Durante a história da humanidade a estrutura patriarcal sempre esteve presente nas famílias, tendo o homem como provedor do lar e a mulher encarregada dos cuidados da casa e crianças.Esse pensamento retógrado culminou em uma sobrecarga do trabalho de cuidado realizado pela mulher, no Brasil essa cultura é e forte e evidente , porém, não valorizada.Dessa forma, os desafios do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher na sociedade brasileira precisam ser solucionados e/ou atenuados.
Em primeira análise, é válido enfatizar que a mulher recebe um excesso de trabalho com cuidados da casa , crianças e idosos se comparado com os homens, esse acúmulo de tarefas impede que mães, filhas e avós busquem melhores formações acadêmicas e oportunidades, haja vista que esse costume é repassado e perpetuado até os dias de atuais.Constata-se então, uma falta de valorização causada pela invisibilidade desse importante tema para a sociedade.
Em segunda análise, é importante destacar a negligência do Estado e da sociedade para desconstruir esse costume injusto e desigual, a filósofa Simone de Beauvoir disse ” O mais escandaloso dos escândalos é quando nos habituados a eles” , de forma análoga encontra-se a situação de enfrentamento desta problemática. Então, precisam ser criadas maneiras para sanar esses desafios.
Portanto, o governo deve criar auxílios e benefícios por meio de leis e decretos para as mulheres que necessitam dedicar a maioria ou quase todo o seu tempo no cuidado initerrupto do lar e pessoas. Assim,a sua devida valorização será efetivada. Dessa maneira, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil será combatido de forma justa é igualitária.
Desafios do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Compartilhar
ana12345679
Oioi, amei a redação, mas notei alguns errinhos na estrutura. A contextualização esta perfeita, porém, é preciso apresentar o tema de uma melhor forma e você precisa de pelo menos duas teses para conseguir defender no desenvolvimento 1 e desenvolvimento 2. Além disso, falta um repertório e a finalidade da proposta de intervenção e, também, prestar atenção no tamanho dos parágrafos. Adorei as ideias usadas
Leonardo097
O primeiro parágrafo deve ser sempre algo que chame a atenção do leitor, onde você deveria apresentar os problemas e não explica-los, toda essa parte você poderia ter tentado encaixar no terceiro parágrafo que deveria ser de argumentação e você acabou deixando apenas a citação e não tentou convencer na prática o porquê da culpa ser do Estado. Na verdade acho que você trocou a ordem, seria muito melhor a citação da filósofa no primeiro parágrafo. Faltou concordância em alguns trechos como: “Esse pensamento retógrado culminou em uma sobrecarga do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil essa cultura é e forte e evidente , porém, não valorizada” a cultura evidente seria a sobrecarga do trabalho, correto? E logo em seguida você disse que “não é valorizada”. Deu a entender que a sobrecarga deveria ser valorizada, no sentido de se aumentar. Em relação ao uso das palavras, está medianamente bom, e você demonstrou um raso conhecimento de temas adversos (em outras palavras poderia ter usado dados dos textos motivacionais e citado ao menos mais um filósofo). Mas em geral, está razoável. Com certeza uma redação dessa no Enem, teria entre, 560 a 680 pontos.
Marianaa..sth
Gostei muito dos primeiros 2 parágrafos do seu texto, realmente me interessou e me prendeu a leitura. Porém, a sua proposta de intervenção deve ser um pouco mais longa e apresentar dois agentes em duas possíveis “formas de mudar” por exemplo, vc cita em uma delas o governo e o que ele deve fazer para que tal coisa possa ser conquistada, na outra vc cita as escolas e o que elas devem fazer, sabe? Mas no geral vc está no caminho certo para uma redação +900, parabéns!!
Anajuramos
Olá sua redação está no caminho,na conclusão é necessário lembrar dos 5 tópicos,agente,modo/meio,finalidade,detalhamento,ação.Cuidado com as palavras no plural como nós ou verbos nessa classificação,continue praticando.Sua introdução ficou muito boa trouxe um argumento de autoridade o que traz peso para seu texto,gostei muito da parte em que citou Ilha das Flores um documentário tocante e que com toda certeza se adequa ao tema,só esclareça um pouco melhor sobre o que se trata esse documentário,ok? Mas parabéns esta muito bom.Nota 740.
Paollo
Primeiramente, na frase “A base da sociedade é a justiça” de Aristóteles é retratado que precisamos agir com atitudes justas e não prejudiciais para á humanidade, pois no país em que vivermos a desigualdade social é altíssima, principalmente para as mulheres que na maioria das vezes tem que arranjar um trabalho escravo para se sustentar e ganhar um salário mal pago, isso acaba acontecendo pois elas acabam assumindo uma situação de pobreza, além da sua raça, sofrem discriminação de gênero, preconceitos em decorrência de sua nacionalidade, etnia e sexualidade.
Além disso, o trabalho realizado pelas mulheres ajudam na sociedade e para a economia. Se não fosse o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres que exige esforços e recursos diários para este tipo de trabalho, as economias ficariam paradas, sem ter para onde ir. Por isso é necessário a valorização á mulheres que fornecem este tipo de trabalho.
Ademais, “a nossa vida é um grande desafio, para enfrentamos temos que ser fortes” ou seja o enfretamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é desvalorizado financeiramente e moralmente por diversos humanos. Os desafios diários que essas mulheres enfrentam são devastadores e desumanos, a cada dia os números de pessoas só aumentam, no Brasil possui grandes números de trabalhos domésticos, sendo o familiar como protagonista.
Portanto, para conseguimos solucionar a resolução desse problema é necessário que possua leis de direitos humanos que possibilite aumento nos salários, valorização às mulheres ou trabalhadores desse ramo. No filme “Ilha das flores” fala sobre a desigualdade social onde o tomate é plantado, colhido e transportado para ser vendido em um supermercado, mas o tomate apodrece e acaba no lixo. O filme deixa claro a diferença que existe entre os tomates e seres humanos. Assim, podemos ver que as mulheres não são valorizadas e outros são, então essa é a realidade da nossa sociedade em que vivermos em um mundo desigual, precisamos de leis para que mulheres possa ganhar o que merece.
Gabifritch
Bom dia, acho que será de 840 pra cima. Usou argumentos bons, tem alguns erros de vírgula. Cuidado com o tamanho dos parágrafos de desenvolvimento, eles precisam ser mais ou menos do mesmo tamanho. Acho que talvez você tenha falado menos no segundo parágrafo, mas nada que prejudique tanto sua nota. Gostei das ideias que usou.
Thelord
Muito obrigado querida, creio eu não ter cometido esses erros na hora que passei a redação a limpo. Aqui percebi alguns erros de digitação. Muito obrigado pela sua avaliação.