os recursos são escassos. Tal como divulgado pelo SUS em 2018, o Brasil possui de 2 a 3 leitos por mil habitantes, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 5 leitos. Além disso, neste mesmo ano, apenas 3,6% do orçamento governamental foi destinado à saúde. (8)

    Outrossim, um problema também enfrentado pela população é a insuficiência de profissionais. (11) Uma pesquisa da OMS realizada em 2017 nos mostra que, atualmente, existem 17 médicos para cada 10 mil cidadãos. (9) Segundo Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.” Entretanto, o equilíbrio mencionado por Hipócrates não pode ser atendido sem especialistas da saúde suficientes para todos, independente de sua renda.

    Tendo em vista os fatos mencionados, para melhorar o quadro atual da saúde no país, urge que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, providencie capital para o SUS, além de distribuir recursos e equipamentos. Ademais, é fundamental a contração de novos profissionais qualificados por meio de investimentos na área da educação de jovens médicos, com o fito de aumentar a qualidade do atendimento do sistema. Dessa forma, o estado de calamidade apresentado por Guimarães Rosa em sua obra não será mais uma realidade. (10)

    1 – marca de oralidade (C1)
    2 – Não utilize pronomes na primeira pessoa do plural (C2)
    3 – Com base em que? Se isso não foi comprovado por meio de pesquisas estatísticas, então você não pode ser tão específica assim (C2/C3)
    4 – Sua tese e seus argumentos ficaram bem claros logo na introdução, o que é ótimo para a competência 2
    5 – Para o ENEM, evite utilizar esses tipos de conectivos – substitua por “Diante disso/Diante desse cenário (C4)
    6 – Na verdade, o SUS foi criado por outra lei: a l8080/1990, corrija isso depois porque se o corretor for procurar isso, sua nota na competência 2 está comprometida (C2)
    7 – Quem de confiança pode afirmar isso? E preciso citar um fonte (C2)
    8 – Se essa fonte é do Portal da Transparência, deixe explícito que você obteve essa informação de lá (C2)
    9 – Adicione um conectivo como “Nesse sentido” (C4)
    10 – Da maneira como foi escrito, aparentemente a proposta de intervenção mais completa apresenta todos os elementos menos o agente (C5)
    11 – Adicione algum conectivo (C4)

    – Competência 1: 200
    – Competência 2: 160
    – Competência 3: 160
    – Competência 4: 120
    – Competência 5: 160
    — Nota final: 800 —

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.