Quando se trata de envelhecer com qualidade, o Japão não pode deixar de ser mencionado, tendo em vista sua excelência nesse quesito. No entanto, a qualidade de vida oferecida aos idosos brasileiros deixa a desejar em diversos aspectos. Podemos evidenciar isso no que se refere a saúde e mobilidade da faixa etária.
Pode-se perceber, conforme o discorrer do tempo, as dificuldades ao acessar assistência médica vão aumentando. Recentemente, o Estado divulgou previsões para 2030, estima-se que haverão mais idosos do que crianças e adolescentes. Apesar do Sistema Único de Saúde auxiliar muitas pessoas de baixa renda, ainda há um impasse imenso dos mais antigos para acessar os recursos garantidos, assim impedindo o envelhecimento mais saudável.
Além disso, locomover-se com segurança pela cidade também se torna um desafio, considerando os inúmeros obstáculos pelo caminho. Em uma pesquisa publicada pelo O Globo dizia que um número considerável dos cidadãos com idade avançada teme cair nas ruas. Este medo tem explicação nas calçadas quebradas, ladeiras e pela fata de elementos contribuintes na propagação da acessibilidade.
Os desafios enfrentados pelos anciãos impedem um amadurecimento seguro visando garantir uma vida longínqua e alcançar padrões orientais. Ainda existem vários segmentos da sociedade necessitando de adaptação ao atender esse público alvo. Setores que prestam assistência, portanto, precisam evoluir objetivando garantir pessoas mais saudáveis, com seu deslocamento mais fluído.
AnaKarineDias
Olá, Vera! Tudo bem? Irei levantar alguns pontos que me chamaram a atenção ao longo do seu texto. Lembrando que eu não sou profissional no assunto.
O seu texto está bem construído, está objetivo e o melhor de tudo é que foi baseado em pesquisas. Todavia senti falta do uso de conjunções no início dos parágrafos, também percebi que há alguns erros no que diz respeito à pontuação. Se a redação estiver no estilo enem, a conclusão está um tanto vaga. Ademais, Parabéns continue praticando.
Maria Eduarda Campos
Olá, tudo bem?
Na introdução eu trocaria “no entanto,” por “ao contrário” ou algo parecido. Você tbm poderia desenvolver mais a tese, tipo pra ela ficar mais “bonita” ex: a partir da análise do problema percebe-se que (argumento1), e também (argumento2) apresentam -se como entraves para resolução do impasse.
No 1° desenvolvimento, no lugar de “apesar” usaria “nesse sentido”
Se este texto for para o Enem, na conclusão você deve ter uma proposta de intervenção, essa proposta deve ter : agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. Sem essa intervenção sua conclusão não terá uma boa nota.
No geral seu texto tem bons argumentos, está bem estruturado, só mudaria algumas coisinhas e te aconselho a procurar mais conectivos.
Boa sorte.