O conceito positivista “Ordem e Progresso”, proferido por Raimundo Teixeira Mendes, faz parte do lema disposto na bandeira nacional e serve como filosofia de vida para toda sociedade brasileira. No entanto, ao observar o lastimável estado da população idosa no país, percebe-se que o ideal de Teixeira não condiz com a realidade do Brasil, visto que os desafios do direito a velhice peduram na nação. Diante disso, faz-se necessário debater não só o descaso social, como também a negligência governamental como fatores que aprofundam esse panorama.
Sob esse viés, é nítido que há, no cenário contemporâneo, um desleixo em relação aos mais velhos no país. Isso ocorre, pois a partir do momento em que parte da população envelhece, cria-se uma visão negativa sobre a posição social desses indivíduos na esfera capitalista e assim, tornam-se “fardos” para o restante da população que exerce seus deveres trabalhistas. Desse modo, a obra “Metamorfose”, do cronista Franz Kafka desenvolve a história da personagem principal que se vê presa no corpo de um inseto, no momento em que se torna um se torna um ser considerado inferior pelos cidadãos, todas as suas relações sociais são destituídas. Analogamente ao pensamento de Kafka, o envelhecimento da população no Brasil é visto como uma mazela na sociedade e os idosos em questão sofrem do mesmo tratamento social da personagem da crônica. Como consequência disso, a população sênior é vítima de maus tratos e preconceito, sem o direito de envelhecer com dignidade.
Além disso, nota-se a negligência por parte dos órgãos públicos em assegurar a proteção da população idosa como coadjuvante no agravamento do revés. Nesse sentido, o polonês Zygmunt Bauman utilza a máxima “Instituições Zumbis” para nomear instituições – dentre elas o Estado – que mantém sua forma a todo custo, mas perderam sua função social. Segundo a lógica do sociólogo, percebe-se que na pauta do envelhecimento dos cidadãos, o Governo age como uma instituição zumbi na medida em que há leis que garantem o bem-estar dos idosos, mas não são cumpridas ou fiscalizadas pelo Estado, impedindo o envelhecimento com qualidade no Brasil. Como consequência disso, há um aumento na quantidade de doenças como a depressão e ansiedade e a diminuição da expectativa de vida dos mais velhos na nação.
Portanto, diante dos fatos supracitados, faz-se míster que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o Governo Federal – responsável por administrar políticas públicas – deve, em parceria com órgãos midiáticos e utilizando verbas destinadas à pasta, criar campanhas por meio das redes sociais que reforcem o valor do idoso na sociedade. Essa ação deverá ser realizada com o objetivo de diminuir os casos de violência contra os mais velhos e diminuir os desafios para o envelhecimento brasileiro. E assim, o lema nacional “Ordem e Progresso” será validado no país.
Kue_maK1
Bem não sou especialista, mas está ótima a redação
Só tem um erro no D1 “[…], no momento em que se torna um se torna um ser considerado inferior pelos cidadãos[…]” faltou uma virgula por isso fiquei um pouco confuso, pode ser coisa minha, mas decidi escrever enfim:
– > […], no momento em que se torna um, acaba se tornando um ser considerado inferior pelos cidadães […]
– > […], no momento em que se torna um, se torna um ser considerado inferor pelos cidadãos[…]
Só isso mesmo, mas de resto seu texto está ótimo continue assim ficou incrivel : )